Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor.