A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPINA GRANDE-PB: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8358 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1101 "inscrito_id" => 3616 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPINA GRANDE-PB: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "A UEPB cria através da resolução do Conselho Universitário (CONSUNI) o Campus “Dom José Maria Pires”, dentro do complexo prisional Serrotão, inaugurado em agosto de 2013. O mesmo começa a funcionar, com Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa, envolvendo professores e alunos da UEPB, desenvolvendo ações educativas para apenados e apenadas, e fortalecendo o processo de formação cidadã dos alunos e professores envolvidos na experiência. Objetiva oferecer oportunidades de ressocialização através da promoção da saúde, do acesso à educação, da formação para o trabalho que contribuam com a redução da reincidência prisional e a construção de perspectivas de novos projetos de vida ao sair da prisão. Desta forma contemplando a educação formal e informal que segundo Ireland (2011) enfatiza a necessidade das práticas pedagógicas complementares no processo de formação e desenvolvimento educacional das pessoas privadas de liberdade. São ações nas áreas de Serviço Social, Educação Física, Odontologia, Direito e Educação, já que produzem resultados concretos, tais como a aprovação de reeducandos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que participam do programa preparatório para o ENEM (Pró-Enem). Ressalta-se que apesar das fortes relações de poder que ali são exercidas, mesmo admitindo-se um processo de tomada de decisões, bastante centralizado no Estado, há de modo geral, um reconhecimento manifesto acerca do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM PRISÃO, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO CIDADÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_00_54_28_idinscrito_3616_7f523d78b5e74ad7dddf5c86f2a11378.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LINDACI GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MLINDACI G SOUZA" "autor_email" => "lindaci26@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8358 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1101 "inscrito_id" => 3616 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPINA GRANDE-PB: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "A UEPB cria através da resolução do Conselho Universitário (CONSUNI) o Campus “Dom José Maria Pires”, dentro do complexo prisional Serrotão, inaugurado em agosto de 2013. O mesmo começa a funcionar, com Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa, envolvendo professores e alunos da UEPB, desenvolvendo ações educativas para apenados e apenadas, e fortalecendo o processo de formação cidadã dos alunos e professores envolvidos na experiência. Objetiva oferecer oportunidades de ressocialização através da promoção da saúde, do acesso à educação, da formação para o trabalho que contribuam com a redução da reincidência prisional e a construção de perspectivas de novos projetos de vida ao sair da prisão. Desta forma contemplando a educação formal e informal que segundo Ireland (2011) enfatiza a necessidade das práticas pedagógicas complementares no processo de formação e desenvolvimento educacional das pessoas privadas de liberdade. São ações nas áreas de Serviço Social, Educação Física, Odontologia, Direito e Educação, já que produzem resultados concretos, tais como a aprovação de reeducandos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que participam do programa preparatório para o ENEM (Pró-Enem). Ressalta-se que apesar das fortes relações de poder que ali são exercidas, mesmo admitindo-se um processo de tomada de decisões, bastante centralizado no Estado, há de modo geral, um reconhecimento manifesto acerca do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM PRISÃO, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO CIDADÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_00_54_28_idinscrito_3616_7f523d78b5e74ad7dddf5c86f2a11378.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LINDACI GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MLINDACI G SOUZA" "autor_email" => "lindaci26@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }