Este trabalho tem por objetivos abordar as principais formas de barreiras recorrentes no ambiente escolar, seja um ambiente de trabalho ou de aprendizado, no que diz respeito à pessoa com deficiência e sua inclusão ou sua exclusão. Discute a opinião dos profissionais da rede municipal, a opinião de pais de discentes que frequentam a escola e dos próprios discentes sobre a frequência de pessoas com deficiência na instituição escolar além de investigar, através da análise de fotos, o que é necessário uma escola ter na forma de ambiente físico e material para atender os alunos com deficiência para o efetivo aprendizado destes alunos. Como metodologia usou se de atenta observação participante, registro escrito em diário das falas mais marcantes sobre a participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar bem como registro dos ambientes pedagógicos com fotos. Para análise dos dados usou de bibliografia pertinente à educação inclusiva para compreensão das subjetividades das falas dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar e documentos de análise de adequação arquitetônica como NBR9050, entre outros. O ambiente escolar como sendo um ambiente de aprendizado e também formador de opinião tem direito de oferecer formação competente aos três níveis de sujeitos envolvidos na pesquisa: pais, discentes e docentes. Deve formar, conscientizar e mudar gradualmente as opiniões contrárias ao acesso da pessoa com deficiência à escola seja como discente ou profissional pois estes são detentores de direitos e deveres igual a qualquer outro cidadão.Palavras-chave: Inclusão. Barreiras atitudinais. Acessibilidade.Eixo Temático: educação especial