O PRESENTE TEXTO POSSUI COMO PROPÓSITO REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO FOLDER COM TURMAS NO ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM SEXTOS ANOS, POR MEIO DA EXPERIÊNCIA EM SALA DE COM A LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ESTUDOS DE LINGUAGEM E GRAMÁTICA CONSTITUÍDOS DENTRO DO MESMO GÊNERO. A PRODUÇÃO FOI BASEADA NAS CARACTERÍSTICAS DO FILÓSOFO BAKHTIN E SEU CONCEITO INTERACIONISTA, DESTA FORMA, NASCEU O TRABALHO DO GÊNERO FOLDER EM UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DE LINGUAGEM. COM O INTUITO DE EXPLORAR TEXTOS LITERÁRIOS LÚDICOS COM TURMAS INFANTIS PARA QUE O ALUNO CONSIGA ASSOCIAR INFORMAÇÕES DENTRO DO MESMO GÊNERO E DESENVOLVER-SE INTELECTUALMENTE. COM ESSA EXPERIÊNCIA, CONCLUÍMOS QUE TRABALHAR COM A IMAGINAÇÃO GERA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA VIDA DO ALUNO, E A ABORDAGEM EM QUESTÃO FUNCIONA COMO UM RECURSO INOVADOR DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO HOMEM, ASSIM O INDIVÍDUO TENDE A PENSAR POR SI SÓ, TORNAR-SE UM LEITOR CRÍTICO E NÃO APENAS INGERIR CONTEÚDO E REPRODUZI-LO.