Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Palavra-chaves: ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, PENSAMENTO DESCOLONIZADO, , Comunicação Oral (CO) GT 03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85218
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 384
    "titulo" => "O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTA-SE, TEM COMO OBJETIVO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE FILOSOFIA DESEMPENHA NA LIBERTAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA DAS AMARRAS DO PENSAMENTO PROVENIENTE DO “UNIVERSO EUROPEU”, AO QUAL SOMOS SUBJUGADOS DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL. DESSE MODO, ESTA PESQUISA INTENTA APRESENTAR RESPALDOS E EVIDÊNCIAS QUE DESPERTEM A ATENÇÃO DOS PROFESSORES PARA A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO QUE ULTRAPASSE O ENSINO ENRIGECIDO AO QUAL SOMOS SUBMETIDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, ISTO É, O ENSINO QUE PERPETUA A PREVALÊNCIA DA FILOSOFIA COMO UMA REPETIÇÃO DA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA E, PORTANTO, SEM CHANCES PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO, ADVINDO DE NOSSA PRÓPRIA  ADVERSIDADE. PARA TANTO, TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS APRESENTADAS POR PAULO FREIRE, NAS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, COM O INTUITO DE SE ENTENDER A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE APROXIME OS TEMAS A SEREM ABORDADOS EM SALA DE AULA DA REALIDADE DOS ALUNOS. POR CONSEGUINTE, ANALISOU-SE OS TEXTOS FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DE ENRIQUE DUSSEL, E O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639, DE RENATO NOGUEIRA, COMO PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA URGÊNCIA DE LIBERTAR A REFLEXÃO E O ENSINO FILOSÓFICO DAS AMARRAS DO PENSAMENTO EUROPEU. POR ÚLTIMO, CONCLUIU-SE QUE É URGENTE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA ACERCA DE UM ENSINO DESCOLONIZADO COMO METODOLOGIA  PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO CRÍTICOS E ATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, PENSAMENTO DESCOLONIZADO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA3_ID384_04032022182110.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSYCA DEIZE SANTOS MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSYCA"
    "autor_email" => "medeiros.gds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85218
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 384
    "titulo" => "O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTA-SE, TEM COMO OBJETIVO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE FILOSOFIA DESEMPENHA NA LIBERTAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA DAS AMARRAS DO PENSAMENTO PROVENIENTE DO “UNIVERSO EUROPEU”, AO QUAL SOMOS SUBJUGADOS DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL. DESSE MODO, ESTA PESQUISA INTENTA APRESENTAR RESPALDOS E EVIDÊNCIAS QUE DESPERTEM A ATENÇÃO DOS PROFESSORES PARA A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO QUE ULTRAPASSE O ENSINO ENRIGECIDO AO QUAL SOMOS SUBMETIDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, ISTO É, O ENSINO QUE PERPETUA A PREVALÊNCIA DA FILOSOFIA COMO UMA REPETIÇÃO DA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA E, PORTANTO, SEM CHANCES PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO, ADVINDO DE NOSSA PRÓPRIA  ADVERSIDADE. PARA TANTO, TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS APRESENTADAS POR PAULO FREIRE, NAS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, COM O INTUITO DE SE ENTENDER A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE APROXIME OS TEMAS A SEREM ABORDADOS EM SALA DE AULA DA REALIDADE DOS ALUNOS. POR CONSEGUINTE, ANALISOU-SE OS TEXTOS FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DE ENRIQUE DUSSEL, E O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639, DE RENATO NOGUEIRA, COMO PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA URGÊNCIA DE LIBERTAR A REFLEXÃO E O ENSINO FILOSÓFICO DAS AMARRAS DO PENSAMENTO EUROPEU. POR ÚLTIMO, CONCLUIU-SE QUE É URGENTE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA ACERCA DE UM ENSINO DESCOLONIZADO COMO METODOLOGIA  PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO CRÍTICOS E ATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, PENSAMENTO DESCOLONIZADO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA3_ID384_04032022182110.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSYCA DEIZE SANTOS MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSYCA"
    "autor_email" => "medeiros.gds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O TRABALHO QUE ORA APRESENTA-SE, TEM COMO OBJETIVO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE FILOSOFIA DESEMPENHA NA LIBERTAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA DAS AMARRAS DO PENSAMENTO PROVENIENTE DO “UNIVERSO EUROPEU”, AO QUAL SOMOS SUBJUGADOS DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL. DESSE MODO, ESTA PESQUISA INTENTA APRESENTAR RESPALDOS E EVIDÊNCIAS QUE DESPERTEM A ATENÇÃO DOS PROFESSORES PARA A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO QUE ULTRAPASSE O ENSINO ENRIGECIDO AO QUAL SOMOS SUBMETIDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, ISTO É, O ENSINO QUE PERPETUA A PREVALÊNCIA DA FILOSOFIA COMO UMA REPETIÇÃO DA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA E, PORTANTO, SEM CHANCES PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO, ADVINDO DE NOSSA PRÓPRIA ADVERSIDADE. PARA TANTO, TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS APRESENTADAS POR PAULO FREIRE, NAS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, COM O INTUITO DE SE ENTENDER A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE APROXIME OS TEMAS A SEREM ABORDADOS EM SALA DE AULA DA REALIDADE DOS ALUNOS. POR CONSEGUINTE, ANALISOU-SE OS TEXTOS FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DE ENRIQUE DUSSEL, E O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639, DE RENATO NOGUEIRA, COMO PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA URGÊNCIA DE LIBERTAR A REFLEXÃO E O ENSINO FILOSÓFICO DAS AMARRAS DO PENSAMENTO EUROPEU. POR ÚLTIMO, CONCLUIU-SE QUE É URGENTE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA ACERCA DE UM ENSINO DESCOLONIZADO COMO METODOLOGIA PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO CRÍTICOS E ATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.