Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA 1ª ETAPA NAS FORMAÇÕES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNFEM

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CURRICULO INTEGRADO Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8531
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA 1ª ETAPA NAS FORMAÇÕES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNFEM"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O presente estudo tem o intuído trazer a luz da reflexão um novo olhar quanto ao posicionamento do professor do Ensino Médio como: O agente que realiza a abordagem do processo de ensino e aprendizagem de forma a medeia e interagir os Saberes. Desta forma, possibilita a retomada destas competências, levando em consideração o conhecimento prévio de seus estudantes de maneira que estes aperfeiçoem as habilidades, necessárias para o pleno exercício de suas atitudes em propor soluções para as problematização do ambiente no qual faz parte. OBJETIVO: Retomar o comportamento docente investigativo e reflexivo, como agente, que rompa com os paradigmas do processo educacional compartimentado e proporcione ambientes educacionais que inspire e instigue o protagonismo estudantil de forma plena.METODOLOGIA: \tFormação de grupo entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudo (n  16.128) para realização de Leituras, Reflexões, Estratégias e Elaboração de oficinas com base nos cadernos I, II, III, IV, V, VI e Caderno complementar referente às Tecnologias da Informação TCs na 1ª Etapa (reflexiva) e Cadernos I, II, III, IV, V, VI na 2ª Etapa (Aprofundamento), respectivamente. De forma a contemplar práticas pedagógicas de acordo com a realidade especifica de cada macro ambiente educacional. Em todos os encontros entre os Coordenadores das Instituições Supeirors de Ensino e Formadores Regionais, foram realizados:I. Apresentação geral dos conteúdos de cada caderno proposto;II. Dinâmicas correlacionadas às atividades propostas nos cadernos da 1ª Etapa;III. Atividades em grupos das porpotas dos cadernos da 1ª Etapa;IV. Levantamento dos ajustes das atividades para cada realizada escolar;V. Propostas de metodos avaliativos para menssurar o conhecimento obitido;A Compilação dos dados obtidos mediante os instrumentais referentes às atividades desenvolvidas na 1ª Etapa com os cadernos propostos: Leituras, Reflexões, Estratégias de ação, Elaboração de oficinas e Dinâmicas pedagógicas relacionadas às realidades vivenciadas nas unidades educacionais. AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS: Os resultados preliminares desta 1ª Etapa ocorrida entre os encontros com os Coordenadores de Instituiçoes de Ensino Superior e os Formadores Regionais, bom como entre os Orientadores de Estudos, que possibilitou computar itens importantíssimos sinalizados por parte dos próprios professores, tais como: a) Levantamento dos anseios de cada unidade escolar; b) Elaboração de currículo integrado; c) Projeto Politico pedagógico interdisciplinar; d) Planos de aulas em formato de projetos; e) Estruturação do corpo docente, Técnicos Pedagógicos e Administrativo para o Exercício pleno da Gestão Democráticas, item este sinalizado não em sua totalidade. Desta maneira a logística do processo educacional por parte do o professor como gente que proporciona a construção das Competências em conjunto com os estudantes de formos que, estes, obtenham as Habilidades necessárias em sugerir, propor projetos que indiquem ou sinalizem soluções às problematizações do dia-dia, vivenciadas no ambiente globalizado aos qual a unidades de ensino se encontra seja plena. Desta maneira, será possível visualizar o comprometimento, integralização e participação estudante, dentro do processo de Ensino e Aprendizagem de forma que o mesmo se redescubra como agente modificador em exercer na sua plenitude o Protagonismo Estudantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CURRICULO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_20_58_01_idinscrito_2494_90dfccb1ab73b45f56d09131db6ad7aa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉFFERSON CASTRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DOS SANTOS JC"
    "autor_email" => "jeffersoncastrodossantos@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8531
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA 1ª ETAPA NAS FORMAÇÕES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNFEM"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O presente estudo tem o intuído trazer a luz da reflexão um novo olhar quanto ao posicionamento do professor do Ensino Médio como: O agente que realiza a abordagem do processo de ensino e aprendizagem de forma a medeia e interagir os Saberes. Desta forma, possibilita a retomada destas competências, levando em consideração o conhecimento prévio de seus estudantes de maneira que estes aperfeiçoem as habilidades, necessárias para o pleno exercício de suas atitudes em propor soluções para as problematização do ambiente no qual faz parte. OBJETIVO: Retomar o comportamento docente investigativo e reflexivo, como agente, que rompa com os paradigmas do processo educacional compartimentado e proporcione ambientes educacionais que inspire e instigue o protagonismo estudantil de forma plena.METODOLOGIA: \tFormação de grupo entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudo (n  16.128) para realização de Leituras, Reflexões, Estratégias e Elaboração de oficinas com base nos cadernos I, II, III, IV, V, VI e Caderno complementar referente às Tecnologias da Informação TCs na 1ª Etapa (reflexiva) e Cadernos I, II, III, IV, V, VI na 2ª Etapa (Aprofundamento), respectivamente. De forma a contemplar práticas pedagógicas de acordo com a realidade especifica de cada macro ambiente educacional. Em todos os encontros entre os Coordenadores das Instituições Supeirors de Ensino e Formadores Regionais, foram realizados:I. Apresentação geral dos conteúdos de cada caderno proposto;II. Dinâmicas correlacionadas às atividades propostas nos cadernos da 1ª Etapa;III. Atividades em grupos das porpotas dos cadernos da 1ª Etapa;IV. Levantamento dos ajustes das atividades para cada realizada escolar;V. Propostas de metodos avaliativos para menssurar o conhecimento obitido;A Compilação dos dados obtidos mediante os instrumentais referentes às atividades desenvolvidas na 1ª Etapa com os cadernos propostos: Leituras, Reflexões, Estratégias de ação, Elaboração de oficinas e Dinâmicas pedagógicas relacionadas às realidades vivenciadas nas unidades educacionais. AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS: Os resultados preliminares desta 1ª Etapa ocorrida entre os encontros com os Coordenadores de Instituiçoes de Ensino Superior e os Formadores Regionais, bom como entre os Orientadores de Estudos, que possibilitou computar itens importantíssimos sinalizados por parte dos próprios professores, tais como: a) Levantamento dos anseios de cada unidade escolar; b) Elaboração de currículo integrado; c) Projeto Politico pedagógico interdisciplinar; d) Planos de aulas em formato de projetos; e) Estruturação do corpo docente, Técnicos Pedagógicos e Administrativo para o Exercício pleno da Gestão Democráticas, item este sinalizado não em sua totalidade. Desta maneira a logística do processo educacional por parte do o professor como gente que proporciona a construção das Competências em conjunto com os estudantes de formos que, estes, obtenham as Habilidades necessárias em sugerir, propor projetos que indiquem ou sinalizem soluções às problematizações do dia-dia, vivenciadas no ambiente globalizado aos qual a unidades de ensino se encontra seja plena. Desta maneira, será possível visualizar o comprometimento, integralização e participação estudante, dentro do processo de Ensino e Aprendizagem de forma que o mesmo se redescubra como agente modificador em exercer na sua plenitude o Protagonismo Estudantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CURRICULO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_20_58_01_idinscrito_2494_90dfccb1ab73b45f56d09131db6ad7aa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉFFERSON CASTRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DOS SANTOS JC"
    "autor_email" => "jeffersoncastrodossantos@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem o intuído trazer a luz da reflexão um novo olhar quanto ao posicionamento do professor do Ensino Médio como: O agente que realiza a abordagem do processo de ensino e aprendizagem de forma a medeia e interagir os Saberes. Desta forma, possibilita a retomada destas competências, levando em consideração o conhecimento prévio de seus estudantes de maneira que estes aperfeiçoem as habilidades, necessárias para o pleno exercício de suas atitudes em propor soluções para as problematização do ambiente no qual faz parte. OBJETIVO: Retomar o comportamento docente investigativo e reflexivo, como agente, que rompa com os paradigmas do processo educacional compartimentado e proporcione ambientes educacionais que inspire e instigue o protagonismo estudantil de forma plena.METODOLOGIA: Formação de grupo entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudo (n  16.128) para realização de Leituras, Reflexões, Estratégias e Elaboração de oficinas com base nos cadernos I, II, III, IV, V, VI e Caderno complementar referente às Tecnologias da Informação TCs na 1ª Etapa (reflexiva) e Cadernos I, II, III, IV, V, VI na 2ª Etapa (Aprofundamento), respectivamente. De forma a contemplar práticas pedagógicas de acordo com a realidade especifica de cada macro ambiente educacional. Em todos os encontros entre os Coordenadores das Instituições Supeirors de Ensino e Formadores Regionais, foram realizados:I. Apresentação geral dos conteúdos de cada caderno proposto;II. Dinâmicas correlacionadas às atividades propostas nos cadernos da 1ª Etapa;III. Atividades em grupos das porpotas dos cadernos da 1ª Etapa;IV. Levantamento dos ajustes das atividades para cada realizada escolar;V. Propostas de metodos avaliativos para menssurar o conhecimento obitido;A Compilação dos dados obtidos mediante os instrumentais referentes às atividades desenvolvidas na 1ª Etapa com os cadernos propostos: Leituras, Reflexões, Estratégias de ação, Elaboração de oficinas e Dinâmicas pedagógicas relacionadas às realidades vivenciadas nas unidades educacionais. AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS: Os resultados preliminares desta 1ª Etapa ocorrida entre os encontros com os Coordenadores de Instituiçoes de Ensino Superior e os Formadores Regionais, bom como entre os Orientadores de Estudos, que possibilitou computar itens importantíssimos sinalizados por parte dos próprios professores, tais como: a) Levantamento dos anseios de cada unidade escolar; b) Elaboração de currículo integrado; c) Projeto Politico pedagógico interdisciplinar; d) Planos de aulas em formato de projetos; e) Estruturação do corpo docente, Técnicos Pedagógicos e Administrativo para o Exercício pleno da Gestão Democráticas, item este sinalizado não em sua totalidade. Desta maneira a logística do processo educacional por parte do o professor como gente que proporciona a construção das Competências em conjunto com os estudantes de formos que, estes, obtenham as Habilidades necessárias em sugerir, propor projetos que indiquem ou sinalizem soluções às problematizações do dia-dia, vivenciadas no ambiente globalizado aos qual a unidades de ensino se encontra seja plena. Desta maneira, será possível visualizar o comprometimento, integralização e participação estudante, dentro do processo de Ensino e Aprendizagem de forma que o mesmo se redescubra como agente modificador em exercer na sua plenitude o Protagonismo Estudantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.