O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR OS NOVOS CONTORNOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NO CENÁRIO A PARTIR DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, ONDE DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE TIVERAM QUE SE ADAPTAR, ENTRE ELAS: A EDUCAÇÃO. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, DE CADA ÁREA DO CONHECIMENTO, DESENVOLVE NO ALUNO A CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS PENSAMENTOS DE MANEIRA LÓGICA E AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE O CERCA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BUSCA OPORTUNIZAR ESSE APRENDIZADO, BEM COMO, PROMOVER A AJUDA AO BOLSISTA A EXERCER A CIDADANIA E DESENVOLVER A REFLEXÃO CRÍTICA QUE, SÃO FATORES NECESSÁRIOS À METODOLOGIA DINÂMICA NAS ESCOLAS PRÁTICA E CONTEXTUALIZADA O QUE CONTRIBUI PARA UM CARÁTER CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O FUTURO PROFISSIONAL. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS BOLSISTAS NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SUBPROJETOS: EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS INGLÊS E PEDAGOGIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES PAUTAR-SE-Á A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA BÁSICA É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, PROPORCIONAR AO INDIVÍDUO CONDIÇÕES DE CONHECER, VIVENCIAR, INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. FICA EVIDENCIADO QUE AO UTILIZAR-SE DE LEITURAS DIFERENCIADAS DE MUNDO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUI-SE PARA TORNAR ESSE ESPAÇO DE VIVÊNCIAS PRAZEROSAS. ESSE CONTATO DA UNIVERSIDADE COM O COTIDIANO ESCOLAR BUSCA DIAGNOSTICAR OS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, NAS RELAÇÕES INTER PESSOAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE DE FATO ALMEJA-SE ENQUANTO EDUCADORES – FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. A AVALIAÇÃO QUE SE FAZ DO CONJUNTO DE AÇÕES REALIZADAS É BASTANTE POSITIVA POR PERMITIR A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NA REALIDADE ESCOLAR E PELA RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COLETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. TEM-SE OBSERVADO NAS ESCOLAS QUE AINDA É COMUM A PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO E NA REPETIÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS. ESSA PRÁTICA DOCENTE EXIGE DO ALUNO UMA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO SE FOSSE VERDADES ABSOLUTAS E COM O TEMPO FOI-SE OBSERVANDO QUE ESSA PRÁTICA ATENDE APENAS A UMA CAMADA DA SOCIEDADE PRIVILEGIADA E SENDO ASSIM, NÃO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE QUE A INICIAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA ESCOLA TORNA-SE RELEVANTE COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA NOS SABERES DA DOCÊNCIA, OS QUAIS, EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS DO COTIDIANO, SUSTENTAM E POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO E PESQUISADOR, AO ARTICULAR CONTEXTOS MAIS AMPLOS, POR EXEMPLO, O ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PARCEIRAS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TERÃO QUE REVISITAR SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES E AS METODOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL, QUANTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. E ASSIM, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURGE COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE, FAVORECE A PARCERIA COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, AO INSERIR OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO UM PAPEL MAIS ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. FORAM ANALISADOS DECRETOS, PORTARIAS E RESOLUÇÕES PARA COMPREENDER O PANORAMA, SENDO ASSIM, O ENSINO PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES, COMO A ESTRUTURA HÍBRIDA, RODÍZIOS EM SALA DE AULA, ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E AULAS ON-LINE. SABENDO DISSO, OS AGENTES SOCIAIS QUE SOFREM COM ESSAS MUDANÇAS INCORPORAM ALÉM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS REGULARES, COMO TAMBÉM OS DISCENTES QUE ESTÃO CURSANDO A GRADUAÇÃO, UMA VEZ QUE SE TÊM OBRIGATORIAMENTE O ESTÁGIO, AO LADO DISSO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. EM RESUMO, O QUE SE PRETENDE É IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E ANALISAR AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, BEM COMO, ANALISAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. NESSE SENTIDO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUI NÃO SÓ PARA O GRADUANDO COMO TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA OS GRADUANDOS TEM-SE A OPORTUNIDADE DE ELABORAR E APLICAR DIFERENTES PROJETOS PEDAGÓGICOS, O QUE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO DE FORMA A ARTICULAR TEORIA COM A PRÁTICA, FAVORECENDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES DOS FAZERES DOCENTES, CONTEMPLANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. JÁ PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, ESTES, TERÃO CONTATO COMO NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA. ENQUANTO PARA OS ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO TAMBÉM FAVORECE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OBSERVA-SE QUE SÃO INÚMEROS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ACADÊMICOS E PROFESSORES PARA QUE SE CONSIGA DESENVOLVER UM TRABALHO QUE PROPORCIONE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO. LONGE DAS SALAS, O MOMENTO DE REINVENÇÃO MOSTROU-SE CURIOSO A PESQUISA, DE MANEIRA QUE SE BUSCOU INVESTIGAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO PANDÊMICO, A REALIDADE DOS PROFESSORES ATUANTES E RECEPÇÃO DOS ALUNOS.