Neste texto apresentaremos um recorte do trabalho monográfico intitulado O instrutor de Libras e seu papel na Educação de Surdos em Gado Bravo/PB tendo como foco de análise e discussão o trabalho desempenhado pelo instrutor Surdo voltado as representações sociais na educação. Respaldadas na teoria da representação social e na educação de surdos (MAIA, 2010, SÊGA 2010, SKLIAR, 1999- 2005; DORZIAT, 2009; STROBEL, 2007-2008), colocamos como objetivo geral investigar a representação educacional e social do instrutor Surdo para a EMSGB e específicos: identificar os papéis representativos deste a partir do olhar dos professores ouvintes e diretor. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa (MINAYO, 1994). Participaram do estudo: a instrutora Surda, as professoras e a diretora. Os dados mostraram que a instrutora Surda constituiu-se num modelo positivo de identidade e de representações sociais, desempenhando papel fundamental na disseminação da Libras ao povo Surdo, e de articuladora para o desenvolvimento de uma nova representação sócio-educacional dos estudantes Surdos de Gado Bravo.