ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (RP) NAS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA E SUA APLICAÇÃO COM O CONTEÚDO “POSIÇÃO RELATIVA ENTRE PONTO E CIRCUNFERÊNCIA”. EXPLANA COMO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM AJUDADO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19, UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FACILITAR A APLICAÇÃO DAS AULAS E AMENIZAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS. SUA ELABORAÇÃO ACONTECEU POR OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM UMA DAS REGÊNCIAS NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO/PB, EM QUE SE PERCEBEU QUE OS ESTUDANTES REAGIRAM POSITIVAMENTE COM A METODOLOGIA APLICADA E A FORMA COM A QUAL O CONTEÚDO FOI TRABALHADO. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, E OS DADOS FORAM RECOLHIDOS DE FORMA DESCRITIVA E INTERPRETATIVA. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE FUNDAMENTOU O ESTUDO FOI UM ENTRELAÇAMENTO ENTRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.