O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) BUSCA ESTIMULAR A APROXIMAÇÃO ENTRE FUTUROS(AS) EDUCADORES E A SALA DE AULA, VISANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DA PRÁTICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO. O SEGUINTE PROJETO FOI REALIZADO EM CURITIBA/PR, NO COLÉGIO ESTADUAL NEWTON FERREIRA DA COSTA, PRIMARIAMENTE EM DUAS TURMAS DO 1° ANO E, POSTERIORMENTE, DESSAS, APENAS UMA DAS TURMAS. NOS ANOS DE 2020 E 2021, O PROCESSO DE VIRTUALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA FOI ADOTADO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 EM VÁRIAS ESFERAS. ENTRE ELAS, A ESFERA DA EDUCAÇÃO, TEVE COMO UMA CONSEQUÊNCIA A DIMINUIÇÃO DAS INTERAÇÕES ENTRE OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS). COM ISSO, A SALA DE AULA TORNOU-SE MAIS MECÂNICA E OBSERVOU-SE UMA REDUÇÃO TANTO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES QUANTO DOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE OS (AS) EDUCADORES (AS) E EDUCANDOS (AS). PARA COMPREENDER MELHOR ESSA REALIDADE, DADOS A RESPEITO DESSAS RELAÇÕES ENTRE OS (AS) SUJEITOS, FORAM COLETADOS EM UMA PESQUISA QUALITATIVA COM GRADUANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE BÁSICA DE ENSINO. A PESQUISA FOI FOCADA EM DISCUTIR OS IMPACTOS QUE AS RELAÇÕES PESSOAIS E SOCIAIS TÊM NA MANUTENÇÃO DE REDES DE APOIO NA VIDA DOS (AS) ESTUDANTES, LEVANDO EM CONTA TAMBÉM O CONTEXTO PANDÊMICO. A PESQUISA COM OS (AS) GRADUANDOS (AS) DA UFPR CONSISTIU NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES A RESPEITO DA VIVÊNCIA DO DISCENTE ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA, SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS E QUAIS PESSOAS OU INSTITUIÇÕES FORAM OS PRINCIPAIS APOIOS. COM OS (AS) GRADUANDOS (AS) TAMBÉM FORAM LEVANTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEUS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO E QUAIS FORAM SEUS IMPACTOS EM SEU FUTURO. A PESQUISA FOI APLICADA DE MANEIRA VIRTUAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. JÁ COM OS (AS) PROFESSORES (AS) DA REDE BÁSICA, FORAM FEITAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PERGUNTAS QUE TINHAM COMO OBJETIVO ENTENDER A RELAÇÃO DO (DA) PROFESSOR (A) COM A ESCOLA, COM O ENTORNO ESCOLAR, E COM OS SEUS ESTUDANTES PARA PODER ANALISAR QUAL A IMPORTÂNCIA DESSAS RELAÇÕES, AO SEREM PRÓXIMAS OU NÃO. TAMBÉM FORAM COLETADOS COM ESSES PROFESSORES ALGUNS RELATOS SOBRE MOMENTOS VIVIDOS NA RELAÇÃO INTERPESSOAL QUE MARCARAM SUAS CARREIRAS E QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO PARA O APRENDIZADO. OS (AS) DOCENTES SE REUNIRAM COM OS ELABORADORES DA PESQUISA EM UMA REUNIÃO VIRTUAL PELO GOOGLE MEET, E SUAS RESPOSTAS FORAM GRAVADAS E TRANSCRITAS POSTERIORMENTE PARA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISES. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS A RESPEITO DAS FRAGILIDADES QUE A PANDEMIA IMPÔS SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS, O PIBID TEVE COMO OBJETIVO A RECUPERAÇÃO DO CONTATO ENTRE OS AGENTES ENVOLVIDOS NA RELAÇÃO EM SALA DE AULA. PARA ISSO, A ALTERNATIVA UTILIZADA FOI A DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA, EM FORMATO DE QUIZZES. BUSCOU-SE, COM ISSO, FAZER COM QUE OS PARTICIPANTES DA AULA AUMENTASSEM SEU INTERESSE NO CONTEÚDO E, POR CONSEQUÊNCIA, SUA PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA. A CRIAÇÃO DOS QUIZZES FOI FEITA A PARTIR DE FERRAMENTAS ON-LINE COMO O KAHOOT!, WORDWALL, QUIZUR E POWERPOINT E SUA UTILIZAÇÃO FOI FEITA DENTRO DO CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA. COMO RESULTADOS DESSES PROCESSOS, OBSERVOU-SE QUE OS JOGOS CRIADOS PARA SEREM APLICADOS EM SALA ATINGIRAM O AUMENTO DA LUDICIDADE, RECUPERANDO A INTERAÇÃO COM OS DISCENTES E TRAZENDO MAIOR INTERAÇÃO NOS PROCESSOS DE APRENDIZADO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UM AUMENTO NO NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES PRESENTES NA SALA DE AULA, NA QUAL PRATICAMENTE TRIPLICOU, ACOMPANHADO DE UMA MAIOR ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS E PROATIVIDADE EM SALA DE AULA. INTERAÇÃO ESSA QUE SE MANTEVE MESMO APÓS A FINALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E UTILIZAÇÃO DOS JOGOS. A PESQUISA BASEOU-SE NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO ESTUDANDO OS CONCEITOS DA PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO SOCIAL, QUE EM RESUMO, VISAM A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE E AMBIENTE SOCIAL QUE CERCEIA A ESCOLA, TAMBÉM DISPONDO DE UM CONJUNTO DE IDEAIS DE SOCIALIZAÇÃO DOS (AS) ADOLESCENTES NO MEIO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. SENDO ASSIM, OS DADOS DEMONSTRAM QUE O ÂMBITO ESCOLAR EXERCE UMA FUNÇÃO INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO SOCIAL, SENDO O PRIMEIRO CONTATO DO INDIVÍDUO COM UM NÚCLEO EXTERNO A FAMÍLIA E TENDO O (A) DOCENTE COMO REPRESENTANTE NÃO SÓ DA ESCOLA, MAS SIM DO ESTADO. COM ISSO EM VISTA, OBSERVOU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA SEJA CONSIDERADA NÃO COMO UM MÓDULO SEPARADO DA ESFERA SOCIAL, MAS COMO PARTE DELA, INSERIDA EM UM CONTEXTO QUE INFLUI SOBRE A VIDA DE ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS (AS) DAS INSTITUIÇÕES. É UM AMBIENTE DE FORMAÇÃO CIDADÃ, QUE DEVE DISCORRER E ATUAR SOBRE A VIDA DOS (AS) ESTUDANTES, PROMOVENDO A CRIAÇÃO DE REDES DE APOIO DE DIVERSAS FORMAS. É PRECISO OLHAR PARA O (A) ESTUDANTE COMO UM SER-HUMANO QUE É ATINGIDO PELO AMBIENTE EM QUE VIVE E NÃO COMO UM RECEPTÁCULO DE ABSORÇÃO DE CONTEÚDOS, NA QUAL CONSIDERA-SE TAMBÉM SUAS OPINIÕES E CONVICÇÕES. TAMBÉM FOI ANALISADO A ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO QUE INCLUIRIAM A LUDICIDADE, ESSENCIAL PARA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE INTERATIVO ONDE LAÇOS SOCIAIS SÃO MANTIDOS E REDES DE APOIO FORTALECIDAS, COM ISSO DANDO UM VIÉS MAIS HUMANO À SALA DE AULA E TORNANDO, A PASSAGEM DOS (AS) ESTUDANTES PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, MAIS SIGNIFICATIVA.