O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES.