RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19.
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85317 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTEGRA REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB, JUNTO A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NESSA TURMA, EVIDENCIANDO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A APRENDIZAGEM COM FOCO NA LUDICIDADE. PARA TANTO, FEZ-SE USO DE UMA METODOLOGIA ALICERÇADA NO DIÁLOGO E NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITASSEM O ACESSO DAS CRIANÇAS AS ATIVIDADES, SUPERANDO OS LIMITES E AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELA COVID-19. COMO FUNDAMENTO, UTILIZOU-SE DAS LEITURAS DE TEXTOS COMO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), AS REFLEXÕES DE PAULO FREIRE (2004), HENDLER (2010), ENTRE OUTROS. AO ANALISAR OS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES EXISTENTES EM RELAÇÃO AO ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS, A AÇÃO DOCENTE ENCONTROU SUBSÍDIOS NO APORTE DE VIDEOAULAS EXPLICATIVAS, VIA WHATSAPP E ATIVIDADES IMPRESSAS, COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DOS LIMITES IMPOSTOS PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS III DA UEPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO DOCENTE., PANDEMIA DA COVID-19., TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID137_10032022152850.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARITYÇA DA SILVA LINDOLFO" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iarityca.lindolfo@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85317 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTEGRA REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB, JUNTO A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NESSA TURMA, EVIDENCIANDO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A APRENDIZAGEM COM FOCO NA LUDICIDADE. PARA TANTO, FEZ-SE USO DE UMA METODOLOGIA ALICERÇADA NO DIÁLOGO E NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITASSEM O ACESSO DAS CRIANÇAS AS ATIVIDADES, SUPERANDO OS LIMITES E AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELA COVID-19. COMO FUNDAMENTO, UTILIZOU-SE DAS LEITURAS DE TEXTOS COMO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), AS REFLEXÕES DE PAULO FREIRE (2004), HENDLER (2010), ENTRE OUTROS. AO ANALISAR OS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES EXISTENTES EM RELAÇÃO AO ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS, A AÇÃO DOCENTE ENCONTROU SUBSÍDIOS NO APORTE DE VIDEOAULAS EXPLICATIVAS, VIA WHATSAPP E ATIVIDADES IMPRESSAS, COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DOS LIMITES IMPOSTOS PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS III DA UEPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO DOCENTE., PANDEMIA DA COVID-19., TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID137_10032022152850.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARITYÇA DA SILVA LINDOLFO" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iarityca.lindolfo@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }