Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PANDEMIA: A VISÃO DO PRECEPTOR MEDIANTE A SITUAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL/ HÍBRIDO

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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO MÊS DE DEZEMBRO NO ANO DE 2019 EM WUHAN NA CHINA, SE ORIGINOU UMA NOVA CEPA MUTADA DA FAMÍLIA DO CORONAVIRIDAE, CONHECIDOS COMO CORONAVÍRUS. A CEPA QUE DEU INICIO À PANDEMIA FOI DESCRITA E NOMEADA COMO SARS-COV2, QUE APÓS SEU SURTO, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE FOI SOLICITADA PARA QUE AS NORMAS E MEDIADAS SANITÁRIAS FOSSEM APLICADAS NA POPULAÇÃO, TANTO LOCAL, COMO À NÍVEL GLOBAL. A CEPA CAUSOU GRANDES COMPLICAÇÕES NOS DIVERSOS CENÁRIOS MUNDIAL, AFETANDO O GLOBO TODO, EM QUE ESSAS NOVAS CONFIGURAÇÕES GERARAM GRANDE DESAFIOS PARA A HUMANIDADE. A PANDEMIA DO SARS-COV-2 GEROU UMA GRANDE MUDANÇA NO CENÁRIO GLOBAL, COMO POR EXEMPLO OS FECHAMENTOS DE COMÉRCIOS, INDUSTRIAS, LOJAS, ESCOLAS E ATÉ MESMO ESPAÇOS ABERTOS, ESPAÇOS QUE POSSAM PROPICIAR QUALQUER TIPO DE AGLOMERAÇÃO POSSÍVEL. AS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL E DISTANCIAMENTO FORAM EXIGIDAS COMO DECRETOS EM VÁRIOS LUGARES PELO MUNDO, COM POUCO CONHECIMENTO DO VÍRUS, MEDIDAS COMO MÁSCARAS CIRÚRGICAS, USO DE ÁLCOOL EM GEL VOLUME 70 E QUARENTENA FORAM INCLUÍDAS NESSA NOVA REALIDADE, PRESENTE NA ROTINA DE TODOS, TUDO COM O OBJETIVO PARA A CONTENÇÃO DO NOVO VÍRUS. NESSE CONTEXTO, AS ESCOLAS FORAM AFETADAS, DE MODO QUE PRECISOU MODIFICAR SUA FORMA DE FUNCIONAMENTO COMO A MIGRAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, TANTO EM REDES DAS ESCOLAS PÚBLICAS, COMO TAMBÉM DAS REDES PRIVADAS. COM A NOVA MUDANÇA E NOVA REALIDADE, VIERAM TAMBÉM OS DESAFIOS E DESCOBERTAS, TAIS COMO NO PLANEJAMENTO E TODA ESTRUTURA DE ENSINO QUE PASSOU POR UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, ENFRENTANDO ESSES MESMOS DESAFIOS, ALÉM DA REALIDADE LOCAL, COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET E PREPARO DOS DOCENTES QUANTO À ESSA REALIDADE. O PRESENTE TRABALHO UTILIZA UMA METODOLOGIA MISTA QUE INTEGRA OS CARACTERES QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS PARA OBJETIVAR OS RESULTADOS E ARTICULAR AS DUAS ABORDAGENS, O QUE PERMITE MAIOR PRECISÃO À CERCA DOS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS UTILIZADOS. COM ESSA METODOLOGIA O TRABALHO BUSCA CARACTERIZAR O DESAFIO MENSURADO PELO PRECEPTOR DA ESCOLA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E HÍBRIDO, SENDO ELE UM DISCENTE EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA ESTADUAL NO PARANÁ. A METODOLOGIA REALIZADA FOI POR MEIO DE FORMULÁRIO ONLINE GOOGLE FORMS, UTILIZANDO A PLATAFORMA ONLINE DO GOOGLE, QUE FOI DISPONIBILIZADA PARA O PRECEPTOR DISCENTE, CONTENDO O FORMULÁRIO QUATRO PERGUNTAS DESCRITIVAS PARA SEREM RESPONDIDAS COM AS SEGUINTES ALTERNATIVAS: SIM OU NÃO; EXCELENTE, REGULAR OU FRACA; SIM, NÃO OU PARCIALMENTE; E EXCELENTE, REGULAR E RUIM. PARA A OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, O TRABALHO UTILIZOU O MICROSOFT OFFICE WORD VERSÃO (365) PARA GERAR OS GRÁFICOS DE PIZZA OBTIDOS DOS QUESTIONÁRIOS, COM USO DE PORCENTAGENS, TOTALIZANDO EM QUATRO GRÁFICOS. AS RESPOSTAS ESTAVAM RELACIONADAS AOS ALUNOS E AOCOM O DOCENTE PRECEPTOR DA DISCIPLINA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM IDENTIFICADOS ALGUNS PONTOS QUANTO A RELAÇÃO INTERLIGADA COM A PERDA DAS BASES DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PREVISTO NA DISCIPLINA, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES, COM PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA TURMA ANALISADA NESSE ESTUDO. A APRENDIZAGEM SE CARACTERIZOU COMO FRACA QUANTO A REALIDADES VIVENCIADA PELOS ALUNOS DA TURMA E UMA ESTABILIDADE BOA QUANTO AO ACESSO À INTERNET PELO PRECEPTOR DOCENTE, ALÉM DISSO, EVIDENCIOU-SE QUE O DESEMPENHO DA TURMA FOI RELACIONADO COM TAREFAS EXTERNA, COMO A JORNADA DE TRABALHO PARA CONSEGUIR COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR EM QUE CADA ALUNO VIVENCIA, SENDO QUE EM SUA MAIORIA, OS ALUNOS POSSUEM REGISTRO DE ATIVIDADES REMUNERADAS. AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELA PANDEMIA, PERMITIU UMA MAIOR INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO QUESITO DA REALIDADE EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, PONTUANDO A IMPORTÂNCIA NO PAPEL DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, COMO INTERMÉDIO, GUIA E CONSTRUTOR JUNTO COM OS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, TANTO COMO PROFISSIONAL, COMO UM INDIVIDUO SOCIAL, QUE PERMITE A ABERTURA DO MUNDO PARA SEUS ALUNOS E QUE PERMITE SUA CONSTRUÇÃO EM CONJUNTO. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE PONTUAR QUE AO FIM DESSE TRABALHO, OS DISCENTES TERÃO NOVOS DESAFIOS PARA SER ENFRENTADOS A CERCA DO PERÍODO PÓS-PANDEMIA, TEMPO ESSE QUE SERÁ UTILIZADO PARA REPARA OS DANOS CAUSADOS POR ESSE PERÍODO DE PANDEMIA. E POR FIM, A PANDEMIA NÃO PERMITIRÁ APENAS UMA MUDANÇA SOCIAL, COMO TAMBÉM UMA INOVAÇÃO NO MODO CONVENCIONAL DE ENSINO, PROPORCIONANDO A ABERTURA DE NOVOS OLHARES PARA AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU MODO DE USO, COMO SUAS TÉCNICAS, MÉTODOS, DIDÁTICAS E MANEJO, OBTENDO NOVAS PERFECTIVAS NO ÂMBITO DO ENSINO, DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NO PAÍS.

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