NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, JUNTO AO PROGRAMA DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, UM DOS OBJETIVOS É A PARTICIPAÇÃO PLENA DOS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPERIMENTAR PRÁTICAS DOCENTES QUE SUPEREM OS PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO FOI REALIZADA UMA PESQUISA RELATIVA A JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR O OBJETO DE CONHECIMENTO, NÚMEROS INTEIROS, E FOI APRESENTADA UMA VIVÊNCIA QUE EXEMPLIFICA A PRÁTICA DOCENTE COM JOGO MATEMÁTICO ORIGINAL, NOMEADO SUDOTIX NOS SÉTIMOS ANOS. O JOGO DE TABULEIRO FOI INSPIRADO EM OUTROS TRÊS JOGOS: SUDOKU, MATIX E QUADRADO MÁGICO. A TEMÁTICA DO JOGO NOS PERMITIU TRABALHAR COM OS OBJETOS DE CONHECIMENTO: ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS, NOÇÃO DE PLANO CARTESIANO, OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. O JOGO FOI APLICADO NA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO, DEVIDO A PANDEMIA COVID-19. O PROFESSOR (BOLSISTA DO NÚCLEO) ATUOU COMO MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA DIFERENCIADA DO PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO TRADICIONAL DE MATEMÁTICA. OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A DESENVOLVER O PENSAMENTO ARITMÉTICO. ELES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DAS AULAS, MOTIVARAM-SE A FAZER AS OPERAÇÕES E PROPUSERAM DIFERENTES ESTRATÉGIAS A FIM DE ATINGIR O OBJETIVO DO JOGO.