DIANTE A IMPORTÂNCIA QUANTO AO CONHECIMENTO DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS DOS ALUNOS DE FORMA ASSISTIDA, A PROPOSTA DO USO DAS TÉCNICAS DESENVOLVIDAS NO ESTUDO ORIENTADO COMO ALTERNATIVA PARA TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ TEM GANHADO FORÇA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, COM ÊNFASE NO ENSINO INTEGRAL. NO ENTANTO, VISTO O DÉFICIT AINDA EXISTENTE QUANTO AO CONHECIMENTO E A EFETIVA APLICAÇÃO DESSES MÉTODOS DE ESTUDOS POR PARTE DOS ALUNOS, E BUSCANDO MELHOR CONHECER SUAS PARTICULARIDADES DIANTE AS FORMAS QUE SE UTILIZAM PARA TORNAR OS ESTUDOS MAIS EFICAZES, O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTIU NO USO DE ESTUDO ORIENTADO PARA A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, PRIMEIRAMENTE FOI MINISTRADA AULA DE FORMA REMOTA ABORDANDO O ASSUNTO POR MEIO DE ESTUDO ORIENTADO. O PÚBLICO ALVO FOI CONSTITUÍDO DE ALUNOS DE TURMAS DO 1° ANO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. COM BASE NOS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO E DAS OBSERVAÇÕES ANOTADAS DURANTE AS AULAS MINISTRADAS FORAM FEITAS AS ANÁLISES. DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR ALUNOS PROATIVOS, E COLABORATIVOS QUANTO AO COMPARTILHAMENTO DE SUAS OPINIÕES E EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS AO ESTUDO. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE IMPACTO POSITIVO PARA O ENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.