O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85345 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO\r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA\r\n UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA\r\n ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM\r\n UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO\r\n DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS\r\n PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE\r\n ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA\r\n QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE\r\n FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA\r\n PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO\r\n BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS\r\n ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS\r\n RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM\r\n RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO REMOTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID335_10032022190232.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINA RAYANE GOMES BARBOSA " "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "linarayanegomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85345 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO\r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA\r\n UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA\r\n ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM\r\n UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO\r\n DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS\r\n PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE\r\n ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA\r\n QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE\r\n FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA\r\n PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO\r\n BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS\r\n ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS\r\n RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM\r\n RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO REMOTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID335_10032022190232.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINA RAYANE GOMES BARBOSA " "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "linarayanegomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }