Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84691
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1238
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O RELATO DE EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO APRESENTA UMA ARTICULAÇÃO CONCEITUAL E TEÓRICA ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A GAMIFICAÇÃO, RESULTANDO NA GEOGAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FORMATO REMOTO. ESTE RELATO CONSISTE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO REALIZADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM QUE OS FUTUROS DOCENTES DESENVOLVERAM, APLICARAM E AVALIARAM JOGOS DIGITAIS COMO COMPLEMENTO DE ENSINO PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. OS JOGOS UTILIZADOS NAS PRÁTICAS ENVOLVERAM AQUELES QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO PROGRAMA IBGE EDUCA, ALÉM DAQUELES DESENVOLVIDOS PELO GRUPO DE RESIDENTES NA PLATAFORMA WORDWALL. OS JOGOS FAZEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS DE LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, FUSOS HORÁRIOS, FORMAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, REGIONALIZAÇÃO, CLIMA E ORIGEM DO UNIVERSO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS VIA GOOGLEMEET, NO FORMATO DE AULA REMOTA E, POSTERIORMENTE, AFERIDA A APRENDIZAGEM POR MEIO DE QUESTIONÁRIO NO GOOGLEFORMS. NA VISÃO DOS DISCENTES OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, CONFIRMADOS NAS RESSALVAS DE QUE ESTE MODO DE APRENDER “DESPERTA O INTERESSE”, “É DIVERTIDO”, “ESTIMULA GANHAR PONTOS” NO JOGO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS. ISTO INDICA QUE O FORMATO UTILIZADO NAS AULAS É PROMISSOR E ARTICULA A REALIDADE DIGITALIZADA DESTES ESTUDANTES DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL, OU SEJA, ELES/ELAS APRENDEM CONTEÚDOS COMPLEXOS DE MODO DINÂMICO, DILUINDO A FORMALIDADE DO ENSINO NO JOGO, QUE SEJA POR MEIO DA AUTONOMIA, DA DIVERSÃO OU DA VERSATILIDADE DOS JOGOS NA PRÁTICA DO ESTÍMULO E RECOMPENSA, PRÓPRIOS DA ATIVIDADE DE JOGOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1238_26102021185214.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALLYNA DEISE DA SILVA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "KALLYNA"
    "autor_email" => "kallyna.ferreira@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84691
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1238
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O RELATO DE EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO APRESENTA UMA ARTICULAÇÃO CONCEITUAL E TEÓRICA ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A GAMIFICAÇÃO, RESULTANDO NA GEOGAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FORMATO REMOTO. ESTE RELATO CONSISTE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO REALIZADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM QUE OS FUTUROS DOCENTES DESENVOLVERAM, APLICARAM E AVALIARAM JOGOS DIGITAIS COMO COMPLEMENTO DE ENSINO PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. OS JOGOS UTILIZADOS NAS PRÁTICAS ENVOLVERAM AQUELES QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO PROGRAMA IBGE EDUCA, ALÉM DAQUELES DESENVOLVIDOS PELO GRUPO DE RESIDENTES NA PLATAFORMA WORDWALL. OS JOGOS FAZEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS DE LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, FUSOS HORÁRIOS, FORMAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, REGIONALIZAÇÃO, CLIMA E ORIGEM DO UNIVERSO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS VIA GOOGLEMEET, NO FORMATO DE AULA REMOTA E, POSTERIORMENTE, AFERIDA A APRENDIZAGEM POR MEIO DE QUESTIONÁRIO NO GOOGLEFORMS. NA VISÃO DOS DISCENTES OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, CONFIRMADOS NAS RESSALVAS DE QUE ESTE MODO DE APRENDER “DESPERTA O INTERESSE”, “É DIVERTIDO”, “ESTIMULA GANHAR PONTOS” NO JOGO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS. ISTO INDICA QUE O FORMATO UTILIZADO NAS AULAS É PROMISSOR E ARTICULA A REALIDADE DIGITALIZADA DESTES ESTUDANTES DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL, OU SEJA, ELES/ELAS APRENDEM CONTEÚDOS COMPLEXOS DE MODO DINÂMICO, DILUINDO A FORMALIDADE DO ENSINO NO JOGO, QUE SEJA POR MEIO DA AUTONOMIA, DA DIVERSÃO OU DA VERSATILIDADE DOS JOGOS NA PRÁTICA DO ESTÍMULO E RECOMPENSA, PRÓPRIOS DA ATIVIDADE DE JOGOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1238_26102021185214.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALLYNA DEISE DA SILVA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "KALLYNA"
    "autor_email" => "kallyna.ferreira@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O RELATO DE EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO APRESENTA UMA ARTICULAÇÃO CONCEITUAL E TEÓRICA ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A GAMIFICAÇÃO, RESULTANDO NA GEOGAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FORMATO REMOTO. ESTE RELATO CONSISTE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO REALIZADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM QUE OS FUTUROS DOCENTES DESENVOLVERAM, APLICARAM E AVALIARAM JOGOS DIGITAIS COMO COMPLEMENTO DE ENSINO PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. OS JOGOS UTILIZADOS NAS PRÁTICAS ENVOLVERAM AQUELES QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO PROGRAMA IBGE EDUCA, ALÉM DAQUELES DESENVOLVIDOS PELO GRUPO DE RESIDENTES NA PLATAFORMA WORDWALL. OS JOGOS FAZEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS DE LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, FUSOS HORÁRIOS, FORMAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, REGIONALIZAÇÃO, CLIMA E ORIGEM DO UNIVERSO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS VIA GOOGLEMEET, NO FORMATO DE AULA REMOTA E, POSTERIORMENTE, AFERIDA A APRENDIZAGEM POR MEIO DE QUESTIONÁRIO NO GOOGLEFORMS. NA VISÃO DOS DISCENTES OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, CONFIRMADOS NAS RESSALVAS DE QUE ESTE MODO DE APRENDER “DESPERTA O INTERESSE”, “É DIVERTIDO”, “ESTIMULA GANHAR PONTOS” NO JOGO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS. ISTO INDICA QUE O FORMATO UTILIZADO NAS AULAS É PROMISSOR E ARTICULA A REALIDADE DIGITALIZADA DESTES ESTUDANTES DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL, OU SEJA, ELES/ELAS APRENDEM CONTEÚDOS COMPLEXOS DE MODO DINÂMICO, DILUINDO A FORMALIDADE DO ENSINO NO JOGO, QUE SEJA POR MEIO DA AUTONOMIA, DA DIVERSÃO OU DA VERSATILIDADE DOS JOGOS NA PRÁTICA DO ESTÍMULO E RECOMPENSA, PRÓPRIOS DA ATIVIDADE DE JOGOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.