RESIDENTE DO PRÓPRIO DOMICÍLIO: O QUARTO PESSOAL COMO “SALA DE AULA”
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85259 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 189 "titulo" => "RESIDENTE DO PRÓPRIO DOMICÍLIO: O QUARTO PESSOAL COMO “SALA DE AULA”" "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SE CONFIGURA NA TENTATIVA DE VERBALIZAR MINHA VIVÊNCIA ATÉ O PRESENTE MOMENTO COMO BOLSISTA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE HISTÓRIA, FINANCIADO PELA CAPES E SUPORTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS III) EM COLIGAÇÃO COM A E.E.E.F.M JOHN KENNEDY, AMBAS INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS NA CIDADE DE GUARABIRA, PARAÍBA. DIANTE DA CONJUNTURA REMOTA DE ENSINO QUE NOS PERPASSOU DURANTE PRATICAMENTE TODO O PROGRAMA, NOS FORA EXIGIDA UMA POSTURA ATÍPICA SE CONSIDERARMOS TODOS OS PROJETOS DE RESIDÊNCIA ANTERIORES. A ATMOSFERA PANDÊMICA QUE NOS ASSOLOU E TEM NOS ASSOLADO EXIGIU RESILIÊNCIA TANTO DE NÓS RESIDENTES QUANTO DO CORPO DISCENTE. EM VISTA DESSE CENÁRIO, A EFETIVAÇÃO DE UM SABER SIGNIFICATIVO TORNOU-SE UM TANTO MAIS ÁRDUA, DESLOCANDO-NOS DE “ZONAS DE CONFORTO” E NOS EXIGINDO JOGO DE CINTURA INABITUAL EM ALGUNS MOMENTOS. NO PRESENTE TEXTO BUSCO APONTAR E DESENVOLVER SINGELAMENTE DOIS EIXOS QUE CONSIDERO TEREM SIDO SUBSTANCIAIS NESSE PROCESSO PEDAGÓGICO PROPICIADO POR UMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INEDITAMENTE REMOTA: 1) A EXTREMA DEPENDÊNCIA DA REDE DE INTERNET COMBINADA A SEUS RECURSOS ADJACENTES E 2) A CARÊNCIA DO FEEDBACK COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS DECORRENTE DO ENSINO VIRTUAL BIDIMENSIONAL. POR FIM, CHEGANDO A COMPREENSÃO GERAL DE QUE POR MAIS IMPOSITIVO QUE A VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO TENHA SE COLOCADO DIANTE DE NÓS, DESAFIANDO NOSSA CRIATIVIDADE E POR VEZES SUJEITANDO-NOS A “IMPROVISAÇÕES” PARA EFETIVAÇÃO PROGRAMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A SUPERAÇÃO DE ALGUMAS CONDIÇÕES MATERIAIS E SUBJETIVAS PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTA EFICAZ E SATISFATÓRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID189_08032022211347.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALLISON MOREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MOREIRA" "autor_email" => "jmoreirabmx@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB, CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85259 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 189 "titulo" => "RESIDENTE DO PRÓPRIO DOMICÍLIO: O QUARTO PESSOAL COMO “SALA DE AULA”" "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SE CONFIGURA NA TENTATIVA DE VERBALIZAR MINHA VIVÊNCIA ATÉ O PRESENTE MOMENTO COMO BOLSISTA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE HISTÓRIA, FINANCIADO PELA CAPES E SUPORTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS III) EM COLIGAÇÃO COM A E.E.E.F.M JOHN KENNEDY, AMBAS INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS NA CIDADE DE GUARABIRA, PARAÍBA. DIANTE DA CONJUNTURA REMOTA DE ENSINO QUE NOS PERPASSOU DURANTE PRATICAMENTE TODO O PROGRAMA, NOS FORA EXIGIDA UMA POSTURA ATÍPICA SE CONSIDERARMOS TODOS OS PROJETOS DE RESIDÊNCIA ANTERIORES. A ATMOSFERA PANDÊMICA QUE NOS ASSOLOU E TEM NOS ASSOLADO EXIGIU RESILIÊNCIA TANTO DE NÓS RESIDENTES QUANTO DO CORPO DISCENTE. EM VISTA DESSE CENÁRIO, A EFETIVAÇÃO DE UM SABER SIGNIFICATIVO TORNOU-SE UM TANTO MAIS ÁRDUA, DESLOCANDO-NOS DE “ZONAS DE CONFORTO” E NOS EXIGINDO JOGO DE CINTURA INABITUAL EM ALGUNS MOMENTOS. NO PRESENTE TEXTO BUSCO APONTAR E DESENVOLVER SINGELAMENTE DOIS EIXOS QUE CONSIDERO TEREM SIDO SUBSTANCIAIS NESSE PROCESSO PEDAGÓGICO PROPICIADO POR UMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INEDITAMENTE REMOTA: 1) A EXTREMA DEPENDÊNCIA DA REDE DE INTERNET COMBINADA A SEUS RECURSOS ADJACENTES E 2) A CARÊNCIA DO FEEDBACK COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS DECORRENTE DO ENSINO VIRTUAL BIDIMENSIONAL. POR FIM, CHEGANDO A COMPREENSÃO GERAL DE QUE POR MAIS IMPOSITIVO QUE A VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO TENHA SE COLOCADO DIANTE DE NÓS, DESAFIANDO NOSSA CRIATIVIDADE E POR VEZES SUJEITANDO-NOS A “IMPROVISAÇÕES” PARA EFETIVAÇÃO PROGRAMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A SUPERAÇÃO DE ALGUMAS CONDIÇÕES MATERIAIS E SUBJETIVAS PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTA EFICAZ E SATISFATÓRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID189_08032022211347.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALLISON MOREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MOREIRA" "autor_email" => "jmoreirabmx@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB, CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }