Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, NAAH/S-RN, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8970
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 973
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL"
    "resumo" => """
      NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: possibilitando a inclusão educacional e social\r\n
      Ivana Maria Lucena Silva SUESP- NAAH/S - euivanalucena@gmail.com\r\n
      Adriana Márcia Aguiar Saraiva- SUESP- NAAH/S - naahsrn@gmail.com\r\n
      Grace Dantas da F. e Silva SUESP- ITINERÂNCIA - gracefonseca01@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Rio Grande do Norte – NAAH/S-RN, diante do desafio de educar na diversidade e tencionando minimizar o desconhecimento e/ou despreparo evidenciado dos profissionais da educação para a identificação e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação,desenvolve entre outras ações a formação de professores. O presente artigo detalha a realização do Curso, intitulado “Disseminando Saberes sobre Altas Habilidades/Superdotação”, com carga horária de 30 (trinta) h/aula. O mesmo foi realizado no primeiro semestre do ano vigente, destinado aos professores da Rede Estadual de Ensino, utilizando-se de palestras, exposições dialogadas e relatos de experiências. A organização pedagógica do Curso apoia-se em um referencial teórico com base no pensamento de autores como Renzulli (1978, 1986), Alencar e Fleith (2001, 2006), Perez (2002), que contemplam essa área de estudo, de modo a oportunizar aos participantes a construção de conhecimentos sobre as principais características desses alunos, estratégias de identificação e atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação. O curso oportunizou reflexões a respeito dos mitos e concepções sobre o tema; as principais características cognitivas e emocionas dos alunos com altas habilidades/superdotação; o cérebro e o desenvolvimento da inteligência e a importância de atividades estimuladoras para enriquecer e suplementar o currículo escolar desses alunos. Essa experiência de formação exitosa é parte de um conjunto de ações realizada pelo NAAH/S-RN, que se constitui como espaço de apoio às escolas para o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação no nosso estado. \r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Formação. NAAH/S-RN. Altas Habilidades/Superdotação
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, NAAH/S-RN, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_10_25_24_idinscrito_3969_204426fe964af1f5448f3e7440140f5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANA MARIA DE LUCENA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVANA"
    "autor_email" => "ivanadelucena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8970
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 973
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL"
    "resumo" => """
      NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: possibilitando a inclusão educacional e social\r\n
      Ivana Maria Lucena Silva SUESP- NAAH/S - euivanalucena@gmail.com\r\n
      Adriana Márcia Aguiar Saraiva- SUESP- NAAH/S - naahsrn@gmail.com\r\n
      Grace Dantas da F. e Silva SUESP- ITINERÂNCIA - gracefonseca01@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Rio Grande do Norte – NAAH/S-RN, diante do desafio de educar na diversidade e tencionando minimizar o desconhecimento e/ou despreparo evidenciado dos profissionais da educação para a identificação e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação,desenvolve entre outras ações a formação de professores. O presente artigo detalha a realização do Curso, intitulado “Disseminando Saberes sobre Altas Habilidades/Superdotação”, com carga horária de 30 (trinta) h/aula. O mesmo foi realizado no primeiro semestre do ano vigente, destinado aos professores da Rede Estadual de Ensino, utilizando-se de palestras, exposições dialogadas e relatos de experiências. A organização pedagógica do Curso apoia-se em um referencial teórico com base no pensamento de autores como Renzulli (1978, 1986), Alencar e Fleith (2001, 2006), Perez (2002), que contemplam essa área de estudo, de modo a oportunizar aos participantes a construção de conhecimentos sobre as principais características desses alunos, estratégias de identificação e atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação. O curso oportunizou reflexões a respeito dos mitos e concepções sobre o tema; as principais características cognitivas e emocionas dos alunos com altas habilidades/superdotação; o cérebro e o desenvolvimento da inteligência e a importância de atividades estimuladoras para enriquecer e suplementar o currículo escolar desses alunos. Essa experiência de formação exitosa é parte de um conjunto de ações realizada pelo NAAH/S-RN, que se constitui como espaço de apoio às escolas para o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação no nosso estado. \r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Formação. NAAH/S-RN. Altas Habilidades/Superdotação
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, NAAH/S-RN, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_10_25_24_idinscrito_3969_204426fe964af1f5448f3e7440140f5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANA MARIA DE LUCENA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVANA"
    "autor_email" => "ivanadelucena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO RN: possibilitando a inclusão educacional e social Ivana Maria Lucena Silva SUESP- NAAH/S - euivanalucena@gmail.com Adriana Márcia Aguiar Saraiva- SUESP- NAAH/S - naahsrn@gmail.com Grace Dantas da F. e Silva SUESP- ITINERÂNCIA - gracefonseca01@hotmail.com RESUMO O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Rio Grande do Norte – NAAH/S-RN, diante do desafio de educar na diversidade e tencionando minimizar o desconhecimento e/ou despreparo evidenciado dos profissionais da educação para a identificação e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação,desenvolve entre outras ações a formação de professores. O presente artigo detalha a realização do Curso, intitulado “Disseminando Saberes sobre Altas Habilidades/Superdotação”, com carga horária de 30 (trinta) h/aula. O mesmo foi realizado no primeiro semestre do ano vigente, destinado aos professores da Rede Estadual de Ensino, utilizando-se de palestras, exposições dialogadas e relatos de experiências. A organização pedagógica do Curso apoia-se em um referencial teórico com base no pensamento de autores como Renzulli (1978, 1986), Alencar e Fleith (2001, 2006), Perez (2002), que contemplam essa área de estudo, de modo a oportunizar aos participantes a construção de conhecimentos sobre as principais características desses alunos, estratégias de identificação e atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação. O curso oportunizou reflexões a respeito dos mitos e concepções sobre o tema; as principais características cognitivas e emocionas dos alunos com altas habilidades/superdotação; o cérebro e o desenvolvimento da inteligência e a importância de atividades estimuladoras para enriquecer e suplementar o currículo escolar desses alunos. Essa experiência de formação exitosa é parte de um conjunto de ações realizada pelo NAAH/S-RN, que se constitui como espaço de apoio às escolas para o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação no nosso estado. Palavras-Chave: Formação. NAAH/S-RN. Altas Habilidades/Superdotação

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.