O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85218 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 384 "titulo" => "O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO" "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTA-SE, TEM COMO OBJETIVO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE FILOSOFIA DESEMPENHA NA LIBERTAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA DAS AMARRAS DO PENSAMENTO PROVENIENTE DO “UNIVERSO EUROPEU”, AO QUAL SOMOS SUBJUGADOS DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL. DESSE MODO, ESTA PESQUISA INTENTA APRESENTAR RESPALDOS E EVIDÊNCIAS QUE DESPERTEM A ATENÇÃO DOS PROFESSORES PARA A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO QUE ULTRAPASSE O ENSINO ENRIGECIDO AO QUAL SOMOS SUBMETIDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, ISTO É, O ENSINO QUE PERPETUA A PREVALÊNCIA DA FILOSOFIA COMO UMA REPETIÇÃO DA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA E, PORTANTO, SEM CHANCES PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO, ADVINDO DE NOSSA PRÓPRIA ADVERSIDADE. PARA TANTO, TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS APRESENTADAS POR PAULO FREIRE, NAS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, COM O INTUITO DE SE ENTENDER A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE APROXIME OS TEMAS A SEREM ABORDADOS EM SALA DE AULA DA REALIDADE DOS ALUNOS. POR CONSEGUINTE, ANALISOU-SE OS TEXTOS FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DE ENRIQUE DUSSEL, E O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639, DE RENATO NOGUEIRA, COMO PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA URGÊNCIA DE LIBERTAR A REFLEXÃO E O ENSINO FILOSÓFICO DAS AMARRAS DO PENSAMENTO EUROPEU. POR ÚLTIMO, CONCLUIU-SE QUE É URGENTE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA ACERCA DE UM ENSINO DESCOLONIZADO COMO METODOLOGIA PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO CRÍTICOS E ATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, PENSAMENTO DESCOLONIZADO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA3_ID384_04032022182110.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSYCA DEIZE SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GÉSSYCA" "autor_email" => "medeiros.gds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85218 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 384 "titulo" => "O ENSINO DE FILOSOFIA E A NECESSIDADE DE MUDANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LIBERTAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO" "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTA-SE, TEM COMO OBJETIVO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE FILOSOFIA DESEMPENHA NA LIBERTAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA DAS AMARRAS DO PENSAMENTO PROVENIENTE DO “UNIVERSO EUROPEU”, AO QUAL SOMOS SUBJUGADOS DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL. DESSE MODO, ESTA PESQUISA INTENTA APRESENTAR RESPALDOS E EVIDÊNCIAS QUE DESPERTEM A ATENÇÃO DOS PROFESSORES PARA A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO QUE ULTRAPASSE O ENSINO ENRIGECIDO AO QUAL SOMOS SUBMETIDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, ISTO É, O ENSINO QUE PERPETUA A PREVALÊNCIA DA FILOSOFIA COMO UMA REPETIÇÃO DA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA E, PORTANTO, SEM CHANCES PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO, ADVINDO DE NOSSA PRÓPRIA ADVERSIDADE. PARA TANTO, TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS APRESENTADAS POR PAULO FREIRE, NAS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, COM O INTUITO DE SE ENTENDER A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE APROXIME OS TEMAS A SEREM ABORDADOS EM SALA DE AULA DA REALIDADE DOS ALUNOS. POR CONSEGUINTE, ANALISOU-SE OS TEXTOS FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DE ENRIQUE DUSSEL, E O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639, DE RENATO NOGUEIRA, COMO PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA URGÊNCIA DE LIBERTAR A REFLEXÃO E O ENSINO FILOSÓFICO DAS AMARRAS DO PENSAMENTO EUROPEU. POR ÚLTIMO, CONCLUIU-SE QUE É URGENTE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA ACERCA DE UM ENSINO DESCOLONIZADO COMO METODOLOGIA PARA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO CRÍTICOS E ATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, PENSAMENTO DESCOLONIZADO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA3_ID384_04032022182110.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSYCA DEIZE SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GÉSSYCA" "autor_email" => "medeiros.gds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }