COM O INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19, FOI-SE NECESSÁRIO RESSIGNIFICAR AS FORMAS E METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO. A ÁREA DE CIÊNCIAS ENFRENTA GRANDES DESAFIOS E UM DELES É A CONSTRUÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO PARA QUE HAJA A INTERAÇÃO DO ALUNO COM O CONTEÚDO.
O OBJETIVO PRINCIPAL DO PRESENTE TRABALHO FOI EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIES FINAIS, DURANTE O PERÍODO DE REGÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP).
A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE ROTEIROS DE ESTUDOS COM IMAGENS PARA COLORIR, PRANCHAS DE DESENHOS, JOGOS DE CRUZADINHA E FIGURAS PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS DOS ROTEIROS. PARA DAR MAIOR SUPORTE AOS ESTUDANTES, FORAM REALIZADAS AULAS ONLINE ATRAVÉS DO GOOGLE MEET UMA VEZ POR SEMANA, COMO PLANTÃO TIRA DÚVIDAS.
CONTUDO, COMPREENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO É UM PASSO IMPORTANTÍSSIMO PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE E QUE O ENSINO REMOTO ABRANGE SOLUÇÕES PARA METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO QUE SUPRE AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DIANTE DESTE MOMENTO PANDÊMICO.
A BUSCA POR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO, TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, MANTER O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL MESMO SENDO ATRAVÉS DE AULAS REMOTAS. DIANTE DISSO, AS METODOLOGIAS APLICADAS NO COLÉGIO LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE, TIVERAM RESULTADOS PROVEITOSOS EM RELAÇÃO AOS ROTEIROS DESENVOLVIDOS ANTES DA REGÊNCIA.