Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DO BINGO COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: METODOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LUDICIDADE, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      COMO FORMA DE INOVAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E DESPERTAR INTERESSE DOS DISCENTES NAS\r\n
      AULAS DE BIOLOGIA, NOVOS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS VÊM SENDO UTILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA\r\n
      DOCENTE. DENTRE ELAS, DESTACAM-SE AS ATIVIDADES DE GAMIFICAÇÃO, COM A POSSIBILIDADE DE SER UMA IMPORTANTE ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RENOVANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR VEZES TRADICIONAIS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS SE CONSTITUEM PELA TRANSMISSÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDO, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS E ASSOCIAÇÃO COM O COTIDIANO DOS MESMOS, SISTEMATICAMENTE NÃO REFLETEM EM APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADO POR PARTE DO ESTUDANTE E NESTE SENTIDO É PAPEL DO PROFESSOR INVESTIGAR OS RECURSOS DIDÁTICOS QUE VIABILIZEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA OPORTUNIZANDO AO ALUNO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA E PROTAGONISTA. COMPETE AO DOCENTE PESQUISAR E OPORTUNIZAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE FAVORECEM CONDIÇÕES PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA EFICAZ, BUSCANDO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, COMO A GAMIFICAÇÃO. A GAMIFICAÇÃO É DEFENDIDA POR MUITOS PESQUISADORES E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É APONTADA COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, CLASSIFICADA COMO UMA ESTRATÉGIA ATIVA,\r\n
      ONDE O DISCENTE TEM TOTAL PARTICIPAÇÃO E CO-RESPONSABILIDADE NO SEU APRENDIZADO. CABE CONSIDERAR, QUE A GAMIFICAÇÃO NÃO CONSISTE EM UTILIZAR QUALQUER JOGO NA SALA DE AULA, E SIM TRANSFORMAR O JOGO EM CONTEÚDO, COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO DO CONTEÚDO E LUDICIDADE. AO TRANSPOR A GAMIFICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO É NECESSÁRIO UM ENGAJAMENTO VOLUNTÁRIO E COLABORATIVO DOS ALUNOS, ASPECTOS ESSES SÃO IMPORTANTES PARA A DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO DO DISCENTE PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA SIGNIFICATIVA. ALIÁS, A GAMIFICAÇÃO PROPORCIONA O USO DE PENSAMENTOS, DE ABORDAGENS, DE ELEMENTOS E DE\r\n
      IDEIAS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO, MELHORANDO A MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES. A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PODE SER UMA MANEIRA EFICIENTE DE CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM REFLETINDO ENTÃO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS INOVADORA, DINÂMICA E SIGNIFICATIVA. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA APLICAÇÃO METODOLÓGICA DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE UM JOGO DO TIPO “BINGO”, QUE POR CONSEGUINTE, TEVE INTUITO DE VERIFICAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO DOS ALUNOS E ALUNAS APÓS AS AULAS, ALÉM DE OBSERVAR OS PRÓS E CONTRAS SOBRE ESSA ATIVIDADE. A PRESENTE PESQUISA FOI APLICADA\r\n
      COM OS DISCENTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ. O BINGO FOI APLICADO COMO REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE O TEMA REINO ANIMALIA. O BINGO TRADICIONAL É CONSTITUÍDO POR CARTELAS, ELABORADAS DE DUAS MANEIRAS, TENDO COMO INTUITO ENGLOBAR O ENSINO REMOTO E PRESENCIAL. PORTANTO, UTILIZOU-SE A PLATAFORMA ONLINE BINGO BAKER PARA PRODUZIR AS CARTELAS PARA ALUNOS DO ENSINO REMOTO E PARA OS ALUNOS DO PRESENCIAL UTILIZOU-SE CARTELAS IMPRESSAS RETIRADAS DA PRÓPRIA PLATAFORMA BINGO BAKER. AS CARTELAS CONTINHAM PALAVRAS-CONCEITO SOBRE O TEMA REINO ANIMALIA TOTALIZANDO 16 PALAVRAS-CONCEITO. PARA CADA PALAVRA-CONCEITO HAVIAM DICAS QUE FORAM SENDO APRESENTADAS COM O AUXÍLIO DE SLIDES PARA OS ESTUDANTES, A PARTIR DESSAS DICAS OS ESTUDANTES ENCONTRAVAM AS PALAVRAS-CONCEITO CORRESPONDENTE NAS CARTELAS. ALGUMAS VEZES O DISCENTE NÃO TINHA DETERMINADA PALAVRA-CONCEITO NA SUA CARTELA, PORQUE AS CARTELAS NÃO ERAM IGUAIS, POIS FORAM EMBARALHADAS CERCA DE 24 PALAVRAS-CONCEITO E SOMENTE 16 APARECIAM EM CADA CARTELA, DESTE MODO NÃO HOUVE REPETIÇÕES DAS MESMAS. O JOGO CHEGAVA AO FIM QUANDO UM ESTUDANTE COMPLETAVA A CARTELA (CARTELA CHEIA), OU SEJA, MARCAVA POR PRIMEIRO TODOS AS PALAVRAS CONCEITO. SENDO ASSIM, AO CONCLUIR ESSA ETAPA DO JOGO TERIA QUE FALAR A PALAVRA BINGO EM VOZ ALTA, COMO DEMONSTRAÇÃO DE VENCER. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA CONCOMITANTEMENTE AO DESENVOLVIMENTO DO JOGO E TAMBÉM ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS ONLINE HOSPEDADOS NA PLATAFORMA GOOGLE (GOOGLE FORMS), DO TIPO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO DO TIPO BINGO. PARTICIPARAM DA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO E DA PESQUISA 15 (QUINZE) ESTUDANTES, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E 18 ANOS, ONDE 46% AFIRMARAM QUE JÁ TINHAM CONHECIMENTO SOBRE O BINGO E 54% NÃO. DENTRE OS PARTICIPANTES, 100% AFIRMARAM QUE GOSTARAM DO MÉTODO UTILIZADO PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS E CONSTARAM TER APRENDIDO MELHOR DESTA FORMA. OS ESTUDANTES (100%) TAMBÉM REVELARAM O DESEJO DE PARTICIPAR NOVAMENTE DE\r\n
      ATIVIDADES COMO ESSA DA GAMIFICAÇÃO TIPO BINGO. DURANTE A APLICAÇÃO DO BINGO VERIFICOU-SE A PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, PERCEPÇÕES ESSAS CONFIRMADAS NO PÓS-TESTE, ONDE 100% DOS ESTUDANTES GOSTARAM DA APLICAÇÃO E DA FORMA DE APRENDIZADO QUE A MESMA POSSIBILITA, ALÉM DE QUEREREM TER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE TIPO DE ATIVIDADE EM OUTRAS SITUAÇÕES ESCOLARES. COM ESSA PESQUISA PODE-SE CONCLUIR QUE HOUVE DE MODO POSITIVO GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA GAMIFICAÇÃO DO TIPO BINGO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO O BINGO UMA\r\n
      ÓTIMA ESCOLHA PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. ADEMAIS, ESPERASE COM A PESQUISA QUE MAIS PROFESSORES UTILIZEM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS PARA APLICAR O CONTEÚDO E REVISÁ-LO.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

COMO FORMA DE INOVAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E DESPERTAR INTERESSE DOS DISCENTES NAS AULAS DE BIOLOGIA, NOVOS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS VÊM SENDO UTILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. DENTRE ELAS, DESTACAM-SE AS ATIVIDADES DE GAMIFICAÇÃO, COM A POSSIBILIDADE DE SER UMA IMPORTANTE ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RENOVANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR VEZES TRADICIONAIS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS SE CONSTITUEM PELA TRANSMISSÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDO, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS E ASSOCIAÇÃO COM O COTIDIANO DOS MESMOS, SISTEMATICAMENTE NÃO REFLETEM EM APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADO POR PARTE DO ESTUDANTE E NESTE SENTIDO É PAPEL DO PROFESSOR INVESTIGAR OS RECURSOS DIDÁTICOS QUE VIABILIZEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA OPORTUNIZANDO AO ALUNO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA E PROTAGONISTA. 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