Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE PLANOS DE OFICINAS NA MODALIDADE REMOTA

Palavra-chaves: PLANOS DE OFICINA, PLANEJAMENTO E PANDEMIA;, COVID-19, PLANEJAMENTO NA MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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TENDO COMO PROPOSTA INICIAL A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE OFICINAS REMOTAS, DEPAROU-SE COM MUDANÇAS DURANTE O TRAJETO. DENTRE ESTE RELATO, ACOMPANHA UMA VISÃO MAIS ESPECÍFICA DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DE OFICINA PARA O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19. PARA ESTA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE OFICINA, DISTRIBUI-SE O TRABALHO EM 11 PASSOS, ISTO É, DEFINIÇÃO DOS TRIOS, DEFINIÇÃO DO TEMA, ESCOLHA DO MATERIAL, DEFINIÇÃO DE ANO E MODALIDADE DE ENSINO, REDAÇÃO DO PLANEJAMENTO, ENTREGA AOS PROFESSORES ORIENTADORES E PRECEPTOR, CORREÇÕES NECESSÁRIAS, PREPARAÇÃO DA OFICINA PRÉVIA DAS OFICINAS, APLICAÇÃO DAS OFICINAS E DISCUSSÕES COM OS DEMAIS RESIDENTES, PASSOS QUE FORAM SEGUIDOS NA RESPECTIVA ORDEM, PARA QUE O RIGOR DO TRABALHO FOSSE MANTIDO. TENDO COMO TEMÁTICA O DESENHO ANIMADO, A TAREFA DE EXECUTAR UMA OFICINA RELACIONANDO A MATEMÁTICA COM O DESENHO ANIMADO FOI A PRINCÍPIO MUITO DESAFIADORA, POIS NÃO SURGIAM IDEIAS DE COMO FAZER ESSA RESOLUÇÃO. EM REUNIÕES DO TRIO, PENSOU-SE EM TRABALHAR A ESTRUTURA DOS FRAMES DOS DESENHOS ANIMADOS E A RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA. CONTUDO, O CONTEÚDO SERIA DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO AOS ALUNOS. SURGIU ENTÃO A IDEIA DE TRABALHAR-SE COM ALGUM DESENHO ANIMADO QUE TRABALHASSE ESPECIFICAMENTE COM MATEMÁTICA E, ASSIM, ESCOLHEU-SE O DESENHO CYBERCHASE: A CORRIDA DO ESPAÇO (2002) . CYBERCHASE CONTA A HISTÓRIA DE TRÊS AMIGOS, MATHEUS, INÊS E JACK, QUE VIAJAM PELO CYBERSPAÇO RESOLVENDO PROBLEMAS. OS AMIGOS SÃO AJUDADOS POR PLACA-MÃE E DIGITO, E PROCURAM UM ANTÍDOTO PARA O VÍRUS QUE O VILÃO HACKER INSTALOU NA PLACA-MÃE. HACKER É ESPERTO E AUXILIADO POR BUG E DELETO, SEUS COMPARSAS. TODOS OS EPISÓDIOS DO DESENHO TÊM COMO OBJETIVO RESOLVER ALGUM PROBLEMA MATEMÁTICO, ABORDANDO ASSUNTOS COMO FRAÇÕES, MÚLTIPLOS E DIVISORES, ÁREA DE POLÍGONOS, PROBABILIDADE, SEQUENCIAS, SISTEMA DECIMAL, LÓGICA, COMBINAÇÃO, SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ENTRE OUTROS. A TEMÁTICA DO DESENHO É PAUTADA NA TENDENCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (DCE, 2008), VISTO QUE OS PERSONAGENS TEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS QUE APARECEM EM SEU COTIDIANO. PARA A EXECUÇÃO DA OFICINA, OPTOU-SE PELO EPISÓDIO 18 INTITULADO “RESOLVENDO PROBLEMAS EM SHANGRILÁ”. OS CYBERAMIGOS, HACKER E SEUS CAPANGAS CAEM EM UM CYBER MUNDO CHAMADO SHANGRILÁ. PARA SEREM LIBERTADOS ELES PRECISAVAM VENCER DUAS PARTIDAS DE UM MESMO JOGO. O JOGO ERA SIMPLES, EXISTIAM 15 DRAGÕES, SENDO 1 DELES VERMELHO E OS DEMAIS VERDES. A CADA RODADA, A EQUIPE PODERIA RETIRAR UM, DOIS OU TRÊS DRAGÕES E QUEM FICASSE COM O DRAGÃO VERMELHO AO FINAL DO JOGO SERIA O PERDEDOR. OS CYBERAMIGOS COMPETIRIAM CONTRA HACKER E SEUS CAPANGAS. A OFICINA FOI PLANEJADA EM CIMA DO JOGO, PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESPECIAL, 6º E 7º ANO. PARA A REDAÇÃO DO PLANO DE OFICINA, FOI UTILIZADA UMA PLATAFORMA ONLINE, QUE POSSIBILITOU O TRIO ESCREVER AO MESMO TEMPO REMOTAMENTE. TOMAMOS O CUIDADO DE DAR UMA SEQUÊNCIA LÓGICA AO PLANO DE OFICINA, PARA QUE NOSSO OBJETIVO FOSSE ALCANÇADO (SANTOS 2015). O TEMA DO NOSSO PLANEJAMENTO FOI UTILIZANDO O DESENHO ANIMADO PARA TRABALHAR MATEMÁTICA, TENDO COMO CONTEÚDO MÚLTIPLOS E DIVISORES. COMO OBJETIVO PRINCIPAL OS ALUNOS PRECISAVAM IDENTIFICAR OS MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM PROBLEMA CONTEXTUALIZADO EM UM DESENHO ANIMADO. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO ELES PRECISARIAM RECONHECER OS NÚMEROS CONSIDERADOS CRÍTICOS QUE SERÃO CITADOS NA PROBLEMÁTICA DA OFICINA, UTILIZAR ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ENVOLVENDO MÚLTIPLOS E DIVISORES E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO MÚLTIPLOS E DIVISORES. AS OFICINAS FORAM APLICADAS NOS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO, NO TURNO MATUTINO, COM AS TRÊS ESCOLAS CAMPO DE UM MUNICÍPIO NO OESTE DO PARANÁ. A PRINCÍPIO, A OFICINA HAVIA SIDO PENSADA PARA O SISTEMA REMOTO. CONTUDO, AS ESCOLAS HAVIAM ENTRADO EM SISTEMA DE RODÍZIO, OU SEJA, PARTE DOS ALUNOS ESTAVAM EM SALA NAQUELES DIAS E A OUTRA PARTE ASSISTINDO A AULA REMOTAMENTE. ASSIM, FORAM NECESSÁRIAS ALGUMAS ADAPTAÇÕES. NOS DOIS DIAS TEVE-SE IMPREVISTOS. POR FIM, AO DISCUTIU-SE COM OS DEMAIS RESIDENTES E ORIENTADORES OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA APLICAÇÃO DE OFICINAS REMOTAS. POSITIVAMENTE, PODE-SE ALCANÇAR MAIS ALUNOS AO MESMO TEMPO, PERMITINDO UMA TROCA DE EXPERIENCIAS ENTRE ESCOLAS. NEGATIVAMENTE, OS PROBLEMAS COM AS TECNOLOGIAS ACABAM POR ATRAPALHAR, ISTO É, INTERNET FRACA OU CAINDO E TRAVAMENTO DE EQUIPAMENTOS. A EXPERIÊNCIA A VIVENCIADA FOI DE MUTUO APRENDIZADO, POIS AO MESMO TEMPO QUE OS ALUNOS REVISARAM ALGO JÁ APRENDIDO, PERMITIU TAMBÉM AOS RESIDENTES, QUASE PROFESSORES, QUE DOCÊNCIA DEVE ESTAR EM CONSTANTE RENOVAÇÃO, SEMPRE BUSCANDO NOVOS MEIOS QUE AUXILIEM O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A PREOCUPAÇÃO DE TRANSMITIR O CONTEÚDO EM UMA OFICINA PARA UMA TURMA “INVISÍVEL” FOI GRANDE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A MANEIRA COMO SERIA FEITO. POR FIM, FEZ-SE REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DESSE ENSINO REMOTO POSTO FORÇADAMENTE POR UMA PANDEMIA, AS DIFICULDADES QUE ALGUNS ALUNOS ENCONTRARAM POR FALTA DE ACESSO, BEM COMO A POUCA PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE VIERAM PARA AJUDAR. A MAIOR REFLEXÃO FEITA É O PENSAMENTO DE COMO SERÁ NOSSO TRABALHO PÓS PANDEMIA, ESPERANDO QUE HAJA MUDANÇAS NESSE ENSINO TRADICIONAL DE GIZ E QUADRO, QUE O PLANEJAMENTO SEJA PENSADO NÃO SÓ PARA OS MOMENTOS EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM PARA MOMENTOS EXTERNOS E QUE O PROCESSO AVALIATIVO NÃO SEJA MERAMENTE “DAR NOTAS”, MAS UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES E AVANÇOS DOS ALUNOS. QUANTO AS OFICINAS, QUE SEJA POSSÍVEL O PROFESSOR ABRIR-SE PARA NOVAS POSSIBILIDADES, VERIFICANDO QUE HÁ O DESENHO ANIMADO COMO MEIO DE ENSINO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NESTE PRESENTE TRABALHO PROCEDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES ENTRE OS MESES DE ABRIL E SETEMBRO DE 2021. AO CURSAR UMA LICENCIATURA, SABE-SE DA IMPORTANTE FASE A QUAL É NECESSÁRIO PASSAR, O ESTÁGIO OU NO PRESENTE CASO, A RESIDÊNCIA. A RESIDÊNCIA, SEGUNDO O DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS É UM “PERÍODO DE PRÁTICA MÉDICA, OBRIGATÓRIA E ESPECIALIZADA, APÓS A CONCLUSÃO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA, GERALMENTE FEITA NUM HOSPITAL.”, MAS TRAZENDO PARA A LICENCIATURA, A RESIDÊNCIA É UM PERÍODO A QUAL UM ALUNO DE LICENCIATURA ATUA COMO PROFESSOR ANTES DE SUA FORMAÇÃO. CONTUDO, O PERÍODO DE RESIDÊNCIA NO ANO DE 2021 FOI TOTALMENTE DIFERENTE, CHEIO DE INCERTEZAS, POR CONTA DA PANDEMIA DO COVID-19 E COM ISSO TODA METODOLOGIA PARA UMA OFICINA PRECISOU SER REPENSADA, ESTUDADA E MUDADA. COM ESTA SITUAÇÃO QUESTIONOU-SE A POSSIBILIDADE DE FAZER UMA OFICINA EM MEIO A PANDEMIA. TENDO COMO PROPOSTA INICIAL A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE OFICINAS REMOTAS, DEPAROU-SE COM MUDANÇAS DURANTE O TRAJETO. DENTRE ESTE RELATO, ACOMPANHA UMA VISÃO MAIS ESPECÍFICA DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DE OFICINA PARA O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19. PARA ESTA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE OFICINA, DISTRIBUI-SE O TRABALHO EM 11 PASSOS, ISTO É, DEFINIÇÃO DOS TRIOS, DEFINIÇÃO DO TEMA, ESCOLHA DO MATERIAL, DEFINIÇÃO DE ANO E MODALIDADE DE ENSINO, REDAÇÃO DO PLANEJAMENTO, ENTREGA AOS PROFESSORES ORIENTADORES E PRECEPTOR, CORREÇÕES NECESSÁRIAS, PREPARAÇÃO DA OFICINA PRÉVIA DAS OFICINAS, APLICAÇÃO DAS OFICINAS E DISCUSSÕES COM OS DEMAIS RESIDENTES, PASSOS QUE FORAM SEGUIDOS NA RESPECTIVA ORDEM, PARA QUE O RIGOR DO TRABALHO FOSSE MANTIDO. TENDO COMO TEMÁTICA O DESENHO ANIMADO, A TAREFA DE EXECUTAR UMA OFICINA RELACIONANDO A MATEMÁTICA COM O DESENHO ANIMADO FOI A PRINCÍPIO MUITO DESAFIADORA, POIS NÃO SURGIAM IDEIAS DE COMO FAZER ESSA RESOLUÇÃO. EM REUNIÕES DO TRIO, PENSOU-SE EM TRABALHAR A ESTRUTURA DOS FRAMES DOS DESENHOS ANIMADOS E A RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA. CONTUDO, O CONTEÚDO SERIA DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO AOS ALUNOS. SURGIU ENTÃO A IDEIA DE TRABALHAR-SE COM ALGUM DESENHO ANIMADO QUE TRABALHASSE ESPECIFICAMENTE COM MATEMÁTICA E, ASSIM, ESCOLHEU-SE O DESENHO CYBERCHASE: A CORRIDA DO ESPAÇO (2002) . CYBERCHASE CONTA A HISTÓRIA DE TRÊS AMIGOS, MATHEUS, INÊS E JACK, QUE VIAJAM PELO CYBERSPAÇO RESOLVENDO PROBLEMAS. OS AMIGOS SÃO AJUDADOS POR PLACA-MÃE E DIGITO, E PROCURAM UM ANTÍDOTO PARA O VÍRUS QUE O VILÃO HACKER INSTALOU NA PLACA-MÃE. HACKER É ESPERTO E AUXILIADO POR BUG E DELETO, SEUS COMPARSAS. TODOS OS EPISÓDIOS DO DESENHO TÊM COMO OBJETIVO RESOLVER ALGUM PROBLEMA MATEMÁTICO, ABORDANDO ASSUNTOS COMO FRAÇÕES, MÚLTIPLOS E DIVISORES, ÁREA DE POLÍGONOS, PROBABILIDADE, SEQUENCIAS, SISTEMA DECIMAL, LÓGICA, COMBINAÇÃO, SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ENTRE OUTROS. A TEMÁTICA DO DESENHO É PAUTADA NA TENDENCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (DCE, 2008), VISTO QUE OS PERSONAGENS TEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS QUE APARECEM EM SEU COTIDIANO. PARA A EXECUÇÃO DA OFICINA, OPTOU-SE PELO EPISÓDIO 18 INTITULADO “RESOLVENDO PROBLEMAS EM SHANGRILÁ”. OS CYBERAMIGOS, HACKER E SEUS CAPANGAS CAEM EM UM CYBER MUNDO CHAMADO SHANGRILÁ. PARA SEREM LIBERTADOS ELES PRECISAVAM VENCER DUAS PARTIDAS DE UM MESMO JOGO. O JOGO ERA SIMPLES, EXISTIAM 15 DRAGÕES, SENDO 1 DELES VERMELHO E OS DEMAIS VERDES. A CADA RODADA, A EQUIPE PODERIA RETIRAR UM, DOIS OU TRÊS DRAGÕES E QUEM FICASSE COM O DRAGÃO VERMELHO AO FINAL DO JOGO SERIA O PERDEDOR. OS CYBERAMIGOS COMPETIRIAM CONTRA HACKER E SEUS CAPANGAS. A OFICINA FOI PLANEJADA EM CIMA DO JOGO, PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESPECIAL, 6º E 7º ANO. PARA A REDAÇÃO DO PLANO DE OFICINA, FOI UTILIZADA UMA PLATAFORMA ONLINE, QUE POSSIBILITOU O TRIO ESCREVER AO MESMO TEMPO REMOTAMENTE. TOMAMOS O CUIDADO DE DAR UMA SEQUÊNCIA LÓGICA AO PLANO DE OFICINA, PARA QUE NOSSO OBJETIVO FOSSE ALCANÇADO (SANTOS 2015). O TEMA DO NOSSO PLANEJAMENTO FOI UTILIZANDO O DESENHO ANIMADO PARA TRABALHAR MATEMÁTICA, TENDO COMO CONTEÚDO MÚLTIPLOS E DIVISORES. COMO OBJETIVO PRINCIPAL OS ALUNOS PRECISAVAM IDENTIFICAR OS MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM PROBLEMA CONTEXTUALIZADO EM UM DESENHO ANIMADO. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO ELES PRECISARIAM RECONHECER OS NÚMEROS CONSIDERADOS CRÍTICOS QUE SERÃO CITADOS NA PROBLEMÁTICA DA OFICINA, UTILIZAR ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ENVOLVENDO MÚLTIPLOS E DIVISORES E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO MÚLTIPLOS E DIVISORES. AS OFICINAS FORAM APLICADAS NOS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO, NO TURNO MATUTINO, COM AS TRÊS ESCOLAS CAMPO DE UM MUNICÍPIO NO OESTE DO PARANÁ. A PRINCÍPIO, A OFICINA HAVIA SIDO PENSADA PARA O SISTEMA REMOTO. CONTUDO, AS ESCOLAS HAVIAM ENTRADO EM SISTEMA DE RODÍZIO, OU SEJA, PARTE DOS ALUNOS ESTAVAM EM SALA NAQUELES DIAS E A OUTRA PARTE ASSISTINDO A AULA REMOTAMENTE. ASSIM, FORAM NECESSÁRIAS ALGUMAS ADAPTAÇÕES. NOS DOIS DIAS TEVE-SE IMPREVISTOS. POR FIM, AO DISCUTIU-SE COM OS DEMAIS RESIDENTES E ORIENTADORES OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA APLICAÇÃO DE OFICINAS REMOTAS. POSITIVAMENTE, PODE-SE ALCANÇAR MAIS ALUNOS AO MESMO TEMPO, PERMITINDO UMA TROCA DE EXPERIENCIAS ENTRE ESCOLAS. NEGATIVAMENTE, OS PROBLEMAS COM AS TECNOLOGIAS ACABAM POR ATRAPALHAR, ISTO É, INTERNET FRACA OU CAINDO E TRAVAMENTO DE EQUIPAMENTOS. A EXPERIÊNCIA A VIVENCIADA FOI DE MUTUO APRENDIZADO, POIS AO MESMO TEMPO QUE OS ALUNOS REVISARAM ALGO JÁ APRENDIDO, PERMITIU TAMBÉM AOS RESIDENTES, QUASE PROFESSORES, QUE DOCÊNCIA DEVE ESTAR EM CONSTANTE RENOVAÇÃO, SEMPRE BUSCANDO NOVOS MEIOS QUE AUXILIEM O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A PREOCUPAÇÃO DE TRANSMITIR O CONTEÚDO EM UMA OFICINA PARA UMA TURMA “INVISÍVEL” FOI GRANDE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A MANEIRA COMO SERIA FEITO. POR FIM, FEZ-SE REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DESSE ENSINO REMOTO POSTO FORÇADAMENTE POR UMA PANDEMIA, AS DIFICULDADES QUE ALGUNS ALUNOS ENCONTRARAM POR FALTA DE ACESSO, BEM COMO A POUCA PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE VIERAM PARA AJUDAR. A MAIOR REFLEXÃO FEITA É O PENSAMENTO DE COMO SERÁ NOSSO TRABALHO PÓS PANDEMIA, ESPERANDO QUE HAJA MUDANÇAS NESSE ENSINO TRADICIONAL DE GIZ E QUADRO, QUE O PLANEJAMENTO SEJA PENSADO NÃO SÓ PARA OS MOMENTOS EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM PARA MOMENTOS EXTERNOS E QUE O PROCESSO AVALIATIVO NÃO SEJA MERAMENTE “DAR NOTAS”, MAS UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES E AVANÇOS DOS ALUNOS. QUANTO AS OFICINAS, QUE SEJA POSSÍVEL O PROFESSOR ABRIR-SE PARA NOVAS POSSIBILIDADES, VERIFICANDO QUE HÁ O DESENHO ANIMADO COMO MEIO DE ENSINO.

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