TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19.
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85261 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19." "resumo" => "O PRESENTE RESUMO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR AS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19”. REALIZADO DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS DE DUAS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS III, COM ATUAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2022, TENDO COMO CAMPO DE ESTÁGIO A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE, LOCALIZADA NA CIDADE DE GUARABIRA/PB. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR E RELACIONAR AS VIVÊNCIAS DESENVOLVIDAS DURANTE O PROGRAMA DA RP, PARTINDO DA REALIDADE VIVENCIADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, MEDIANTE AS OBSERVAÇÕES E AS REGÊNCIAS EM SALA DE AULA EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER TAL TRABALHO. ESSE PROCESSO VIVENCIADO ACONTECEU DE MANEIRA REMOTA, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. COMO PARTE DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENRIQUECER E AFIRMAR O ESTUDO, FAZENDO USO DE AUTORES COMO NÓVOA (2003), AVELINO E GONÇALVES (2020), ANTUNES (2007) E PIMENTA (2004) PARA CONCEITUAR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE ATRELADA ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EM ESPECIAL, NESSE PERÍODO PANDÊMICO. CONSIDERA-SE QUE AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SÃO DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, SENDO PRÁTICAS EXTREMAMENTE ENRIQUECEDORAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, PANDEMIA;, ENSINO REMOTO;, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID127_08032022223248.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESIANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEYSE RIBEIRO" "autor_email" => "maria.gesiane@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85261 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19." "resumo" => "O PRESENTE RESUMO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR AS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19”. REALIZADO DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS DE DUAS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS III, COM ATUAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2022, TENDO COMO CAMPO DE ESTÁGIO A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE, LOCALIZADA NA CIDADE DE GUARABIRA/PB. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR E RELACIONAR AS VIVÊNCIAS DESENVOLVIDAS DURANTE O PROGRAMA DA RP, PARTINDO DA REALIDADE VIVENCIADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, MEDIANTE AS OBSERVAÇÕES E AS REGÊNCIAS EM SALA DE AULA EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER TAL TRABALHO. ESSE PROCESSO VIVENCIADO ACONTECEU DE MANEIRA REMOTA, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. COMO PARTE DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENRIQUECER E AFIRMAR O ESTUDO, FAZENDO USO DE AUTORES COMO NÓVOA (2003), AVELINO E GONÇALVES (2020), ANTUNES (2007) E PIMENTA (2004) PARA CONCEITUAR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE ATRELADA ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EM ESPECIAL, NESSE PERÍODO PANDÊMICO. CONSIDERA-SE QUE AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SÃO DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, SENDO PRÁTICAS EXTREMAMENTE ENRIQUECEDORAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA;, PANDEMIA;, ENSINO REMOTO;, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID127_08032022223248.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESIANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEYSE RIBEIRO" "autor_email" => "maria.gesiane@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }