No contexto atual e que os hábitos digitais têm se intensificado na sociedade contemporânea, a facilidade e a rapidez da interação cibernética exigem uma nova prática pedagógica. Assim, ciente dessa nova realidade acredita-se que cabe ao professor buscar alternativas que viabilizem a sua prática pedagógica. Diante desta realidade o presente estudo tem o objetivo de ampliar o rendimento dos alunos no que se refere às habilidades de leitura e escrita por meio da proposta dos multiletramentos com ênfase na produção de vídeos com uso da técnica do stop motion envolvendo alunos do 6º ano.. A meta central concentrou-se em promover o letramento digital, com ênfase no uso do computador e demais tecnologias de comunicação e interação enquanto ferramentas pedagógicas na prática de ensino de língua portuguesa. Aliado a este propósito buscou-se ainda avaliar os resultados no que, tange ao desempenho das produções mediante a prática interventiva. Tomando como base metodológica a abordagem de caráter exploratório e descritivo, uma vez que foram utilizados para avaliação, variáveis qualitativas e quantitativas. Realizada ao longo do segundo e terceiro bimestres letivos de 2014, nas aulas de Língua Portuguesa. Atesta-se ainda que a mesma congregou aspectos quantitativos, por conciliar a observação e intervenção direta do pesquisador, enquanto professora titular, que, deseja também, avaliar e intervir na sua própria prática docente. Diante da experiência vivenciada no trabalho com stop motion pode-se atestar que o mesmo favoreceu uma postura diferenciada da língua e da linguagem, sob o prisma do uso-reflexão-uso e, além disso, possibilitou uma intervenção na prática pedagógica pautada nos multletramentos e nas TIDCs.