Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, LEITURA LITERÁRIA, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8920
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1460
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO CIENTÍFICO, LEITURA LITERÁRIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_09_22_idinscrito_1031_bf8b0f4fda31edf63da118d4280d328c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE SILVA FARIAS DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ALANE FARIAS"
    "autor_email" => "alane.asf.farias@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8920
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1460
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "LITERATURA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MÉTODO INTER/TRANSDISCIPLINAR EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO CIENTÍFICO, LEITURA LITERÁRIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_09_22_idinscrito_1031_bf8b0f4fda31edf63da118d4280d328c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE SILVA FARIAS DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ALANE FARIAS"
    "autor_email" => "alane.asf.farias@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Buscando promover um ensino inter/transdisciplinar, o objetivo desta pesquisa é investigar, através de pressupostos teóricos, as possibilidades de contextualização e de alfabetização científica através do texto literário quando aliado a atividades experimentais no contexto do ensino de Química. Propõe-se, desta forma, a utilização de textos literários do gênero crônica do livro Quando eu era menino de Rubem Alves para numa aproximação com atividades experimentais, tentar responder algumas das questões científicas suscitadas a partir da literatura. Como lócus teórico, utilizamos Charlot (2013), Cosson (2009), Morin (2001) entre outros, considerando como o trabalho com o conhecimento científico, a leitura literária e a experimentação pode abranger um ensino de Química voltado para a formação do discente como ser social.Consideramos, neste trabalho, a perspectiva metodológica transdisciplinar e sócio-construtivista, voltada para um ensino democrático e cidadão e para a formação do discente como ser social, conforme podemos observar através das novas diretrizes para a educação no século XXI. Conclui-se que o ensino de Química associado à literatura e fundamentado no sócio-construtivismo e na transdisciplinaridade, torna a aprendizagem muito mais prazerosa e significativa para o aluno, neste caso a crônica, por ter sua base no cotidiano e assumir diversas identidades culturais e sociais em sua estrutura, e o experimento oportuniza a relação investigativa e abre caminhos para o questionamento e a curiosidade sobre o que pode se encontrar ao nosso redor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.