A Educação Ambiental é uma das temáticas-chave no contexto atual da educação, tendo a escola como lugar privilegiado para sua discussão. Nesse sentido, o desenvolvimento de políticas públicas de Educação Ambiental vem assumindo um papel de destaque ao promover discussões e implementar ações no contexto escolar como apontam Brasil (2004, 2007a, 2007b, 2008 e 2012) e Garcia (2010). Assim, este trabalho objetivou discutir a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Órgão Gestor de Educação Ambiental para a transformação da escola em um espaço educador sustentável e apresentar algumas das principais dimensões pedagógicas contempladas pelas mesmas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, realizada a partir de referenciais teóricos que tratam sobre a Educação Ambiental e as políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil. A partir das leituras, fichamentos e anotações, o material foi analisado e interpretado a luz do método de análise de conteúdo. Pode-se perceber que políticas como a "Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente" e o programa "Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas" constituem importantes fatores de promoção de uma educação comprometida com os aspectos socioambientais, valorizando a qualidade de vida, o respeito mútuo e a inclusão social, fatores importantes para a formação discente e humana. Cabe a sociedade como um todo, especialmente os profissionais da educação, o engajamento necessário para que ações como as desenvolvidas no âmbito das políticas públicas de Educação Ambiental do Órgão Gestor de Educação Ambiental se efetivem, haja vista a importância que apresentam no contexto atual.