DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E A NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL A EDUCAÇÃO BÁSICA SE VER OBRIGADA A VIVENCIAR NOVAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO, MEDIADO PELOS MEIOS TECNOLÓGICOS. NESTE ARTIGO PROPOMOS UMA REFLEXÃO A CERCA DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO E A NECESSIDADE DE REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTES UTILIZADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONTATO DIRETO COM O ENSINO REMOTO, PROCURAREMOS EXPOR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSA MODALIDADE DE ENSINO, QUAIS MÉTODOS UTILIZAMOS PARA BUSCAR MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO E OS DESAFIOS QUE ESSE MÉTODO INOVADOR NOS PROPORCIONOU. BUSCAREMOS TAMBÉM APRESENTAR NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO REMOTO E PRESENCIAL. FAZENDO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS SOBRE A PERSPECTIVA DE JOSÉ MORAN E JOSÉ ARMANDO VALENTE, PENSAREMOS NOVOS CAMINHOS DE MUDAR A EDUCAÇÃO