Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6° AO 9° ANO, DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO (MA), PIBIDIANOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMA REALIZARAM UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA VIRTUAL, SOBRE A VIDA DA MATEMÁTICA MARIA LAURA MOUSINHO LEITE LOPES, COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROPORCIONAR AOS ALUNOS A VIVÊNCIA DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA, SOBRE A REFERIDA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA BRASILEIRA, ALÉM DE APRESENTAR IMPORTANTES CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES. AS ETAPAS DE EXECUÇÃO DA PESQUISA SE CONCENTRARAM NO ESTUDO DA HISTÓRIA DE VIDA DA PESQUISADORA, PLANEJAMENTO DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL, CONSTRUÇÃO DA APRESENTAÇÃO, APLICAÇÃO DA ATIVIDADE VIA GOOGLE MEET E AVALIAÇÃO FEITA POR QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS, COM OS PARTICIPANTES DA EXPOSIÇÃO. A APRESENTAÇÃO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS, TENDO EM VISTA QUE A ESCOLA FUNCIONA SOBRE O REGIME DE ALTERNÂNCIA E OS ALUNOS SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA ESCOLA. A ESCOLHA DA PESQUISADORA MARIA LAURA M. L. LOPES PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPOSIÇÃO SE DEU PELO DESEJO, EM HOMENAGEAR UMA MULHER NORDESTINA, MATEMÁTICA, ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, QUE FEZ GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA NO BRASIL. ANTES DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE,  A FIM DE MOTIVAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM, A ESCOLA RECEBEU CARTAZES DE DIVULGAÇÃO E FOI ENTREGUE A CADA PARTICIPANTE UM INGRESSO IMPRESSO. NO DIA DA EXECUÇÃO OS PARTICIPANTES FORAM DIRECIONADOS, PELO SUPERVISOR DA ESCOLA, A UMA SALA DE AULA PREPARADA, COM DATA SHOW, ONDE A COORDENADORA DE ÁREA DO PROJETO PIBID, CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E OS 08 PIBIDIANOS OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. OS ALUNOS FORAM RECEBIDOS AO SOM DA MÚSICA “SAUDADE DE PERNAMBUCO” DO CANTOR E COMPOSITOR LUIZ GONZAGA, A FIM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, TORNAR O ESPAÇO MAIS LEVE E DIVERTIDO AO MESMO TEMPO QUE ALUDIA AO ESTADO ONDE NOSSA HOMENAGEADA NASCEU. A APRESENTAÇÃO INICIOU-SE COM UMA INTERAÇÃO COM OS ALUNOS PARA IDENTIFICAR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, SOBRE O CONCEITO QUE ELES TINHAM QUANTO AO QUE É SER CIENTISTA, SEGUIDA DE UMA BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO. DURANTE A EXIBIÇÃO DA VIDA DA PESQUISADORA FORAM REALIZADAS ALGUMAS PERGUNTAS E UM JOGO DA MEMÓRIA VIRTUAL, A FIM DE QUE OS MESMOS PUDESSEM INTERAGIR COM OS PALESTRANTES, UMA CARACTERÍSTICA TÍPICA DAS EXPOSIÇÕES PRESENCIAIS. ESTA ETAPA TEVE UMA DURAÇÃO DE 40 MINUTOS. UM SEGUNDO MOMENTO DA ATIVIDADE CONFIGUROU-SE NA ENTREGA DE EXERCÍCIOS DO LIVRO CIENTISTAS PARA COLORIR, ELABORADO PELA ESCOLA DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI), ATRAVÉS DOS QUAIS OS PARTICIPANTES TIVERAM ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES. A TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA FOI A AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO REALIZADA POR UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS. OS 33 ALUNOS QUE VIVENCIARAM A ATIVIDADE PERTENCIAM ÀS TURMAS DO 8° (48,5%) E 9° ANO (51,5%), SENDO QUE 60,6% ERAM HOMENS E 39,4% MULHERES, COM IDADES VARIANDO ENTRE 13 A 16 ANOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE PARA 100% DOS PARTICIPANTES ESTA ERA A SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA. SEGUNDO AS RESPOSTAS OBTIDAS DOS ALUNOS, NO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO, POR MEIO DA EXPOSIÇÃO FOI POSSÍVEL APRENDER SOBRE A VIDA DA PESQUISADORA, APRENDER SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO E A IMPORTÂNCIA DOS CIENTISTAS E SUAS PESQUISAS. ALÉM DISSO, A APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA HOMENAGEADA FEZ COM QUE OS ALUNOS CONHECESSEM MAIS SOBRE A ROTINA E HISTÓRIA DE UMA PESQUISADORA E SE SENTISSEM INSPIRADOS A SER COMO ELA UM DIA. AO SEREM QUESTIONADOS SOBRE O QUE ELES GOSTARIAM QUE TIVESSE NUMA EXPOSIÇÃO, MUITOS ALUNOS RELATARAM O INTERESSE POR FAZEREM EXPERIMENTOS, O QUE COMPROVA A NECESSIDADE DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, OS TORNANDO MAIS INTERATIVOS. POR MEIO DAS AVALIAÇÕES, TAMBÉM FOI POSSÍVEL PERCEBER O INTERESSE DOS ALUNOS EM PARTICIPAR DE OUTRAS ATIVIDADES COMO ESSA. CONCLUI-SE QUE A EXECUÇÃO DA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA VIRTUAL SE CARACTERIZOU COMO UMA ESTRATÉGIA FACTÍVEL E FÉRTIL/PROPÍCIA PARA A PROMOÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FACILITADORA DO ENSINO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O ACESSO A MUSEUS E EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL É RESTRITO, SEJA PELA QUANTIDADE DE ESPAÇOS EXISTENTES OU POR SUAS LOCALIZAÇÕES. AO SE REFERIR ÀS ZONAS RURAIS, O CONTATO COM ESTES AMBIENTES, SE TORNA AINDA MENOR. A REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DESTA NATUREZA FAVORECE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, PROPORCIONAM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E GERAM A AMPLIAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA DOS PARTICIPANTES. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) INCENTIVA A DOCÊNCIA E O ENVOLVIMENTO DE LICENCIANDOS NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DURANTE O ANO DE 2021, AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOFRERAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, PROGRAMAS COMO O PIBID PRECISARAM SE REINVENTAR COM O PROPÓSITO DE INTEGRAR COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORES, DISCENTES E ESCOLAS NESTE NOVO CONTEXTO. 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A APRESENTAÇÃO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS, TENDO EM VISTA QUE A ESCOLA FUNCIONA SOBRE O REGIME DE ALTERNÂNCIA E OS ALUNOS SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA ESCOLA. A ESCOLHA DA PESQUISADORA MARIA LAURA M. L. LOPES PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPOSIÇÃO SE DEU PELO DESEJO, EM HOMENAGEAR UMA MULHER NORDESTINA, MATEMÁTICA, ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, QUE FEZ GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA NO BRASIL. ANTES DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, A FIM DE MOTIVAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM, A ESCOLA RECEBEU CARTAZES DE DIVULGAÇÃO E FOI ENTREGUE A CADA PARTICIPANTE UM INGRESSO IMPRESSO. NO DIA DA EXECUÇÃO OS PARTICIPANTES FORAM DIRECIONADOS, PELO SUPERVISOR DA ESCOLA, A UMA SALA DE AULA PREPARADA, COM DATA SHOW, ONDE A COORDENADORA DE ÁREA DO PROJETO PIBID, CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E OS 08 PIBIDIANOS OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. 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