COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO, AS DEMANDAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM LEVOU A UMA MUDANÇA NA CONCEPÇÃO DO DOCENTE QUE PRECISOU SER ALINHADA PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA NA EDUCAÇÃO, NECESSITANDO UM AJUSTE COM O QUE JÁ SABIA SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO, MAS AGORA COM A PERSONALIZAÇÃO PARA UM NOVO CONTEXTO VIRTUAL. NESTE TRABALHO SERÁ RELATADO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA, COMO UMA METODOLOGIA JÁ UTILIZADA NA EDUCAÇÃO, MAS AGORA NUMA PERSPECTIVA REMOTA. ESTA PRÁTICA, ABORDOU O TEMA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TRÊS AULAS SEQUENCIAIS REMOTAS, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO YOUTUBE, GAMIFICAÇÃO COM O USO DO WORD WALL E PESQUISAS VIRTUAIS. A PRIMEIRA AULA TEVE COMO TEMA “MEIO AMBIENTE” E ABORDOU OS CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE E SUAS CLASSIFICAÇÕES ATRAVÉS DE UMA AULA EXPOSITIVA COM APLICAÇÃO DE UM JOGO AVALIATIVO NO FINAL. A SEGUNDA AULA ABORDOU A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA AULA TAMBÉM EXPOSITIVA E AO FINAL FOI APLICADO UM TRABALHO DE PESQUISA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO. A ÚLTIMA AULA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TRATOU DE UM TEMA RELEVANTE PARA A SOCIEDADE QUE É A RECICLAGEM. AO FINAL DA AULA, FOI PASSADA UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE PESQUISA PARA OS ESTUDANTES. COM ESTE TRABALHO PERCEBEMOS QUE A APLICAÇÃO DA SD NO ENSINO REMOTO REQUER MAIS EXPERIMENTAÇÃO PARA SER EFETIVA.