SILVA, Viviane Sulpino Da. A literatura infantil e a formação humanística na sala de aula. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8427>. Acesso em: 21/11/2024 21:12
RESUMO Neste artigo averiguamos a relevância da função estética na literatura infantil para a formação humanística. Também objetivamos contribuir para a formação docente e a prática pedagógica ao valorizar a função estética literária, como propiciadora de aprendizagens significativas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, cujo campo de estudo foi uma escola pública do município de Campina Grande – Paraíba. Os colaboradores foram os alunos da turma do primeiro ano, os professores alfabetizadores da instituição e a equipe técnica pedagógica. Os registros em diário de campo, os fichamentos de livros relacionados às temáticas, as entrevistas e as produções das crianças foram os principais instrumentos de coleta de dados. O método recepcional foi utilizado para realizar as intervenções com o texto literário. O aporte teórico e crítico norteador do estudo baseou-se em Compagnon (2010; 2012), Zilberman (1985; 1988; 1989); Canen & Xavier (2011); Jauss (1994), Saraiva (2001), Soares (2003), Cosson (2006; 2010). A comunicação de opiniões e ideias a respeito das temáticas representativas da diversidade cultural busca propiciar a interação dialógica entre autor, leitor e texto mediada por discussões coletivas que fomentam a escrita do texto de opinião. Os resultados da análise dos dados evidenciaram que a interação e a mediação entre a obra literária e o leitor podem conduzir as crianças à prospecção, à reformulação das expectativas pela apresentação de novas perspectivas motivadas pela ruptura e pela ampliação do horizonte de expectativas, resultado do trabalho dialógico com a literatura infantil. Palavras-chave: Literatura infantil; Estética da Recepção; formação humanística. ABSTRACT In this article we sought to determine the relevance of aesthetic function in children's literature, for humanistic education. Thus, we aim yet to contribute to the teacher training and pedagogical practices to enhance the literary aesthetic function, as a pledge of meaningful learning. This research is a organized as qualitative and exploratory. The field of study is a public school in the city of Campina Grande, Paraíba. The collaborators were the students of the first year, the literacy teachers and technical-pedagogic team. The records in a field diary, reports of books related to the themes, interviews and children's productions constitute the main instruments of data collection. The recepcional method was used to perform interventions with the literary text. The guiding theoretical and critical contribution of this study is based on Compagnon (2010, 2012), Zilberman (1985, 1988, 1989, 2007; 2008;) Jauss (1994), Saraiva (2001), Soares (2003), Cosson (2006, 2010); Canen & Xavier (2011). The communication of ideas and opinions regarding the representative issues of the cultural and physical diversity, seek to foster dialogic interaction between author, reader and mediated text, and collective discussions encourage the writing of the opinion text. The results of data analysis show that the interaction and mediation between the literary work and the reader can lead children to prospecting, namely the recasting of expectations by presenting new perspectives motivated by disruption and expansion of the horizon of expectations, the result of dialogical work with the infant literature. Keywords: Infant Literature; Aesthetics of Reception; humanistic education.