Este artigo trata da análise e interpretação de dados, resultados, de uma pesquisa realizada numa escola pública da Zona Sul da cidade de Campina Grande-PB com alunos oriundos da comunidade circunvizinha na faixa etária de 11 a 16 anos, estudantes do 6º ao 9º Ano. O projeto de pesquisa surgiu da necessidade de conhecer o contexto das relações entre alunos, novas tecnologias, espaço escolar e práticas docentes. Buscou-se traçar o perfil dos alunos quanto ao uso de novas tecnologias, internet; elencar a disponibilidade de recursos didáticos na escola; analisar a prática docente frente aos recursos didáticos inovadores. Para tanto se fez necessário revisão bibliográfica, acerca de educação e áreas afins; pesquisa “in loco”, aplicação de questionários de forma aleatória; análise qualiquantitativa dos dados e; representação em gráficos. Ancorando-se a luz do pensamento de Moran, 2004; Prensk, 2001; Kimura, 2008 e; outros. O uso de novas tecnologias tem exercido grande influência e representatividade no cotidiano do alunado, e tem sido negligenciado ou pouco aproveitado no espaço escolar.