Neste resumo de natureza qualitativa foram adotadas as categorias Educação Popular e formação dos educadores populares. Paulo Freire, teórico referenciado na Educação Popular foi a base dos estudos. Diferentes processos e técnicas como entrevistas semi-estruturadas, observação e análise documental e dos discursos foram utilizados para a coleta dos dados empíricos junto ao Projeto Beira da Linha - PBL, que atua no município de João Pessoa, PB. Os sujeitos da pesquisa foram seus coordenadores e educadores populares. Os dados coletados foram relacionados aos referenciais teóricos e as produções acadêmicas. O desenvolvimento deste estudo nos permite inferir que no processo de formação dos educadores populares uma relação dialética entre teoria e prática possibilita a recriação permanente de procedimentos metodológicos utilizados na prática destes educadores. O Projeto Beira da Linha, ao longo de sua trajetória, tem contribuído com o processo de formação dos seus educadores, promovendo momentos de reflexão coletiva sobre as teorias que fundamentam as práticas educativas e uma maior interação dos educadores populares com a comunidade com a qual trabalham. Esta interação vem promovendo uma ampliação nos espaços de atuação dos educadores populares visando influenciar as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação formal.Palavras-chave: Educação Popular. Formação dos educadores populares. Teoria. Prática