A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85200 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA" "resumo" => "COM A CHEGADA DA PANDEMIA AO BRASIL NO ANO DE 2020, CAUSADA PELO SARS-COV-2, CONHECIDO COMO COVID-19, OS ALUNOS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM MODELO FUGINDO DO NORMAL EM TODA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, UM MUNDO NOVO DE FERRAMENTAS FOI ABERTO ESPECIALMENTE PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. UMA NOVA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE LECIONAR, UM NOVO JEITO DE INTERDISCIPLINAR AS AULAS, UMA NOVA PRÁTICA VIRTUAL EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS E UMA NOVA DIDÁTICA. NESTE TRABALHO, APLICAMOS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA USADA EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA UEPB, BOLSISTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), COM ALUNOS DA 1ª E 3ª SÉRIES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO LAUWEN EM SANTA LUZIA/PB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, FOI UTILIZADO O JOGO KAHOOT, UM SOFTWARE ONLINE E GRATUITO QUE OFERECE QUIZZES ÁGEIS E INTERATIVOS, QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA. NOSSO OBJETIVO ERA ENSINAR FÍSICA AO DISCENTE DE UMA FORMA DINAMIZADA, QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E ACOMPANHÁ-LOS A FIM DE ENTENDER SE A AÇÃO TRARIA RESULTADOS POSITIVOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS REMOTAS. NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMS NOS MOSTROU QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI ACEITO POSITIVAMENTE PELOS ESTUDANTES E QUE OS AJUDOU NO DESEMPENHO, NA PARTICIPAÇÃO E EM TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE O KAHOOT PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TANTO NO ENSINO REMOTO COMO NO ENSINO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID23_03032022215001.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "ana.araujo@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85200 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA" "resumo" => "COM A CHEGADA DA PANDEMIA AO BRASIL NO ANO DE 2020, CAUSADA PELO SARS-COV-2, CONHECIDO COMO COVID-19, OS ALUNOS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM MODELO FUGINDO DO NORMAL EM TODA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, UM MUNDO NOVO DE FERRAMENTAS FOI ABERTO ESPECIALMENTE PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. UMA NOVA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE LECIONAR, UM NOVO JEITO DE INTERDISCIPLINAR AS AULAS, UMA NOVA PRÁTICA VIRTUAL EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS E UMA NOVA DIDÁTICA. NESTE TRABALHO, APLICAMOS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA USADA EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA UEPB, BOLSISTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), COM ALUNOS DA 1ª E 3ª SÉRIES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO LAUWEN EM SANTA LUZIA/PB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, FOI UTILIZADO O JOGO KAHOOT, UM SOFTWARE ONLINE E GRATUITO QUE OFERECE QUIZZES ÁGEIS E INTERATIVOS, QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA. NOSSO OBJETIVO ERA ENSINAR FÍSICA AO DISCENTE DE UMA FORMA DINAMIZADA, QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E ACOMPANHÁ-LOS A FIM DE ENTENDER SE A AÇÃO TRARIA RESULTADOS POSITIVOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS REMOTAS. NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMS NOS MOSTROU QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI ACEITO POSITIVAMENTE PELOS ESTUDANTES E QUE OS AJUDOU NO DESEMPENHO, NA PARTICIPAÇÃO E EM TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE O KAHOOT PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TANTO NO ENSINO REMOTO COMO NO ENSINO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID23_03032022215001.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "ana.araujo@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }