Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PERCEPÇÃO HERPETOLÓGICA CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PARTIR DE UMA ATIVIDADE BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: HERPETOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84581
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 1901
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO HERPETOLÓGICA CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PARTIR DE UMA ATIVIDADE BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE ASPECTOS MORFOL?GICOS E COMPORTAMENTAIS DE ANF?BIOS E R?PTEIS ALIADO AO SABER POPULAR, FAZ COM QUE AS PESSOAS N?O RECONHE?AM A FRAGILIDADE DESSES ANIMAIS E O QUANTO ESSES S?O V?TIMAS DA DEGRADA??O ECOSSIST?MICA. SABE-SE QUE ? NA EDUCA??O QUE TEMOS UM POLO PROP?CIO PARA A FORMA??O DE CONCEITOS ADEQUADOS SOBRE UMA DETERMINADA TEM?TICA, CONTUDO OBSERVA-SE QUE O AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM N?O ? UNICAMENTE ISOLADO NA CONSTRU??O DOS SUJEITOS. POR ISSO, DEVE-SE BUSCAR NAS ESCOLAS UM AMBIENTE IDEAL PARA A FORMA??O DE CONCEITOS DE ZOOLOGIA E EDUCA??O AMBIENTAL EM PROL DA BIODIVERSIDADE. O DESENVOLVIMENTO DESSES CONCEITOS DEVE SER PROPOSTO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILITANDO A CONSCIENTIZA??O QUANTO A RELEV?NCIA SOCIOECOL?GICA DA HERPETOFAUNA E DOS DEMAIS SERES VIVOS AO LONGO DE TODA EDUCA??O B?SICA. LOGO, PARTINDO DA TEM?TICA ?A RELA??O HOMEM-ANIMAL COM ENFOQUE EM ANF?BIOS E R?PTEIS?, NA PERSPECTIVA DE UMA ?EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA? DENTRO DO ENSINO DE CI?NCIAS, ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMA DE PESQUISA A SEGUINTE QUEST?O: ?QUAL A PERCEP??O DOS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS, NO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA (MG), UTILIZANDO UMA ESTRAT?GIA METODOL?GICA BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MPS)??. NESSE SENTIDO, A PARTIR DE CONCEITOS J? EXISTENTES NO IMAGIN?RIO POPULAR, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: ?VERIFICAR QUAL A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA QUE OS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO, DA CIDADE DE DIAMANTINA (MG), T?M SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS?. DESTE MODO, PARA ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL, T?M-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS: 1. ANALISAR AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA; E 2. CARACTERIZAR A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA. ESSA PESQUISA EST? FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO DE TR?S ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA, SITUADO NO VALE DO JEQUITINHONHA, INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EM SUMA, O PRESENTE ARTIGO ? DE GRANDE IMPORT?NCIA PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E EDUCA??O CR?TICA NA FORMA??O DO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA. A COMPREENS?O DAS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE ESTA TEM?TICA ? IMPORTANTE PARA QUE O ENSINO POSSA SER PENSADO E PLANEJADO FORMANDO CIDAD?OS PARTICIPATIVOS E CONSCIENTES DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. DESENVOLVER UMA EDUCA??O CIENT?FICA NA EDUCA??O B?SICA FAZ COM QUE OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER, ANALISAR E OPINAR SOBRE ASPECTOS NATURAIS, AMBIENTAIS, SOCIAIS E TECNOL?GICOS, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENT?FICO, NESTE CONTEXTO, UTILIZANDO A EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA COMO OBJETO MEDIATIZADOR. COMO METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA, FOI PRODUZIDO UMA OFICINA DE ANF?BIOS E R?PTEIS, ESTRUTURADA A PARTIR DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA (SD), BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), QUE BUSCOU ESTIMULAR O DI?LOGO, ENVOLVIMENTO E COOPERA??O DOS ESTUDANTES. O ENCONTRO FOI REALIZADO DE FORMA REMOTA PELO GOOGLE MEET NO M?S DE AGOSTO DE 2021. EM VISTA DE ALCAN?AR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, FORAM APLICADOS DOIS QUESTION?RIOS DURANTE A SD, SENDO UM PR?VIO AO EVENTO DA OFICINA E OUTRO POSTERIORMENTE. A AN?LISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), NO QUAL OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS PR?-ESTABELECIDAS: A) PERCEP??O DOS ESTUDANTES SOBRE HERPETOLOGIA (CARACTERIZA??O DOS ESTUDANTES SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS); B) COMPREENS?O AMBIENTAL DOS ESTUDANTES (PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOFAUNA). ESSE TRABALHO CONTOU COM A PARTICIPA??O DE 17 ALUNOS DURANTE A APLICA??O DO PRIMEIRO QUESTION?RIO, CONTUDO, PARA A SEGUNDA COLETA DOS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTION?RIO FINAL QUE SERIA APLICADO AO T?RMINO DA OFICINA QUE TINHA COMO PROPOSTA INVESTIGAR SE HOUVE MUDAN?A NA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ALUNOS REFERENTE A ESSES ANIMAIS, A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPA??O TOTAL DE ZERO (0) ESTUDANTES. A PARTIR DA AN?LISE DA PRIMEIRA CATEGORIA (A), FOI POSS?VEL RESPONDER AO PRIMEIRO OBJETIVO ESPEC?FICO PROPOSTO. APESAR DE TODOS OS ALUNOS TEREM AFIRMADO QUE J? TIVERAM CONTATO COM CONTE?DO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DURANTE SEUS ANOS ESCOLARES, MUITOS DELES APRESENTARAM DEFASAGEM NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, CONCEITOS B?SICOS COMO A DIFEREN?A ENTRE ANIMAIS PE?ONHENTOS E VENENOSOS AINDA N?O ESTAVAM CLAROS E A PRESEN?A DE CREN?AS POPULARES NO IMAGIN?RIO DESSES ALUNOS SE SOBREPUNHAM AO SABER CIENT?FICO, COMO POR EXEMPLO QUANDO LHE FORAM QUESTIONADOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE SAPOS ?ESPIRRAREM? LEITE QUE CEGA, OU DE SERPENTES QUE TEM A CAPACIDADE DE HIPNOTIZAR, NESSAS QUEST?ES UM N?MERO SIGNIFICATIVO DOS PESQUISADOS AFIRMARAM QUE ESSAS HIP?TESES SERIAM VERDADEIRAS. A SEGUNDA CATEGORIA (B), FOI CONSTRU?DA DE MODO QUE REUNISSE RESPOSTAS QUE CONVERGIAM PARA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES SOBRE OS ANF?BIOS E R?PTEIS. NA AN?LISE REALIZADA, FOI POSS?VEL VERIFICAR QUE MUITOS DOS ALUNOS T?M A CONSCI?NCIA DO PAPEL SOCIOECOL?GICO DESSES ANIMAIS, CONTUDO, QUAL SERIA ESSA FUN??O AINDA ESTAVA POUCO CLARO NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES. MUITOS RESPONDERAM DE FORMA DESTITU?DA, COM UMA VIS?O TOTALMENTE CENTRALIZADA EM ?NICO ASPECTO, NESSE CASO, A CADEIA ALIMENTAR, REDARGUINDO DE FORMA GEN?RICA E TRAZENDO RESPOSTAS INCOMPLETAS SOBRE A TEM?TICA ABORDADA, ONDE SEQUER EXPUSERAM O SER HUMANO COMO PARTE DO MEIO. AO SEREM QUESTIONADOS SE ESSES ANIMAIS APRESENTAVAM ALGUMA SERVENTIA AOS SERES HUMANOS, GRANDE PARTE DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE SIM, CONTUDO, ESSA INFORMA??O N?O EST? N?TIDA PARA OS PESQUISADOS, VISTO QUE, QUANDO FORAM INDAGADOS SOBRE A IMPORT?NCIA QUE ESSES ANIMAIS COMPORTAVAM PARA N?S, AS RESPOSTAS N?O ESTAVAM COERENTES COM A TEM?TICA, ONDE DIVERSOS ALUNOS N?O CONSEGUIRAM DIZER QUAL A UTILIDADE E OS QUE RESPONDERAM APRESENTARAM MUITAS ESPECULA??ES SOBRE O ASSUNTO, DE FORMA VAGA E INCONGRUENTE. NESSE SENTIDO, P?DE-SE OBSERVAR QUE AS CREN?AS SOCIAIS SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DIFICULTAM A DIVULGA??O E O SABER FAZER CI?NCIA, COLOCANDO O HOMEM EM UMA POSI??O DISTANTE DOS DEMAIS SERES VIVOS, ONDE ESSE N?O PERCEBE OS IMPACTOS DO MUNDO NATURAL. DIANTE DE TAL CONJUNTURA, ? PERCEPT?VEL QUE H? UM ATRASO NA ALFABETIZA??O CIENT?FICA DESSES ESTUDANTES, SUP?EM-SE QUE O ENSINO BASEADO APENAS EM LIVROS DID?TICOS E QUE N?O TRABALHEM O CONTEXTO DESSES ALUNOS CONTRIBUAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA OS RESULTADOS ENCONTRADOS. TAMB?M FOI NOT?RIO A PRESEN?A DE UMA VIS?O ANTROPOC?NTRICA QUE POSICIONA O HOMEM DISTANTE DO MEIO EM QUE SE EST? INSERIDO. NESSE SENTIDO, CONCLUI-SE QUE A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DESSES ALUNOS ? UM PONTO QUE DEVE SER MELHOR ESTRUTURADO PARA QUE SE COLOQUEM COMO PARTE INTEGRANTE DO NATURAL, E A PARTIR DISSO, SER CAPAZ DE PENSAR E RESOLVER ATIVAMENTE PROBLEMAS SOCIAIS UTILIZANDO A CI?NCIA PARA ISSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "HERPETOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID1901_26102021132816.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "fernandes_07@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84581
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 1901
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO HERPETOLÓGICA CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PARTIR DE UMA ATIVIDADE BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE ASPECTOS MORFOL?GICOS E COMPORTAMENTAIS DE ANF?BIOS E R?PTEIS ALIADO AO SABER POPULAR, FAZ COM QUE AS PESSOAS N?O RECONHE?AM A FRAGILIDADE DESSES ANIMAIS E O QUANTO ESSES S?O V?TIMAS DA DEGRADA??O ECOSSIST?MICA. SABE-SE QUE ? NA EDUCA??O QUE TEMOS UM POLO PROP?CIO PARA A FORMA??O DE CONCEITOS ADEQUADOS SOBRE UMA DETERMINADA TEM?TICA, CONTUDO OBSERVA-SE QUE O AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM N?O ? UNICAMENTE ISOLADO NA CONSTRU??O DOS SUJEITOS. POR ISSO, DEVE-SE BUSCAR NAS ESCOLAS UM AMBIENTE IDEAL PARA A FORMA??O DE CONCEITOS DE ZOOLOGIA E EDUCA??O AMBIENTAL EM PROL DA BIODIVERSIDADE. O DESENVOLVIMENTO DESSES CONCEITOS DEVE SER PROPOSTO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILITANDO A CONSCIENTIZA??O QUANTO A RELEV?NCIA SOCIOECOL?GICA DA HERPETOFAUNA E DOS DEMAIS SERES VIVOS AO LONGO DE TODA EDUCA??O B?SICA. LOGO, PARTINDO DA TEM?TICA ?A RELA??O HOMEM-ANIMAL COM ENFOQUE EM ANF?BIOS E R?PTEIS?, NA PERSPECTIVA DE UMA ?EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA? DENTRO DO ENSINO DE CI?NCIAS, ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMA DE PESQUISA A SEGUINTE QUEST?O: ?QUAL A PERCEP??O DOS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS, NO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA (MG), UTILIZANDO UMA ESTRAT?GIA METODOL?GICA BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MPS)??. NESSE SENTIDO, A PARTIR DE CONCEITOS J? EXISTENTES NO IMAGIN?RIO POPULAR, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: ?VERIFICAR QUAL A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA QUE OS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO, DA CIDADE DE DIAMANTINA (MG), T?M SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS?. DESTE MODO, PARA ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL, T?M-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS: 1. ANALISAR AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA; E 2. CARACTERIZAR A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA. ESSA PESQUISA EST? FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO DE TR?S ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA, SITUADO NO VALE DO JEQUITINHONHA, INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EM SUMA, O PRESENTE ARTIGO ? DE GRANDE IMPORT?NCIA PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E EDUCA??O CR?TICA NA FORMA??O DO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA. A COMPREENS?O DAS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE ESTA TEM?TICA ? IMPORTANTE PARA QUE O ENSINO POSSA SER PENSADO E PLANEJADO FORMANDO CIDAD?OS PARTICIPATIVOS E CONSCIENTES DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. DESENVOLVER UMA EDUCA??O CIENT?FICA NA EDUCA??O B?SICA FAZ COM QUE OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER, ANALISAR E OPINAR SOBRE ASPECTOS NATURAIS, AMBIENTAIS, SOCIAIS E TECNOL?GICOS, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENT?FICO, NESTE CONTEXTO, UTILIZANDO A EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA COMO OBJETO MEDIATIZADOR. COMO METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA, FOI PRODUZIDO UMA OFICINA DE ANF?BIOS E R?PTEIS, ESTRUTURADA A PARTIR DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA (SD), BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), QUE BUSCOU ESTIMULAR O DI?LOGO, ENVOLVIMENTO E COOPERA??O DOS ESTUDANTES. O ENCONTRO FOI REALIZADO DE FORMA REMOTA PELO GOOGLE MEET NO M?S DE AGOSTO DE 2021. EM VISTA DE ALCAN?AR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, FORAM APLICADOS DOIS QUESTION?RIOS DURANTE A SD, SENDO UM PR?VIO AO EVENTO DA OFICINA E OUTRO POSTERIORMENTE. A AN?LISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), NO QUAL OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS PR?-ESTABELECIDAS: A) PERCEP??O DOS ESTUDANTES SOBRE HERPETOLOGIA (CARACTERIZA??O DOS ESTUDANTES SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS); B) COMPREENS?O AMBIENTAL DOS ESTUDANTES (PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOFAUNA). ESSE TRABALHO CONTOU COM A PARTICIPA??O DE 17 ALUNOS DURANTE A APLICA??O DO PRIMEIRO QUESTION?RIO, CONTUDO, PARA A SEGUNDA COLETA DOS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTION?RIO FINAL QUE SERIA APLICADO AO T?RMINO DA OFICINA QUE TINHA COMO PROPOSTA INVESTIGAR SE HOUVE MUDAN?A NA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ALUNOS REFERENTE A ESSES ANIMAIS, A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPA??O TOTAL DE ZERO (0) ESTUDANTES. A PARTIR DA AN?LISE DA PRIMEIRA CATEGORIA (A), FOI POSS?VEL RESPONDER AO PRIMEIRO OBJETIVO ESPEC?FICO PROPOSTO. APESAR DE TODOS OS ALUNOS TEREM AFIRMADO QUE J? TIVERAM CONTATO COM CONTE?DO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DURANTE SEUS ANOS ESCOLARES, MUITOS DELES APRESENTARAM DEFASAGEM NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, CONCEITOS B?SICOS COMO A DIFEREN?A ENTRE ANIMAIS PE?ONHENTOS E VENENOSOS AINDA N?O ESTAVAM CLAROS E A PRESEN?A DE CREN?AS POPULARES NO IMAGIN?RIO DESSES ALUNOS SE SOBREPUNHAM AO SABER CIENT?FICO, COMO POR EXEMPLO QUANDO LHE FORAM QUESTIONADOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE SAPOS ?ESPIRRAREM? LEITE QUE CEGA, OU DE SERPENTES QUE TEM A CAPACIDADE DE HIPNOTIZAR, NESSAS QUEST?ES UM N?MERO SIGNIFICATIVO DOS PESQUISADOS AFIRMARAM QUE ESSAS HIP?TESES SERIAM VERDADEIRAS. A SEGUNDA CATEGORIA (B), FOI CONSTRU?DA DE MODO QUE REUNISSE RESPOSTAS QUE CONVERGIAM PARA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES SOBRE OS ANF?BIOS E R?PTEIS. NA AN?LISE REALIZADA, FOI POSS?VEL VERIFICAR QUE MUITOS DOS ALUNOS T?M A CONSCI?NCIA DO PAPEL SOCIOECOL?GICO DESSES ANIMAIS, CONTUDO, QUAL SERIA ESSA FUN??O AINDA ESTAVA POUCO CLARO NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES. MUITOS RESPONDERAM DE FORMA DESTITU?DA, COM UMA VIS?O TOTALMENTE CENTRALIZADA EM ?NICO ASPECTO, NESSE CASO, A CADEIA ALIMENTAR, REDARGUINDO DE FORMA GEN?RICA E TRAZENDO RESPOSTAS INCOMPLETAS SOBRE A TEM?TICA ABORDADA, ONDE SEQUER EXPUSERAM O SER HUMANO COMO PARTE DO MEIO. AO SEREM QUESTIONADOS SE ESSES ANIMAIS APRESENTAVAM ALGUMA SERVENTIA AOS SERES HUMANOS, GRANDE PARTE DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE SIM, CONTUDO, ESSA INFORMA??O N?O EST? N?TIDA PARA OS PESQUISADOS, VISTO QUE, QUANDO FORAM INDAGADOS SOBRE A IMPORT?NCIA QUE ESSES ANIMAIS COMPORTAVAM PARA N?S, AS RESPOSTAS N?O ESTAVAM COERENTES COM A TEM?TICA, ONDE DIVERSOS ALUNOS N?O CONSEGUIRAM DIZER QUAL A UTILIDADE E OS QUE RESPONDERAM APRESENTARAM MUITAS ESPECULA??ES SOBRE O ASSUNTO, DE FORMA VAGA E INCONGRUENTE. NESSE SENTIDO, P?DE-SE OBSERVAR QUE AS CREN?AS SOCIAIS SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DIFICULTAM A DIVULGA??O E O SABER FAZER CI?NCIA, COLOCANDO O HOMEM EM UMA POSI??O DISTANTE DOS DEMAIS SERES VIVOS, ONDE ESSE N?O PERCEBE OS IMPACTOS DO MUNDO NATURAL. DIANTE DE TAL CONJUNTURA, ? PERCEPT?VEL QUE H? UM ATRASO NA ALFABETIZA??O CIENT?FICA DESSES ESTUDANTES, SUP?EM-SE QUE O ENSINO BASEADO APENAS EM LIVROS DID?TICOS E QUE N?O TRABALHEM O CONTEXTO DESSES ALUNOS CONTRIBUAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA OS RESULTADOS ENCONTRADOS. TAMB?M FOI NOT?RIO A PRESEN?A DE UMA VIS?O ANTROPOC?NTRICA QUE POSICIONA O HOMEM DISTANTE DO MEIO EM QUE SE EST? INSERIDO. NESSE SENTIDO, CONCLUI-SE QUE A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DESSES ALUNOS ? UM PONTO QUE DEVE SER MELHOR ESTRUTURADO PARA QUE SE COLOQUEM COMO PARTE INTEGRANTE DO NATURAL, E A PARTIR DISSO, SER CAPAZ DE PENSAR E RESOLVER ATIVAMENTE PROBLEMAS SOCIAIS UTILIZANDO A CI?NCIA PARA ISSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "HERPETOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID1901_26102021132816.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "fernandes_07@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE ASPECTOS MORFOL?GICOS E COMPORTAMENTAIS DE ANF?BIOS E R?PTEIS ALIADO AO SABER POPULAR, FAZ COM QUE AS PESSOAS N?O RECONHE?AM A FRAGILIDADE DESSES ANIMAIS E O QUANTO ESSES S?O V?TIMAS DA DEGRADA??O ECOSSIST?MICA. SABE-SE QUE ? NA EDUCA??O QUE TEMOS UM POLO PROP?CIO PARA A FORMA??O DE CONCEITOS ADEQUADOS SOBRE UMA DETERMINADA TEM?TICA, CONTUDO OBSERVA-SE QUE O AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM N?O ? UNICAMENTE ISOLADO NA CONSTRU??O DOS SUJEITOS. POR ISSO, DEVE-SE BUSCAR NAS ESCOLAS UM AMBIENTE IDEAL PARA A FORMA??O DE CONCEITOS DE ZOOLOGIA E EDUCA??O AMBIENTAL EM PROL DA BIODIVERSIDADE. O DESENVOLVIMENTO DESSES CONCEITOS DEVE SER PROPOSTO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILITANDO A CONSCIENTIZA??O QUANTO A RELEV?NCIA SOCIOECOL?GICA DA HERPETOFAUNA E DOS DEMAIS SERES VIVOS AO LONGO DE TODA EDUCA??O B?SICA. LOGO, PARTINDO DA TEM?TICA ?A RELA??O HOMEM-ANIMAL COM ENFOQUE EM ANF?BIOS E R?PTEIS?, NA PERSPECTIVA DE UMA ?EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA? DENTRO DO ENSINO DE CI?NCIAS, ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMA DE PESQUISA A SEGUINTE QUEST?O: ?QUAL A PERCEP??O DOS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS, NO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA (MG), UTILIZANDO UMA ESTRAT?GIA METODOL?GICA BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MPS)??. NESSE SENTIDO, A PARTIR DE CONCEITOS J? EXISTENTES NO IMAGIN?RIO POPULAR, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: ?VERIFICAR QUAL A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA QUE OS ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO M?DIO, DA CIDADE DE DIAMANTINA (MG), T?M SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS?. DESTE MODO, PARA ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL, T?M-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS: 1. ANALISAR AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA; E 2. CARACTERIZAR A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOLOGIA. ESSA PESQUISA EST? FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO DE TR?S ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNIC?PIO DE DIAMANTINA, SITUADO NO VALE DO JEQUITINHONHA, INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EM SUMA, O PRESENTE ARTIGO ? DE GRANDE IMPORT?NCIA PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E EDUCA??O CR?TICA NA FORMA??O DO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA. A COMPREENS?O DAS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE ESTA TEM?TICA ? IMPORTANTE PARA QUE O ENSINO POSSA SER PENSADO E PLANEJADO FORMANDO CIDAD?OS PARTICIPATIVOS E CONSCIENTES DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. DESENVOLVER UMA EDUCA??O CIENT?FICA NA EDUCA??O B?SICA FAZ COM QUE OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER, ANALISAR E OPINAR SOBRE ASPECTOS NATURAIS, AMBIENTAIS, SOCIAIS E TECNOL?GICOS, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENT?FICO, NESTE CONTEXTO, UTILIZANDO A EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA COMO OBJETO MEDIATIZADOR. COMO METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA, FOI PRODUZIDO UMA OFICINA DE ANF?BIOS E R?PTEIS, ESTRUTURADA A PARTIR DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA (SD), BASEADA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), QUE BUSCOU ESTIMULAR O DI?LOGO, ENVOLVIMENTO E COOPERA??O DOS ESTUDANTES. O ENCONTRO FOI REALIZADO DE FORMA REMOTA PELO GOOGLE MEET NO M?S DE AGOSTO DE 2021. EM VISTA DE ALCAN?AR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, FORAM APLICADOS DOIS QUESTION?RIOS DURANTE A SD, SENDO UM PR?VIO AO EVENTO DA OFICINA E OUTRO POSTERIORMENTE. A AN?LISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), NO QUAL OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS PR?-ESTABELECIDAS: A) PERCEP??O DOS ESTUDANTES SOBRE HERPETOLOGIA (CARACTERIZA??O DOS ESTUDANTES SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS); B) COMPREENS?O AMBIENTAL DOS ESTUDANTES (PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA SOBRE A HERPETOFAUNA). ESSE TRABALHO CONTOU COM A PARTICIPA??O DE 17 ALUNOS DURANTE A APLICA??O DO PRIMEIRO QUESTION?RIO, CONTUDO, PARA A SEGUNDA COLETA DOS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTION?RIO FINAL QUE SERIA APLICADO AO T?RMINO DA OFICINA QUE TINHA COMO PROPOSTA INVESTIGAR SE HOUVE MUDAN?A NA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ALUNOS REFERENTE A ESSES ANIMAIS, A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPA??O TOTAL DE ZERO (0) ESTUDANTES. A PARTIR DA AN?LISE DA PRIMEIRA CATEGORIA (A), FOI POSS?VEL RESPONDER AO PRIMEIRO OBJETIVO ESPEC?FICO PROPOSTO. APESAR DE TODOS OS ALUNOS TEREM AFIRMADO QUE J? TIVERAM CONTATO COM CONTE?DO SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DURANTE SEUS ANOS ESCOLARES, MUITOS DELES APRESENTARAM DEFASAGEM NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, CONCEITOS B?SICOS COMO A DIFEREN?A ENTRE ANIMAIS PE?ONHENTOS E VENENOSOS AINDA N?O ESTAVAM CLAROS E A PRESEN?A DE CREN?AS POPULARES NO IMAGIN?RIO DESSES ALUNOS SE SOBREPUNHAM AO SABER CIENT?FICO, COMO POR EXEMPLO QUANDO LHE FORAM QUESTIONADOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE SAPOS ?ESPIRRAREM? LEITE QUE CEGA, OU DE SERPENTES QUE TEM A CAPACIDADE DE HIPNOTIZAR, NESSAS QUEST?ES UM N?MERO SIGNIFICATIVO DOS PESQUISADOS AFIRMARAM QUE ESSAS HIP?TESES SERIAM VERDADEIRAS. A SEGUNDA CATEGORIA (B), FOI CONSTRU?DA DE MODO QUE REUNISSE RESPOSTAS QUE CONVERGIAM PARA PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DOS ESTUDANTES SOBRE OS ANF?BIOS E R?PTEIS. NA AN?LISE REALIZADA, FOI POSS?VEL VERIFICAR QUE MUITOS DOS ALUNOS T?M A CONSCI?NCIA DO PAPEL SOCIOECOL?GICO DESSES ANIMAIS, CONTUDO, QUAL SERIA ESSA FUN??O AINDA ESTAVA POUCO CLARO NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES. MUITOS RESPONDERAM DE FORMA DESTITU?DA, COM UMA VIS?O TOTALMENTE CENTRALIZADA EM ?NICO ASPECTO, NESSE CASO, A CADEIA ALIMENTAR, REDARGUINDO DE FORMA GEN?RICA E TRAZENDO RESPOSTAS INCOMPLETAS SOBRE A TEM?TICA ABORDADA, ONDE SEQUER EXPUSERAM O SER HUMANO COMO PARTE DO MEIO. AO SEREM QUESTIONADOS SE ESSES ANIMAIS APRESENTAVAM ALGUMA SERVENTIA AOS SERES HUMANOS, GRANDE PARTE DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE SIM, CONTUDO, ESSA INFORMA??O N?O EST? N?TIDA PARA OS PESQUISADOS, VISTO QUE, QUANDO FORAM INDAGADOS SOBRE A IMPORT?NCIA QUE ESSES ANIMAIS COMPORTAVAM PARA N?S, AS RESPOSTAS N?O ESTAVAM COERENTES COM A TEM?TICA, ONDE DIVERSOS ALUNOS N?O CONSEGUIRAM DIZER QUAL A UTILIDADE E OS QUE RESPONDERAM APRESENTARAM MUITAS ESPECULA??ES SOBRE O ASSUNTO, DE FORMA VAGA E INCONGRUENTE. NESSE SENTIDO, P?DE-SE OBSERVAR QUE AS CREN?AS SOCIAIS SOBRE ANF?BIOS E R?PTEIS DIFICULTAM A DIVULGA??O E O SABER FAZER CI?NCIA, COLOCANDO O HOMEM EM UMA POSI??O DISTANTE DOS DEMAIS SERES VIVOS, ONDE ESSE N?O PERCEBE OS IMPACTOS DO MUNDO NATURAL. DIANTE DE TAL CONJUNTURA, ? PERCEPT?VEL QUE H? UM ATRASO NA ALFABETIZA??O CIENT?FICA DESSES ESTUDANTES, SUP?EM-SE QUE O ENSINO BASEADO APENAS EM LIVROS DID?TICOS E QUE N?O TRABALHEM O CONTEXTO DESSES ALUNOS CONTRIBUAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA OS RESULTADOS ENCONTRADOS. TAMB?M FOI NOT?RIO A PRESEN?A DE UMA VIS?O ANTROPOC?NTRICA QUE POSICIONA O HOMEM DISTANTE DO MEIO EM QUE SE EST? INSERIDO. NESSE SENTIDO, CONCLUI-SE QUE A PERCEP??O AMBIENTAL CR?TICA DESSES ALUNOS ? UM PONTO QUE DEVE SER MELHOR ESTRUTURADO PARA QUE SE COLOQUEM COMO PARTE INTEGRANTE DO NATURAL, E A PARTIR DISSO, SER CAPAZ DE PENSAR E RESOLVER ATIVAMENTE PROBLEMAS SOCIAIS UTILIZANDO A CI?NCIA PARA ISSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.