O PRESENTE DOCUMENTO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS EXPERIENCIADAS NO PERCURSO DO PRIMEIRO AO SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENQUANTO ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS CURITIBA (UTFPR-CT). O RELATO TERÁ COMO OBJETO O PERÍODO REFERENTE AOS DOIS PRIMEIROS MÓDULOS DO PROGRAMA, EXPONDO DE FORMA DESCRITIVA E REFLEXIVA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESTE RECORTE TEMPORAL. POR TRATAR-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, CONFORME DITO, PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TEXTO, CONSIDERARAM-SE AS EXPERIÊNCIAS, AS OBSERVAÇÕES E AS REFLEXÕES VIVENCIADAS, PARA APONTAR AS PERCEPÇÕES PESSOAIS E OS RESULTADOS APARENTES ALCANÇADOS NO TRAJETO ATÉ A FINALIZAÇÃO DESTA ETAPA, OS QUAIS ENVOLVERAM ATIVIDADES DE IMERSÃO NA ESCOLA-CAMPO, OBSERVAÇÃO DE AULAS, ELABORAÇÃO E CORREÇÃO DE ATIVIDADES, E REGÊNCIA PROPRIAMENTE DITA, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR PRECEPTOR, ALÉM DE ESTUDOS E EVENTOS DE FORMAÇÃO PARALELA DIRIGIDOS PELA ORIENTADORA DO PROGRAMA NA UNIVERSIDADE JUNTO AOS RESIDENTES. CABE RESSALTAR QUE EM FUNÇÃO DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, TODAS AS ATIVIDADES DESTA FASE DO PROGRAMA FORAM REALIZADAS NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO-SE, PARA TANTO, DE PLATAFORMAS COMO O GOOGLE CLASSROOM E O GOOGLE MEET. ALÉM DOS PONTOS JÁ CITADOS, O PRESENTE ARTIGO TAMBÉM TRARÁ UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POR SE TRATAR DE UM PROGRAMA QUE VISA ENRIQUECER A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS POR MEIO DA IMERSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, E QUE TEM SE REVELADO UMA PONTE FUNDAMENTAL ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS E, POR CONSEQUÊNCIA, UM FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE ESSE MOMENTO FORMATIVO.