O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE OPORTUNIZA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO VIVENCIAR O FAZER DOCENTE E AINDA CONTRIBUIR NO APRENDIZADO DE COMPONENTES CURRICULARES COMPLEXOS, TAIS COMO A BIOQUÍMICA. AQUI OBJETIVAMOS VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS ATIVIDADES DA MONITORIA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, CRIADOS NO GOOGLE FORMS E DISPONIBILIZADOS PELO WHATSAPP AOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA. UM DOS QUESTIONÁRIOS FOI APLICADO NO INÍCIO E OUTRO AO FINAL DA DISCIPLINA, POIS VISAMOS IDENTIFICAR A EVOLUÇÃO DA VISÃO DOS GRADUANDOS SOBRE A MONITORIA. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE AO FINAL DA DISCIPLINA 100% DOS DISCENTES RELATARAM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOQUÍMICA E DA MONITORIA NA DISCIPLINA, CARACTERIZANDO-A COMO ÓTIMA/EXCELENTE. QUANDO SE AVALIOU A ATUAÇÃO DO MONITOR E DE SUAS METODOLOGIAS 100% DOS DISCENTES DEFINIRAM COMO ÓTIMAS/EXCELENTES E AINDA PONTUARAM QUE OS RECURSOS UTILIZADOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, MAIS DE 70% DOS DISCENTES RELATARAM QUE O MONITOR CONSEGUIU AUXILIAR NAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTATOU-SE, AINDA, QUE A MONITORIA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E QUE PROPORCIONA UM INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE DOCENTE, MONITOR E DISCENTES, CONTRIBUINDO ASSIM, DE FORMA AMPLA, TANTO PARA O AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA QUANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO MONITOR.