SILVA, Emanuel Feliciano Da. Games: um start na educação de surdos. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8815>. Acesso em: 22/11/2024 00:45
São notáveis as inúmeras contribuições das tecnologias para as diversas áreas, todavia, os games merecem uma atenção maior, visto que têm expandido num ritmo acelerado e tornaram-se o fascínio dos habitantes ouvintes ou surdos da sociedade digital. Aqui buscamos investigar as possíveis contribuições dos games para o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com surdez. Utilizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, que compreendeu a revisão de literatura, aplicação de questionários e entrevistas não-padronizadas e semiestruturadas. Essa foi desenvolvida por meio da criação de um grupo focal online, nomeado como: GameON em educação: vislumbrando redes de sociabilidade e aprendizagem, criado na rede social Facebook. O corpus é constituído por um grupo de cinco professores de ambos os sexos, que desenvolvem atividades com alunos surdos, seja na rede regular de ensino ou em salas específicas de atendimento especializado em diversos estados entre esses: RN, PB, CE e PE. Para aprofundamento e embasamento teórico recorremos a autores como: (MATTAR, 2010), (PERLIN e MIRANDA, 2003), (FALCÃO, 2010), (ZANOLLA, 2010), entre outros que respaldaram este estudo. Percebemos tanto por meio dos pressupostos teóricos, quanto dos professores entrevistados, a necessidade da escola utilizar os games online, criando novas possibilidades de ensinar aos alunos surdos por meio da proposta do multiletramento, relacionando as práticas sociais de leitura e escrita com o uso desse valioso recurso, efetivando a emancipação digital.