DORNE, Camila Tabata Locatelli et al.. Regência de operações com números inteiros. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84993>. Acesso em: 25/12/2024 01:24
O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , NESTE TRAZEMOS A APRESENTAÇÃO DE UMA REGÊNCIA DE CINCO AULAS, CADA QUAL COM 50 MINUTOS, REALIZADAS EM UMA TURMA DO OITAVO ANO VESPERTINO, DE UMA ESCOLA-CAMPO DE UM MUNICÍPIO DO OESTE DO PARANÁ, MINISTRADA DE FORMA ONLINE ATRAVÉS DO GOOGLE MEET , POR DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA, ALÉM DE TRABALHAR COM O ASSUNTO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS, HÁ UMA PROPOSTA ENVOLVENDO MATERIAL MANIPULÁVEL, EM FORMA DE JOGO DE DOMINÓ, PARA CATIVAR E ENVOLVER OS ALUNOS, TENDO EM VISTA MELHOR FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO COMO OBJETIVO A RETOMADA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E JUNTAMENTE O JOGO DE SINAIS, SEMPRE TENTANDO ENFATIZAR AS PARTES POSITIVAS E NEGATIVAS DE CADA UMA, COM ISSO O DOMINÓ PODERIA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO, JÁ QUE OS ALUNOS TINHAM POSSIBILIDADE DE CONTATO COM AS PEÇAS FACILITANDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, BUSCAMOS EMBASAMENTO DE ALGUNS AUTORES, PARA TRABALHARMOS A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E O USO DE JOGOS, DE OUTROS PARA TERMOS UM CONHECIMENTO A MAIS SOBRE AULAS REMOTAS. INICIAMOS A AULAS TENTANDO DEIXAR OS ALUNOS A VONTADE PARA INTERAGIR CONOSCO, MAS NÃO TIVEMOS SUCESSO, POIS NÃO NOS CONHECIAM, E ENTÃO NOS MESMOS FOMOS MOSTRANDO CONFORME DECORRIAM NOSSAS AULAS, E ENTÃO APRESENTAMOS A ELES O JOGO DE DOMINÓ QUE USARÍAMOS, ELE ERA COMPOSTO POR PEÇAS VERMELHAS E AZUIS, CADA UMA TENDO VALOR IGUAL A UM, SENDO QUE JUNTANDO AS DUAS ELAS SE ANULARIAM, FORMANDO O NÚMERO ZERO, O QUE FEZ COM QUE SE INTERESSASSEM, E COMEÇASSEM A PARTICIPAR, TIRAR DÚVIDAS E RESPONDEREM QUANDO ERA SOLICITADO, AS DÚVIDAS SURGIAM QUANDO AS OPERAÇÕES TINHAM PARTES NEGATIVAS, POIS OS MESMOS NECESSITAVAM CRIAR ZEROS PARA RESOLVÊ-LAS GERANDO UM POUCO DE CONFUSÃO, MAS SEMPRE QUE SOLICITAVAM, NÓS RETOMÁVAMOS E TENTÁVAMOS EXPLICAR DE OUTRA MANEIRA PARA QUE ENTENDESSEM, A PRIMEIRA AULA OS ALUNOS ESTAVAM MAIS QUIETOS, O QUE GEROU ADIANTAMENTO DA MESMA, ISSO FEZ COM QUE UTILIZÁSSEMOS DE OUTROS RECURSOS PARA DAR CONTA DE UTILIZARMOS O TEMPO QUE NOS RESTAVA, A PARTIR DA SEGUNDA AULA, CONSEGUIMOS MANTER NOSSO PLANO DE AULA E TERMINA-LAS DENTRO DO PRAZO ESTIMADO, OS ALUNOS AO FINAL DAS CINCO AULAS, NOS DISSERAM QUE NUNCA TINHAM VISTO AS OPERAÇÕES DA FORMA QUE LHES APRESENTAMOS E QUE ISSO FACILITOU O ENTENDIMENTO. COMO A PARTE DESTINADA A NÓS, SE TRATAVA DO MODO VIRTUAL, OS RESULTADOS QUE OBTEMOS FORAM AO DECORRER DAS AULAS, QUANDO OS ALUNOS NOS RESPONDIAM DE FORMA CORRETA AS INDAGAÇÕES, QUANDO SOLICITAVAM AJUDA NO SURGIMENTO DE DÚVIDAS, QUANDO AFIRMAVAM NÃO ENTENDER O CONTEÚDO E PEDIAM PARA QUE REPETÍSSEMOS, E TAMBÉM QUANDO NÓS PERGUNTÁVAMOS PARA DAREM EXEMPLOS E OS DAVAM DE FORMA CORRETA OU AINDA QUANDO PERGUNTÁVAMOS SOBRE COMO FORMAR ZEROS, OU COMO REALIZAR TAL OPERAÇÃO COM OS DOMINÓS, E OS MESMOS MOSTRAVAM BASTANTE INTERESSE E COMPREENSÃO NAS RESPOSTAS. O TRABALHO TEM O INTUITO DE EXPOR UMA MANEIRA DIVERSIFICADA DE APRESENTAR O CONTEÚDO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS, VISANDO O FOCO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR MEIO DO DOMINÓ DOS INTEIROS, AS AULAS CORRERAM COMO PLANEJADAS EM PLANO DE ENSINO, COM EXCEÇÃO DAS DUAS PRIMEIRAS, COMO JÁ CITAMOS, QUE O FATO DE SER UMA REGÊNCIA SÍNCRONA, E OS ALUNOS NÃO ESTAREM A VONTADE COM A PRESENÇA DAS RESIDENTES, TIVEMOS QUE IMPROVISAR ALGUNS EXEMPLOS, POIS O TEMPO QUE ERA DESTINADO A INTERAÇÃO FICOU VAGO, FORA ISSO TUDO CORREU COMO PLANEJADO. NÓS CONSEGUIMOS PERCEBER QUE NÃO BASTA APENAS FAZER UMA AULA TRADICIONAL COM JOGOS, É PRECISO DE UM AMBIENTE COM FALAS E IMAGENS CRIATIVAS, PARA QUE HAJA UMA ASSOCIAÇÃO COM A MATEMÁTICA ESCOLHIDA. CONSIDERAMOS ADEQUADO O USO DO MODELO PARA SALA DE AULA, TANTO ONLINE QUANTO PRESENCIAL, E UTILIZARÍAMOS NO EXERCÍCIO DA NOSSA FUTURA PROFISSÃO, POIS ELE PROPORCIONA INTERAÇÃO, ENVOLVIMENTO E METODOLOGIA DIFERENCIANDO, GERANDO PROGRESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AFIRMAMOS ISSO, POIS PASSADAS ALGUMAS SEMANAS, TIVEMOS NOVAMENTE CONTANTO COM OS ALUNOS, E OS MESMOS LEMBRAVAM-SE DO JOGO E DAS REGRAS QUE O SUSTENTAVA. LEVANDO EM CONTA A REGÊNCIA RELATADA, PODEMOS DESENVOLVER GRANDES IDEIAS PARA TRANSPASSAR O CONTEÚDO EM QUESTÃO, POIS É UMA MANEIRA DIFERENTE E INTERESSANTE DE POSSIBILITAR O ENSINO POR MEIO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS, E ISSO PODE SER TRABALHADO TANTO NO ENSINO REMOTO QUANTO NO ENSINO PRESENCIAL, POIS FAZENDO AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CADA UM, PODE-SE TIRAR GRANDE PROVEITO, NO MODO PRESENCIAL, NO ENTANTO, É POSSÍVEL QUE HAJA MAIS ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO QUE NO REMOTO, COMO CONSEQUÊNCIA, TAMBÉM É POSSÍVEL QUE HAJA MAIS DÚVIDAS E CURIOSIDADES, PORTANTO, É INTERESSANTE DESTINAR TEMPO A MAIS, PARA EVENTUAIS DISCUSSÕES EM SALA. ATRAVÉS DE VÁRIOS DIÁLOGOS AO LONGO DAS AULAS, PODE-SE PERCEBER O QUANTO OS ALUNOS APROVEITARAM E APRENDERAM COM AS MESMAS, ALGUNS TINHAM BASTANTE FACILIDADE PARA INTERAGIR E ALGUNS ESTAVAM MAIS RECEOSOS, NÃO ESQUECENDO A PARTE DA TURMA QUE ESTAVA NA SALA DE AULA PRESENCIAL, ACOMPANHADOS DA PRECEPTORA, CUJA QUAL AUXILIAVA EXPONDO O CONTEÚDO PARA ESTES.