O PRESENTE RELATÓRIO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR AS VIVÊNCIAS E AS EXPERIÊNCIA DE OITO ESTUDANTES BOLSISTAS DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FINANCIADO PELO PROGRAMA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, DO SUBGRUPO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NO QUAL TIVERAM AS SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS ANOS DE 2020 E 2021. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA-SE ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, NA QUAL PROCURA FAZER UMA SÍNTESE E ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS MOTIVAÇÕES, TENSÕES E EXPECTATIVAS PARA O INÍCIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO QUAL O PROGRAMA TEVE O INTUITO DE APRESENTAR AOS BOLSISTAS O COTIDIANO EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, TORNOU-SE NECESSÁRIA A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONA-VÍRUS (COVID-19) NA EDUCAÇÃO. SUSTENTAM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO AUTORES COMO: FREIRE (2013), LIBÂNEO (1992), MORAN (2017), PASINI (2020), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO PERPASSAM PELA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO; ASSIM COMO AS PREOCUPAÇÕES DOS RESIDENTES QUE VEEM NO ENSINO REMOTO UMA OPORTUNIDADE PARA VIVENCIAR O ENSINO À DISTÂNCIA E ADQUIRIR NA SOCIABILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS COM A PROFESSORA PRECEPTORA A SEGURANÇA NECESSÁRIA PARA ATUAREM DE FORMA MAIS AUTÔNOMA.