CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8574 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 677 "inscrito_id" => 3861 "titulo" => "CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Os números da evasão no Brasil mostram que a todo ano milhares de crianças, adolescentes e adultos deixam as salas de aulas pelos mais diversos motivos. Sendo assim, o presente trabalho pretende refletir sobre a evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carlota Barreira”, localizada no município de Areia-PB, especificamente no ensino Fundamental II (que compreende 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) tendo como espaço temporal os semestres dos anos 2013.1, 2013.2 e 2014.1. Objetivando identificar as diferentes visões que professores e alunos possuem acerca da referida temática, foi elaborado um questionário para entrevistas com os sujeitos, pesquisas in Loco, pesquisas documentais, dentre outros processos metodológicos para a efetiva realização da presente pesquisa. Partiu-se do seguinte questionamento: quais as visões que os professores e alunos têm acerca da significativa evasão escolar na E.E.E.F.M. “Carlota Barreira”? A pesquisa está embasada nos estudos desenvolvidos por Cavalcante (2005), Freire (1996), Libâneo (1994), Oliveira (2004), dentre outros pesquisadores. A análise demonstrou que, apesar do fenômeno pesquisado - evasão escolar- se apresentar como uma problemática a ser enfrentada por todos envolvidos na Educação, ainda é encarado como uma questão individual de cada indivíduo; ou seja, os discursos proferidos pelos professores responsabilizam na maior parte das vezes a falta de interesse e a realidade dos alunos trabalhadores da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, AÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_16_46_idinscrito_3861_17001e7f3e44e638a2b569efef42a775.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiageo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8574 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 677 "inscrito_id" => 3861 "titulo" => "CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Os números da evasão no Brasil mostram que a todo ano milhares de crianças, adolescentes e adultos deixam as salas de aulas pelos mais diversos motivos. Sendo assim, o presente trabalho pretende refletir sobre a evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carlota Barreira”, localizada no município de Areia-PB, especificamente no ensino Fundamental II (que compreende 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) tendo como espaço temporal os semestres dos anos 2013.1, 2013.2 e 2014.1. Objetivando identificar as diferentes visões que professores e alunos possuem acerca da referida temática, foi elaborado um questionário para entrevistas com os sujeitos, pesquisas in Loco, pesquisas documentais, dentre outros processos metodológicos para a efetiva realização da presente pesquisa. Partiu-se do seguinte questionamento: quais as visões que os professores e alunos têm acerca da significativa evasão escolar na E.E.E.F.M. “Carlota Barreira”? A pesquisa está embasada nos estudos desenvolvidos por Cavalcante (2005), Freire (1996), Libâneo (1994), Oliveira (2004), dentre outros pesquisadores. A análise demonstrou que, apesar do fenômeno pesquisado - evasão escolar- se apresentar como uma problemática a ser enfrentada por todos envolvidos na Educação, ainda é encarado como uma questão individual de cada indivíduo; ou seja, os discursos proferidos pelos professores responsabilizam na maior parte das vezes a falta de interesse e a realidade dos alunos trabalhadores da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, AÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_16_46_idinscrito_3861_17001e7f3e44e638a2b569efef42a775.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiageo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }