RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85173 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS" "resumo" => "O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA, PANDEMIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID57_26022022102415.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA ANACLETO " "autor_nome_curto" => "MACAIBA" "autor_email" => "thiago.anacleto@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85173 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 57 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ADVERSIDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADA NA DOCENCIA DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS" "resumo" => "O SEGUINTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR LIMITES CAUSADOS PELO O ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM VI?S DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E POSSIBILIDADES NA RELA??O TEORIA-PR?TICA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, DESTACANDO-SE AS ALTERNATIVAS DE ENSINO APRESENTADAS PELOS DOCENTES ORIENTADORES DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) E A NECESSIDADE DE DEBATES SOBRE O MESMO. CONSIDERANDO SER OS PRIMEIROS ANOS DO PROGRAMA DE FORMA REMOTA, FAZ NECESS?RIO UMA DISCUSS?O ACERCA DO OBJETIVO DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA O PROGRAMA RP POSSIBILITOU ?S RESIDENTES EXPERI?NCIAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE FORMA??O, OU SEJA, A METODOLOGIA CONSISTIU DE IN?CIO A OBSERVA??ES E ADAPTA??O NO CONTEXTO DE PESQUISA, RELATOS DE EXPERI?NCIA NO PLANO DE ATIVIDADES DAS VIV?NCIAS DURANTE A PARTICIPA??O NO PROGRAMA. COMO RESULTADOS, PODEMOS TIRAR CONCLUS?ES, POR MEIO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, TANTO NA OBSERVA??O, QUANTO NA REG?NCIA, QUE O ENSINO REMOTO AINDA N?O ? CAPAZ DE SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL, UMA VEZ QUE IMERS?O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? MUITO ESCASSA. MESMO COM ESSA DIFICULDADE DE IMERS?O S?O POSTAS SITUA??ES REAIS QUE EXIGEM DECIS?ES QUE SERVEM PARA O AMADURECIMENTO PROFISSIONAL E COM ISSO O RP FOI FUNDAMENTAL PARA AO FIM DO CURSO DE GEOGRAFIA CONCLUIRMOS COM PERSPECTIVAS MAIOR DO QUE ? SER PROFESSOR E SABER LIDAR COM AS ADVERSIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA, PANDEMIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID57_26022022102415.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA ANACLETO " "autor_nome_curto" => "MACAIBA" "autor_email" => "thiago.anacleto@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }