Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ROLE PLAYING GAME: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA SOB ENFOQUE CTS

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O RPG ABORDA TAREFAS QUE PERMITEM A PRODUÇÃO DE CONFLITOS COGNITIVOS ENTRE OS GRUPOS, COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E POSICIONAMENTOS, EXPONDO OS ALUNOS A NOVOS PENSAMENTOS, O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ALÉM DE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO ACERCA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES COMO CONSTRUTORES DE CONHECIMENTO PERMITE QUE OS MESMOS DEIXEM DE SER OBSERVADORES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE A TURMA, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA A ACT. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DO RPG FAVORECEM A INTERDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, INDO ALÉM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRADICIONAL.  O ENFOQUE CTS VEM DE ENCONTRO A ESSA PROPOSTA, SUPERANDO O ENSINO DE BIOLOGIA DESVINCULADO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL, MAS SIM, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CAPAZES DE APLICAR EM SEU COTIDIANO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DE MODO A TRANSFORMAR A SUA REALIDADE. ENSINAR AOS ALUNOS SOBRE TRANSGENIA, SOB ESTA PERSPECTIVA, PERMITE CONTEXTUALIZAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E CONCEITOS, BEM COMO, PROMOVER UMA DISCUSSÃO TECNOLÓGICA, SOCIAL E CULTURAL ACERCA DISSO. A PESQUISA ADOTOU A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E FOI REALIZADA DURANTE O MÊS DE AGOSTO DE 2021. A AMOSTRA DA PESQUISA CONSTITUIU-SE DE UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COMPOSTA POR 26 ALUNOS, DE UM COLÉGIO PÚBLICO DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA – PARANÁ. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIOS DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS, REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 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POSTERIORMENTE, OS DISCENTES TIVERAM UMA AULA PARA PESQUISAR EM ARTIGOS, NOTÍCIAS E VÍDEOS, INFORMAÇÕES QUE OS AUXILIASSEM A PREPARAR OS ARGUMENTOS PARA O DEBATE, RESSALTANDO QUE ESSA PESQUISA DEVERIA SER BASEADA EXCLUSIVAMENTE NO PAPEL A SER INTERPRETADO. O RPG OCORREU NA AULA SEGUINTE, CONTANDO COM AS DUAS PROFESSORAS RESIDENTES E A PROFESSORA PRECEPTORA COMO JURADAS E MEDIADORAS DO DEBATE. NA NARRATIVA DO RPG, OS PARTICIPANTES DEVERIAM TRAZER ARGUMENTOS, DE MANEIRA QUE O PAPEL DO GRUPO FOSSE DEVIDAMENTE DESEMPENHADO NO MOMENTO DO DEBATE. NO PRIMEIRO MOMENTO DA FALA, CADA GRUPO (CIENTISTAS, AGRICULTORES E SOCIEDADE, CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS AOS TRANSGÊNICOS) TIVERAM 5 MINUTOS PARA EXPOR SEUS ARGUMENTOS. ASSIM QUE OS CIENTISTAS FAVORÁVEIS REALIZARAM A SUA EXPOSIÇÃO INICIAL, O GRUPO CONTRÁRIO TEVE DIREITO A 3 MINUTOS DE RÉPLICA E OS CIENTISTAS FAVORÁVEIS A 3 MINUTOS DE TRÉPLICA. ESSA MESMA SEQUÊNCIA DE DEBATES OCORREU PARA OS DEMAIS GRUPOS. DE FORMA COM QUE TODOS OS PERSONAGENS TIVESSEM O IGUAL DIREITO DE EXPRESSAREM SEUS POSICIONAMENTOS ÀS DEMAIS EQUIPES. NO DECORRER DO DEBATE AS PROFESSORAS TOMARAM NOTA DAS FALAS DOS ALUNOS, ANUNCIANDO AO FIM SE FORAM OS GRUPOS FAVORÁVEIS OU CONTRÁRIOS AOS TRANSGÊNICOS QUE SE SAÍRAM MELHOR E VENCERAM O DEBATE. O PÓS-TESTE CONSISTIU NAS MESMAS PERGUNTAS DO PRÉ-TESTE, SENDO APLICADO CERCA DE UM MÊS DEPOIS DA REALIZAÇÃO DO DEBATE, PARA ANALISAR SE, DE FATO, O RPG CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO SOBRE TRANSGÊNICOS E PARA A ACT DOS ESTUDANTES. DOS 21 ALUNOS QUE REALIZARAM O PRÉ-TESTE, 38,9% NÃO SABIAM O QUE ERAM OS TRANSGÊNICOS E NÃO TENTARAM LEVANTAR HIPÓTESES QUANTO AO QUE PODERIA SER, PROVAVELMENTE POR NÃO TEREM ESTUDADO ANTERIORMENTE OU POR RECEIO DE ERRAR. DA MESMA FORMA, 38,9% ALUNOS LEVANTARAM HIPÓTESES PARA TENTAR EXPLICAR O QUE SÃO OS TRANSGÊNICOS, ENQUANTO QUE 19,04% DESTES TROUXERAM RESPOSTAS SIGNIFICATIVAS SOBRE O TEMA. EM RELAÇÃO À PESQUISA DOS ALUNOS PARA REALIZAR O DEBATE, TODOS OS GRUPOS BUSCARAM NA INTERNET ALGUM ARGUMENTO PARA EMBASAR SEU POSICIONAMENTO, SENDO QUE 3 GRUPOS CITARAM AS FONTES E UTILIZARAM DADOS ESTATÍSTICOS. QUANTO AO DEBATE NO FORMATO RPG, TODOS OS GRUPOS APRESENTARAM ARGUMENTOS CONSISTENTES, SENDO, AO FINAL, DECIDIDO QUE OS CIENTISTAS CONTRÁRIOS SE SAÍRAM MELHOR, DEVIDO A UMA MAIOR ARGUMENTAÇÃO SOBRE O TEMA PROPOSTO, USO MELHOR DE SEU TEMPO E FALA PAUTADA EM SEU PAPEL SOCIAL NO DEBATE. AO CONTRÁRIO DO OUTRO GRUPO DE CIENTISTAS A FAVOR, OS QUAIS USARAM ALGUNS ARGUMENTOS CABÍVEIS AOS AGRICULTORES. O GRUPO DOS AGRICULTORES A FAVOR VENCEU PELA QUALIDADE DOS ARGUMENTOS, SENDO QUE O GRUPO CONTRA PERDEU POR OPTAREM POR NÃO USAR O TEMPO DA TRÉPLICA. JÁ O GRUPO DA SOCIEDADE A FAVOR FOI O QUE GANHOU, PELAS MESMAS RAZÕES DOS GRUPOS ANTERIORES. NO QUE DIZ RESPEITO AO PÓS-TESTE, 100% LEVANTOU HIPÓTESES PARA TENTAR EXPLICAR O QUE SÃO OS TRANSGÊNICOS, SENDO QUE 85,71% DESTES TROUXERAM RESPOSTAS SIGNIFICATIVAS SOBRE O TEMA. NO PÓS-TESTE FOI MAIS EXPLORADO O CONCEITO E EXEMPLOS DE TRANSGÊNICOS NAS RESPOSTAS, EVIDENCIANDO QUE MESMO APÓS UM TEMPO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, ELES LEMBRARAM-SE DO QUE FOI APRENDIDO SOBRE O ASSUNTO. ASSIM, CONCLUIU-SE QUE O RPG AUXILIOU NO ENSINO SOBRE OS TRANSGÊNICOS, DIALOGANDO COM O ENFOQUE CTS E PROMOVENDO A ACT, BEM COMO, ESTIMULOU OS ALUNOS A PESQUISAREM E DESENVOLVEREM UM PENSAMENTO CRÍTICO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE CONTRIBUIR PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DOS INDIVÍDUOS, ASSIM, O ROLE PLAYING GAME (RPG) CONSTITUI-SE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE PODE SER UTILIZADA PARA PROMOVÊ-LA. O TEMA “TRANSGÊNICOS” É ABORDADO DENTRO DO CONTEÚDO DAS BIOTECNOLOGIAS E DIALOGA COM O ENSINO SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), UMA VEZ QUE TRAZ DISCUSSÕES DO COTIDIANO PARA DENTRO DA SALA DE AULA. POR SER UM TEMA QUE GERA CONTROVÉRSIAS POR CONCEPÇÕES DISTINTAS, AO OPORTUNIZAR QUE O ALUNO INTERPRETE UM PAPEL E ESTUDE PARA DESEMPENHÁ-LO, POSSIBILITA-SE QUE ELE FORMULE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES COM BASE NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SUPERANDO O SENSO COMUM. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O USO DO RPG PARA DEBATER SOBRE OS TRANSGÊNICOS E, ASSIM, CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS. O RPG ABORDA TAREFAS QUE PERMITEM A PRODUÇÃO DE CONFLITOS COGNITIVOS ENTRE OS GRUPOS, COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E POSICIONAMENTOS, EXPONDO OS ALUNOS A NOVOS PENSAMENTOS, O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ALÉM DE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO ACERCA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES COMO CONSTRUTORES DE CONHECIMENTO PERMITE QUE OS MESMOS DEIXEM DE SER OBSERVADORES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE A TURMA, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA A ACT. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DO RPG FAVORECEM A INTERDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, INDO ALÉM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRADICIONAL. O ENFOQUE CTS VEM DE ENCONTRO A ESSA PROPOSTA, SUPERANDO O ENSINO DE BIOLOGIA DESVINCULADO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL, MAS SIM, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CAPAZES DE APLICAR EM SEU COTIDIANO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DE MODO A TRANSFORMAR A SUA REALIDADE. ENSINAR AOS ALUNOS SOBRE TRANSGENIA, SOB ESTA PERSPECTIVA, PERMITE CONTEXTUALIZAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E CONCEITOS, BEM COMO, PROMOVER UMA DISCUSSÃO TECNOLÓGICA, SOCIAL E CULTURAL ACERCA DISSO. A PESQUISA ADOTOU A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E FOI REALIZADA DURANTE O MÊS DE AGOSTO DE 2021. A AMOSTRA DA PESQUISA CONSTITUIU-SE DE UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COMPOSTA POR 26 ALUNOS, DE UM COLÉGIO PÚBLICO DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA – PARANÁ. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIOS DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS, REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS AULAS FORAM REALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO E ORGANIZADAS EM TRÊS ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU NA APLICAÇÃO DE UM PRÉ-TESTE PARA OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS, A SEGUNDA NA REALIZAÇÃO DO DEBATE SOBRE OS TRANSGÊNICOS E A TERCEIRA NA APLICAÇÃO DE UM PÓS-TESTE PARA COMPARAÇÃO DE RESULTADOS. O PRÉ-TESTE CONSISTIU EM DUAS PERGUNTAS ABERTAS, ACERCA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS BIOTECNOLOGIAS E OS TRANSGÊNICOS. PARA A EXECUÇÃO DO DEBATE, FORAM DEFINIDOS TRÊS PAPÉIS A SEREM INTERPRETADOS PELOS ALUNOS: AGRICULTORES, CIENTISTAS E SOCIEDADE. DENTRO DE CADA PAPEL HOUVE UMA DIVISÃO EM DOIS GRUPOS, OS CONTRÁRIOS AOS TRANSGÊNICOS E OS FAVORÁVEIS, TOTALIZANDO 6 GRUPOS. FOI EXPLICADO A METODOLOGIA PARA OS ALUNOS E OS MESMOS FORAM DIVIDIDOS POR MEIO DE SORTEIO EM CADA UM DESSES GRUPOS. POSTERIORMENTE, OS DISCENTES TIVERAM UMA AULA PARA PESQUISAR EM ARTIGOS, NOTÍCIAS E VÍDEOS, INFORMAÇÕES QUE OS AUXILIASSEM A PREPARAR OS ARGUMENTOS PARA O DEBATE, RESSALTANDO QUE ESSA PESQUISA DEVERIA SER BASEADA EXCLUSIVAMENTE NO PAPEL A SER INTERPRETADO. O RPG OCORREU NA AULA SEGUINTE, CONTANDO COM AS DUAS PROFESSORAS RESIDENTES E A PROFESSORA PRECEPTORA COMO JURADAS E MEDIADORAS DO DEBATE. NA NARRATIVA DO RPG, OS PARTICIPANTES DEVERIAM TRAZER ARGUMENTOS, DE MANEIRA QUE O PAPEL DO GRUPO FOSSE DEVIDAMENTE DESEMPENHADO NO MOMENTO DO DEBATE. NO PRIMEIRO MOMENTO DA FALA, CADA GRUPO (CIENTISTAS, AGRICULTORES E SOCIEDADE, CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS AOS TRANSGÊNICOS) TIVERAM 5 MINUTOS PARA EXPOR SEUS ARGUMENTOS. ASSIM QUE OS CIENTISTAS FAVORÁVEIS REALIZARAM A SUA EXPOSIÇÃO INICIAL, O GRUPO CONTRÁRIO TEVE DIREITO A 3 MINUTOS DE RÉPLICA E OS CIENTISTAS FAVORÁVEIS A 3 MINUTOS DE TRÉPLICA. ESSA MESMA SEQUÊNCIA DE DEBATES OCORREU PARA OS DEMAIS GRUPOS. DE FORMA COM QUE TODOS OS PERSONAGENS TIVESSEM O IGUAL DIREITO DE EXPRESSAREM SEUS POSICIONAMENTOS ÀS DEMAIS EQUIPES. NO DECORRER DO DEBATE AS PROFESSORAS TOMARAM NOTA DAS FALAS DOS ALUNOS, ANUNCIANDO AO FIM SE FORAM OS GRUPOS FAVORÁVEIS OU CONTRÁRIOS AOS TRANSGÊNICOS QUE SE SAÍRAM MELHOR E VENCERAM O DEBATE. O PÓS-TESTE CONSISTIU NAS MESMAS PERGUNTAS DO PRÉ-TESTE, SENDO APLICADO CERCA DE UM MÊS DEPOIS DA REALIZAÇÃO DO DEBATE, PARA ANALISAR SE, DE FATO, O RPG CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO SOBRE TRANSGÊNICOS E PARA A ACT DOS ESTUDANTES. DOS 21 ALUNOS QUE REALIZARAM O PRÉ-TESTE, 38,9% NÃO SABIAM O QUE ERAM OS TRANSGÊNICOS E NÃO TENTARAM LEVANTAR HIPÓTESES QUANTO AO QUE PODERIA SER, PROVAVELMENTE POR NÃO TEREM ESTUDADO ANTERIORMENTE OU POR RECEIO DE ERRAR. DA MESMA FORMA, 38,9% ALUNOS LEVANTARAM HIPÓTESES PARA TENTAR EXPLICAR O QUE SÃO OS TRANSGÊNICOS, ENQUANTO QUE 19,04% DESTES TROUXERAM RESPOSTAS SIGNIFICATIVAS SOBRE O TEMA. EM RELAÇÃO À PESQUISA DOS ALUNOS PARA REALIZAR O DEBATE, TODOS OS GRUPOS BUSCARAM NA INTERNET ALGUM ARGUMENTO PARA EMBASAR SEU POSICIONAMENTO, SENDO QUE 3 GRUPOS CITARAM AS FONTES E UTILIZARAM DADOS ESTATÍSTICOS. QUANTO AO DEBATE NO FORMATO RPG, TODOS OS GRUPOS APRESENTARAM ARGUMENTOS CONSISTENTES, SENDO, AO FINAL, DECIDIDO QUE OS CIENTISTAS CONTRÁRIOS SE SAÍRAM MELHOR, DEVIDO A UMA MAIOR ARGUMENTAÇÃO SOBRE O TEMA PROPOSTO, USO MELHOR DE SEU TEMPO E FALA PAUTADA EM SEU PAPEL SOCIAL NO DEBATE. AO CONTRÁRIO DO OUTRO GRUPO DE CIENTISTAS A FAVOR, OS QUAIS USARAM ALGUNS ARGUMENTOS CABÍVEIS AOS AGRICULTORES. O GRUPO DOS AGRICULTORES A FAVOR VENCEU PELA QUALIDADE DOS ARGUMENTOS, SENDO QUE O GRUPO CONTRA PERDEU POR OPTAREM POR NÃO USAR O TEMPO DA TRÉPLICA. JÁ O GRUPO DA SOCIEDADE A FAVOR FOI O QUE GANHOU, PELAS MESMAS RAZÕES DOS GRUPOS ANTERIORES. NO QUE DIZ RESPEITO AO PÓS-TESTE, 100% LEVANTOU HIPÓTESES PARA TENTAR EXPLICAR O QUE SÃO OS TRANSGÊNICOS, SENDO QUE 85,71% DESTES TROUXERAM RESPOSTAS SIGNIFICATIVAS SOBRE O TEMA. NO PÓS-TESTE FOI MAIS EXPLORADO O CONCEITO E EXEMPLOS DE TRANSGÊNICOS NAS RESPOSTAS, EVIDENCIANDO QUE MESMO APÓS UM TEMPO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, ELES LEMBRARAM-SE DO QUE FOI APRENDIDO SOBRE O ASSUNTO. ASSIM, CONCLUIU-SE QUE O RPG AUXILIOU NO ENSINO SOBRE OS TRANSGÊNICOS, DIALOGANDO COM O ENFOQUE CTS E PROMOVENDO A ACT, BEM COMO, ESTIMULOU OS ALUNOS A PESQUISAREM E DESENVOLVEREM UM PENSAMENTO CRÍTICO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.

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