A leitura é um processo de interação entre leitor e texto, em especial, se escrito. A aprendizagem da leitura está tradicionalmente ligada ao conhecimento e à operacionalidade dos atributos linguísticos, culturais, sociais, necessário à formação do sujeito (CAGLIARI, 2002). A habilidade leitora amplia sobremaneira as possibilidades do indivíduo de adquirir conhecimentos, facilitando sua atuação no meio social (FREIRE, 1996). Por isso, o grande investimento da escola em garantir que seus alunos desenvolvam cedo a habilidade de leitura e o hábito de ler. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no qual se insere o Projeto Integração da Universidade e Educação Básica: práticas docentes inovadoras e interdisciplinaridade – PIBID2013/UVA, no qual se ambienta o subprojeto Letras – Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA , localizada na cidade de Sobral-CE. O estudo objetivou identificar e comentar experiências de ensino da leitura, promovidas como atividade do PIBID UVA. Apoia-se em pesquisa bibliográfica, desenvolvida em duas direções: para coleta das informações alusivas às experiências de ensino em foco e para subsidiar o comentário que delas se faz. Na primeira pesquisa bibliográfica, realizada com recorte em publicações do PIBID UVA em 2013, identificou-se nove trabalhos, dentre os constantes em dois volumes. Oito destes trabalhos apresentam-se como projetos de ensino e um como relato de experiência sobre ações pedagógicas pibidianas, relacionadas com o objeto de interesse, tal como se acha na apresentação de ambos os livros. A análise do material gráfico revelou ainda que as propostas de ensino da leitura, criadas e didaticamente experimentadas pelos pibidianos da UVA, apoiavam - se estrategicamente no uso de variados gêneros textuais: histórias em quadrinhos, contos, crônicas, músicas, textos publicitários e jornalísticos. Esse procedimento é defendido por Marcuschi (2008), que o vê como uma maneira de tornar a leitura significativa para o educando. O emprego da leitura apoiada em textos de circulação social é também lembrado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) e vem se revelando eficaz quando envolve outros elementos promotores da interação leitor-texto. Segundo os autores do relato de experiência analisado, a busca de incentivar a leitura no ensino médio da escola pública atingiu os objetivos desejados e ainda inspirou o uso de outras estratégias para garantir a estabilidade do gosto da leitura. A ocorrência é ilustrada com a implantação do Projeto Literarte, que envolvia a leitura discutida do texto literário, dando privilégio aos romance. O referido projeto, como o próprio nome adianta, explorava a interdisciplinaridade, ampliando as possibilidades de tornar a leitura mais significativa para o público estudantil. Confirma-se, assim, a importância do PIBID na promoção de experiências didáticas voltadas para o ensino da leitura e destas para o alcance dos objetivos pretendidos.