A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85198 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "COM A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS E O SURGIMENTO DA INTERNET, ENTRAMOS NUMA ERA DIGITAL DESENVOLTA E ARROJADA, NA QUAL ESTAMOS VIVENDO O TEMPO TODO INTERLIGADOS. ESSE ESPAÇO VIRTUAL TEM PERMITIDO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS, QUE EXIGEM DIFERENTES HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. NA DIREÇÃO DESSAS IDEIAS, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, INTERMEDIADAS PELA INTERNET, POR EXEMPLO, EXIGEM NOVAS POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) NA E.E.E.F ANTENOR NAVARRO, O QUAL OCORREU EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS, EM CONTEXTO REMOTO. PARA TANTO, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE COSSON (2019), ROJO E MOURA (2012), MARCUSCHI (2010) E TAMBÉM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, O MENTIMETER, O PADLET E AS REDES SOCIAIS, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA”, DE SÔNIA ROSA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PRODUTIVO DE MODO A PROMOVER A EXPANSÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXIVA NOS EDUCANDOS. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA FOI VALOROSA, UMA VEZ QUE TROUXE REFLEXÕES ENRIQUECEDORAS PARA A NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE COLABORAR POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA PORTUGUESA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID345_01042022132703.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXCIELLY SOARES FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "CIELLY" "autor_email" => "alexcielly.figueiredo@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85198 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "COM A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS E O SURGIMENTO DA INTERNET, ENTRAMOS NUMA ERA DIGITAL DESENVOLTA E ARROJADA, NA QUAL ESTAMOS VIVENDO O TEMPO TODO INTERLIGADOS. ESSE ESPAÇO VIRTUAL TEM PERMITIDO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS, QUE EXIGEM DIFERENTES HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. NA DIREÇÃO DESSAS IDEIAS, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, INTERMEDIADAS PELA INTERNET, POR EXEMPLO, EXIGEM NOVAS POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) NA E.E.E.F ANTENOR NAVARRO, O QUAL OCORREU EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS, EM CONTEXTO REMOTO. PARA TANTO, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE COSSON (2019), ROJO E MOURA (2012), MARCUSCHI (2010) E TAMBÉM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, O MENTIMETER, O PADLET E AS REDES SOCIAIS, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA”, DE SÔNIA ROSA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PRODUTIVO DE MODO A PROMOVER A EXPANSÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXIVA NOS EDUCANDOS. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA FOI VALOROSA, UMA VEZ QUE TROUXE REFLEXÕES ENRIQUECEDORAS PARA A NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE COLABORAR POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA PORTUGUESA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID345_01042022132703.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXCIELLY SOARES FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "CIELLY" "autor_email" => "alexcielly.figueiredo@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }