ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA
DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS
POLÍMEROS NATURAIS
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85360 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 32 "titulo" => """ ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA \r\n DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS \r\n POLÍMEROS NATURAIS """ "resumo" => "A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, A MEIO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS RESULTA NA DESMOTIVAÇÃO COM A DISCIPLINA. NESTE TRABALHO O OBJETIVO FOI ELABORAR UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS NATURAIS. PARTICIPARAM DA AULA ALUNOS DA 3° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL TÉCNICA NO ESTADO DA PARAÍBA TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM MODALIDADE REMOTA ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A AULA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS POLÍMEROS NATURAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE UM DIÁLOGO QUE FOI ABERTO NO FINAL DA AULA ONDE OS ALUNOS PUDERAM INTERAGIR COM PERGUNTAS, CURIOSIDADES E DÚVIDAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA ONDE OS POLÍMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, PERMITIU GERAR NO ESTUDANTE UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "POLÍMEROS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID32_10032022202727.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISA KAROLAINE DANTAS SOARES" "autor_nome_curto" => "LAISA" "autor_email" => "laisadantas1@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85360 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 32 "titulo" => """ ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA \r\n DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS \r\n POLÍMEROS NATURAIS """ "resumo" => "A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, A MEIO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS RESULTA NA DESMOTIVAÇÃO COM A DISCIPLINA. NESTE TRABALHO O OBJETIVO FOI ELABORAR UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS NATURAIS. PARTICIPARAM DA AULA ALUNOS DA 3° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL TÉCNICA NO ESTADO DA PARAÍBA TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM MODALIDADE REMOTA ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A AULA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS POLÍMEROS NATURAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE UM DIÁLOGO QUE FOI ABERTO NO FINAL DA AULA ONDE OS ALUNOS PUDERAM INTERAGIR COM PERGUNTAS, CURIOSIDADES E DÚVIDAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA ONDE OS POLÍMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, PERMITIU GERAR NO ESTUDANTE UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "POLÍMEROS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID32_10032022202727.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISA KAROLAINE DANTAS SOARES" "autor_nome_curto" => "LAISA" "autor_email" => "laisadantas1@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }