Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO REMOTO, DITADURA MILITAR E O USO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA AULA DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DITADURA MILITAR, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Comunicação Oral (CO) GT 06: Ensino de História e formação docente
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85307
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 317
    "titulo" => "ENSINO REMOTO, DITADURA MILITAR E O USO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA AULA DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POR MEIO DO ENSINO REMOTO DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEFM ZENÓBIO TOSCANO. POR TRATAR-SE DE UM PERÍODO PANDÊMICO TIVEMOS QUE NOS DESDOBRAR PARA ADICIONAR AO ENSINO, METODOLOGIAS CRIATIVAS E EFICIENTES PARA REALIZAÇÃO DA AULA CUJO TEMA FOI DITADURA MILITAR NO BRASIL. UTILIZAMOS A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POIS A MÚSICA FACILITA A QUEBRAR O QUE JÁ É NOTÓRIO E FIXO  SOBRE QUALQUER TEMA EM SALA DE AULA, DEIXANDO DE LADO OS MATERIAIS DIDÁTICOS TRADICIONAIS, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, FAZENDO COM QUE DE FORMA ESPONTÂNEA ELES ADENTRASSEM AO CONTEÚDO DA AULA, INDAGANDO OS FATOS QUE ALI ERAM EXPOSTOS.  FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO BITTENCOURT (2008), VALENTE (2020), FREITAS (2020), ENTRE OUTROS, OS QUAIS FORAM A BASE TEÓRICA DO NOSSO ARTIGO. ASSIM ALMEJAMOS TER COLABORADO COM O SABER DISCENTE DESTA ESCOLA, E TAMBÉM TER EVIDENCIADO QUE A MÚSICA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE METODOLOGIA E DE DOCUMENTO HISTÓRICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DITADURA MILITAR, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID317_10032022135308.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELANE SIVA DA CRUZ "
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "roselanecruz1997@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85307
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 317
    "titulo" => "ENSINO REMOTO, DITADURA MILITAR E O USO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA AULA DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POR MEIO DO ENSINO REMOTO DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEFM ZENÓBIO TOSCANO. POR TRATAR-SE DE UM PERÍODO PANDÊMICO TIVEMOS QUE NOS DESDOBRAR PARA ADICIONAR AO ENSINO, METODOLOGIAS CRIATIVAS E EFICIENTES PARA REALIZAÇÃO DA AULA CUJO TEMA FOI DITADURA MILITAR NO BRASIL. UTILIZAMOS A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POIS A MÚSICA FACILITA A QUEBRAR O QUE JÁ É NOTÓRIO E FIXO  SOBRE QUALQUER TEMA EM SALA DE AULA, DEIXANDO DE LADO OS MATERIAIS DIDÁTICOS TRADICIONAIS, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, FAZENDO COM QUE DE FORMA ESPONTÂNEA ELES ADENTRASSEM AO CONTEÚDO DA AULA, INDAGANDO OS FATOS QUE ALI ERAM EXPOSTOS.  FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO BITTENCOURT (2008), VALENTE (2020), FREITAS (2020), ENTRE OUTROS, OS QUAIS FORAM A BASE TEÓRICA DO NOSSO ARTIGO. ASSIM ALMEJAMOS TER COLABORADO COM O SABER DISCENTE DESTA ESCOLA, E TAMBÉM TER EVIDENCIADO QUE A MÚSICA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE METODOLOGIA E DE DOCUMENTO HISTÓRICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DITADURA MILITAR, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID317_10032022135308.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELANE SIVA DA CRUZ "
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "roselanecruz1997@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POR MEIO DO ENSINO REMOTO DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEFM ZENÓBIO TOSCANO. POR TRATAR-SE DE UM PERÍODO PANDÊMICO TIVEMOS QUE NOS DESDOBRAR PARA ADICIONAR AO ENSINO, METODOLOGIAS CRIATIVAS E EFICIENTES PARA REALIZAÇÃO DA AULA CUJO TEMA FOI DITADURA MILITAR NO BRASIL. UTILIZAMOS A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POIS A MÚSICA FACILITA A QUEBRAR O QUE JÁ É NOTÓRIO E FIXO SOBRE QUALQUER TEMA EM SALA DE AULA, DEIXANDO DE LADO OS MATERIAIS DIDÁTICOS TRADICIONAIS, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, FAZENDO COM QUE DE FORMA ESPONTÂNEA ELES ADENTRASSEM AO CONTEÚDO DA AULA, INDAGANDO OS FATOS QUE ALI ERAM EXPOSTOS. FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO BITTENCOURT (2008), VALENTE (2020), FREITAS (2020), ENTRE OUTROS, OS QUAIS FORAM A BASE TEÓRICA DO NOSSO ARTIGO. ASSIM ALMEJAMOS TER COLABORADO COM O SABER DISCENTE DESTA ESCOLA, E TAMBÉM TER EVIDENCIADO QUE A MÚSICA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE METODOLOGIA E DE DOCUMENTO HISTÓRICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.