CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UVA PARA INOVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8613 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 3712 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UVA PARA INOVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A leitura é um processo de interação entre leitor e texto, em especial, se escrito. A aprendizagem da leitura está tradicionalmente ligada ao conhecimento e à operacionalidade dos atributos linguísticos, culturais, sociais, necessário à formação do sujeito (CAGLIARI, 2002). A habilidade leitora amplia sobremaneira as possibilidades do indivíduo de adquirir conhecimentos, facilitando sua atuação no meio social (FREIRE, 1996). Por isso, o grande investimento da escola em garantir que seus alunos desenvolvam cedo a habilidade de leitura e o hábito de ler. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no qual se insere o Projeto Integração da Universidade e Educação Básica: práticas docentes inovadoras e interdisciplinaridade – PIBID2013/UVA, no qual se ambienta o subprojeto Letras – Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA , localizada na cidade de Sobral-CE. O estudo objetivou identificar e comentar experiências de ensino da leitura, promovidas como atividade do PIBID UVA. Apoia-se em pesquisa bibliográfica, desenvolvida em duas direções: para coleta das informações alusivas às experiências de ensino em foco e para subsidiar o comentário que delas se faz. Na primeira pesquisa bibliográfica, realizada com recorte em publicações do PIBID UVA em 2013, identificou-se nove trabalhos, dentre os constantes em dois volumes. Oito destes trabalhos apresentam-se como projetos de ensino e um como relato de experiência sobre ações pedagógicas pibidianas, relacionadas com o objeto de interesse, tal como se acha na apresentação de ambos os livros. A análise do material gráfico revelou ainda que as propostas de ensino da leitura, criadas e didaticamente experimentadas pelos pibidianos da UVA, apoiavam - se estrategicamente no uso de variados gêneros textuais: histórias em quadrinhos, contos, crônicas, músicas, textos publicitários e jornalísticos. Esse procedimento é defendido por Marcuschi (2008), que o vê como uma maneira de tornar a leitura significativa para o educando. O emprego da leitura apoiada em textos de circulação social é também lembrado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) e vem se revelando eficaz quando envolve outros elementos promotores da interação leitor-texto. Segundo os autores do relato de experiência analisado, a busca de incentivar a leitura no ensino médio da escola pública atingiu os objetivos desejados e ainda inspirou o uso de outras estratégias para garantir a estabilidade do gosto da leitura. A ocorrência é ilustrada com a implantação do Projeto Literarte, que envolvia a leitura discutida do texto literário, dando privilégio aos romance. O referido projeto, como o próprio nome adianta, explorava a interdisciplinaridade, ampliando as possibilidades de tornar a leitura mais significativa para o público estudantil. Confirma-se, assim, a importância do PIBID na promoção de experiências didáticas voltadas para o ensino da leitura e destas para o alcance dos objetivos pretendidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCRITA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_22_50_21_idinscrito_3712_accc3c7d791e7111c7c2bba982448f61.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE MARIA FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE FERNANDES" "autor_email" => "dayannaipu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8613 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 3712 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UVA PARA INOVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A leitura é um processo de interação entre leitor e texto, em especial, se escrito. A aprendizagem da leitura está tradicionalmente ligada ao conhecimento e à operacionalidade dos atributos linguísticos, culturais, sociais, necessário à formação do sujeito (CAGLIARI, 2002). A habilidade leitora amplia sobremaneira as possibilidades do indivíduo de adquirir conhecimentos, facilitando sua atuação no meio social (FREIRE, 1996). Por isso, o grande investimento da escola em garantir que seus alunos desenvolvam cedo a habilidade de leitura e o hábito de ler. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no qual se insere o Projeto Integração da Universidade e Educação Básica: práticas docentes inovadoras e interdisciplinaridade – PIBID2013/UVA, no qual se ambienta o subprojeto Letras – Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA , localizada na cidade de Sobral-CE. O estudo objetivou identificar e comentar experiências de ensino da leitura, promovidas como atividade do PIBID UVA. Apoia-se em pesquisa bibliográfica, desenvolvida em duas direções: para coleta das informações alusivas às experiências de ensino em foco e para subsidiar o comentário que delas se faz. Na primeira pesquisa bibliográfica, realizada com recorte em publicações do PIBID UVA em 2013, identificou-se nove trabalhos, dentre os constantes em dois volumes. Oito destes trabalhos apresentam-se como projetos de ensino e um como relato de experiência sobre ações pedagógicas pibidianas, relacionadas com o objeto de interesse, tal como se acha na apresentação de ambos os livros. A análise do material gráfico revelou ainda que as propostas de ensino da leitura, criadas e didaticamente experimentadas pelos pibidianos da UVA, apoiavam - se estrategicamente no uso de variados gêneros textuais: histórias em quadrinhos, contos, crônicas, músicas, textos publicitários e jornalísticos. Esse procedimento é defendido por Marcuschi (2008), que o vê como uma maneira de tornar a leitura significativa para o educando. O emprego da leitura apoiada em textos de circulação social é também lembrado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) e vem se revelando eficaz quando envolve outros elementos promotores da interação leitor-texto. Segundo os autores do relato de experiência analisado, a busca de incentivar a leitura no ensino médio da escola pública atingiu os objetivos desejados e ainda inspirou o uso de outras estratégias para garantir a estabilidade do gosto da leitura. A ocorrência é ilustrada com a implantação do Projeto Literarte, que envolvia a leitura discutida do texto literário, dando privilégio aos romance. O referido projeto, como o próprio nome adianta, explorava a interdisciplinaridade, ampliando as possibilidades de tornar a leitura mais significativa para o público estudantil. Confirma-se, assim, a importância do PIBID na promoção de experiências didáticas voltadas para o ensino da leitura e destas para o alcance dos objetivos pretendidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCRITA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_22_50_21_idinscrito_3712_accc3c7d791e7111c7c2bba982448f61.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE MARIA FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE FERNANDES" "autor_email" => "dayannaipu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }