O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM O INTUITO DE APRIMORAR QUALITATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, IMPULSIONANDO A INTEGRAÇÃO DE LICENCIANDOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 OCORRERAM MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES NA EDUCAÇÃO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS LICENCIANDOS BOLSISTA DO PRP, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES VIRTUAIS DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. AS ATIVIDADES SÃO COMPOSTAS POR 5 PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DIRECIONADAS PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE ALTAMIRA-PA. PRIMEIRAMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM SITES, PLATAFORMAS E LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA ESCOLA A PARTIR DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 1) FUNDAMENTOS DA GENÉTICA; 2) PRIMEIRA LEI DE MENDEL; 3) CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA; 4) ALELOS LETAIS, DOMINÂNCIA INCOMPLETA, CODOMINÂNCIA; 5) SISTEMA SANGUÍNEO ABO E SISTEMA SANGUÍNEO RH. A APLICAÇÃO OCORREU ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET APÓS AS AULAS SÍNCRONAS DA PROFESSORA NOS FORMATOS WORD E POWERPOINT 2016. PARA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, A DINÂMICA ERA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. 1) OS LICENCIANDOS SOLICITAVAM A PROFESSORA PARA INDICAR ALUNOS A REALIZAREM A LEITURA DAS QUESTÕES; 2) ERA ESTIPULADO O TEMPO PARA INFORMAR A ALTERNATIVA CORRETA, 3 MINUTOS, ATRAVÉS DO CHAT OU ÁUDIO; 3) MOMENTO PARA EXPLICAÇÃO, COMENTÁRIOS E DÚVIDAS. A BUSCA POR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, POSSIBILITOU OS LICENCIANDOS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE FRENTE AO NOVO MODELO DE ENSINO REMOTO, SOB AS NECESSIDADES DO ALUNADO, FRENTE AS LIMITAÇÕES E INOVAÇÕES QUE SURGEM AO LONGO DO PROCESSO, ENSINAR.