Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E DIREITOS HUMANOS: FAMÍLIAS INFLUENCIADAS PELO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

Palavra-chaves: NEUROPEDAGOGIA, DIREITOS HUMANOS, SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação vem passando por diversas mudanças institucionais e ideológicas no decorrer dos anos diante das inúmeras variáveis de comportamento dos estudantes e suas atuais necessidades educacionais, no caso desse trabalho a influência da família com uso abusivo de substâncias psicoativas. Isso gera a reflexão sob o ponto de vista humanitário numa tendência para proteger e desenvolver as crianças e adolescentes num ambiente mais democrático, justo e ético. Nesse sentido, a equipe escolar representa um papel fundamental com práticas e vivências na busca da educação baseada nos direitos humanos igualitários e a neurociência apresenta um novo caminho para buscar formas mais eficientes de ensino e aprendizagem por entender o cérebro e as oportunidades de acesso ao conhecimento. Assim, ao abordarmos a educação de crianças em famílias com uso abusivo de substâncias psicoativas podemos compreender os estudos da neurociência na construção de ambientes educacionais mais adequados e dinâmicos na perspectiva de ensino e aprendizagem mais eficientes. Além disso, o fomento de estruturas pedagógicas mais coerentes com a realidade educacional em harmonia com a teoria das pesquisas bibliográficas para garantir resultados válidos. Sobretudo, ao questionar o processo educativo no debate das contribuições da neurociência é necessário nortear a pesquisa além das leis vigentes, e também, buscar a realidade social em cada espaço institucional da vivência escolar.No contexto escolar, a prevenção deve ser problematizada com mais ênfase a fim de proporcionar as crianças e adolescentes informações coerentes para evitar o uso e dependência de substâncias psicotrópicas, pois o prazer produzido é instantâneo e causa dependência de forma muito rápida em consonância com os problemas ocasionados na saúde do ser humano. Nesse processo educacional, os estudos da Neurociência pode promover conhecimento necessário na explicação aos estudantes com as informações do processo no cérebro ao usar substâncias psicotrópicas.Por fim, essa pesquisa analisa as contribuições da neurociência no contexto educacional para as crianças e adolescentes que apresentam ou tiveram relação com genitores dependentes de substâncias psicotrópicas, além das formas utilizadas pela Escola a fim de proporcionar encaminhamentos adequados associado à presença ou não da família garantindo os direitos humanos fundamentais às crianças nesse contexto.

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