LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8920 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1460 "inscrito_id" => 1031 "titulo" => "LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "CONHECIMENTO CIENTÍFICO, LEITURA LITERÁRIA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_09_22_idinscrito_1031_bf8b0f4fda31edf63da118d4280d328c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE SILVA FARIAS DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALANE FARIAS" "autor_email" => "alane.asf.farias@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8920 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1460 "inscrito_id" => 1031 "titulo" => "LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "CONHECIMENTO CIENTÍFICO, LEITURA LITERÁRIA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_09_22_idinscrito_1031_bf8b0f4fda31edf63da118d4280d328c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE SILVA FARIAS DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALANE FARIAS" "autor_email" => "alane.asf.farias@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }