ENSINAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84719 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1001 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA" "resumo" => "O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE OPORTUNIZA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO VIVENCIAR O FAZER DOCENTE E AINDA CONTRIBUIR NO APRENDIZADO DE COMPONENTES CURRICULARES COMPLEXOS, TAIS COMO A BIOQUÍMICA. AQUI OBJETIVAMOS VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS ATIVIDADES DA MONITORIA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, CRIADOS NO GOOGLE FORMS E DISPONIBILIZADOS PELO WHATSAPP AOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA. UM DOS QUESTIONÁRIOS FOI APLICADO NO INÍCIO E OUTRO AO FINAL DA DISCIPLINA, POIS VISAMOS IDENTIFICAR A EVOLUÇÃO DA VISÃO DOS GRADUANDOS SOBRE A MONITORIA. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE AO FINAL DA DISCIPLINA 100% DOS DISCENTES RELATARAM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOQUÍMICA E DA MONITORIA NA DISCIPLINA, CARACTERIZANDO-A COMO ÓTIMA/EXCELENTE. QUANDO SE AVALIOU A ATUAÇÃO DO MONITOR E DE SUAS METODOLOGIAS 100% DOS DISCENTES DEFINIRAM COMO ÓTIMAS/EXCELENTES E AINDA PONTUARAM QUE OS RECURSOS UTILIZADOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, MAIS DE 70% DOS DISCENTES RELATARAM QUE O MONITOR CONSEGUIU AUXILIAR NAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTATOU-SE, AINDA, QUE A MONITORIA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E QUE PROPORCIONA UM INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE DOCENTE, MONITOR E DISCENTES, CONTRIBUINDO ASSIM, DE FORMA AMPLA, TANTO PARA O AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA QUANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO MONITOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENSINO REMOTO, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1001_25102021193016.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ APARECIDO DE SOUSA BERNARDINO LEITE" "autor_nome_curto" => "ZE" "autor_email" => "joose4739@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA/EDUCAÇÃO SUPERIOR CAMPUS PRINCESA ISABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84719 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1001 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA" "resumo" => "O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE OPORTUNIZA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO VIVENCIAR O FAZER DOCENTE E AINDA CONTRIBUIR NO APRENDIZADO DE COMPONENTES CURRICULARES COMPLEXOS, TAIS COMO A BIOQUÍMICA. AQUI OBJETIVAMOS VERIFICAR OS IMPACTOS DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB- CAMPUS PRINCESA ISABEL. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS ATIVIDADES DA MONITORIA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, CRIADOS NO GOOGLE FORMS E DISPONIBILIZADOS PELO WHATSAPP AOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA. UM DOS QUESTIONÁRIOS FOI APLICADO NO INÍCIO E OUTRO AO FINAL DA DISCIPLINA, POIS VISAMOS IDENTIFICAR A EVOLUÇÃO DA VISÃO DOS GRADUANDOS SOBRE A MONITORIA. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE AO FINAL DA DISCIPLINA 100% DOS DISCENTES RELATARAM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOQUÍMICA E DA MONITORIA NA DISCIPLINA, CARACTERIZANDO-A COMO ÓTIMA/EXCELENTE. QUANDO SE AVALIOU A ATUAÇÃO DO MONITOR E DE SUAS METODOLOGIAS 100% DOS DISCENTES DEFINIRAM COMO ÓTIMAS/EXCELENTES E AINDA PONTUARAM QUE OS RECURSOS UTILIZADOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, MAIS DE 70% DOS DISCENTES RELATARAM QUE O MONITOR CONSEGUIU AUXILIAR NAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTATOU-SE, AINDA, QUE A MONITORIA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E QUE PROPORCIONA UM INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE DOCENTE, MONITOR E DISCENTES, CONTRIBUINDO ASSIM, DE FORMA AMPLA, TANTO PARA O AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA QUANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO MONITOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENSINO REMOTO, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1001_25102021193016.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ APARECIDO DE SOUSA BERNARDINO LEITE" "autor_nome_curto" => "ZE" "autor_email" => "joose4739@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA/EDUCAÇÃO SUPERIOR CAMPUS PRINCESA ISABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }