Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA, PANDEMIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Comunicação Oral (CO) GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85173
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 57
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS"
    "resumo" => "O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS     QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA, PANDEMIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID57_26022022102415.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA ANACLETO "
    "autor_nome_curto" => "MACAIBA"
    "autor_email" => "thiago.anacleto@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85173
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 57
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS"
    "resumo" => "O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS     QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA, PANDEMIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID57_26022022102415.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA ANACLETO "
    "autor_nome_curto" => "MACAIBA"
    "autor_email" => "thiago.anacleto@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.