A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85323 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS, COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, LÍNGUA ESPANHOLA, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID328_10032022160930.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA" "autor_email" => "valeskasantos093@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85323 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS, COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, LÍNGUA ESPANHOLA, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID328_10032022160930.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA" "autor_email" => "valeskasantos093@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }