DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, AS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS FORAM INTERROMPIDAS E DECORRENTE DISSO OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESTA REALIDADE TIVERAM QUE ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, OS DOCENTES E EDUCANDOS ATUANTES NA ESCOLA PÚBLICA. FRENTE AO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL, AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), NÚCLEO I, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO CAMPUS II - SANTANA DO IPANEMA - AL, TAMBÉM TIVERAM SEU INÍCIO DE MODO REMOTO, EM MARÇO DE 2020, E FORAM RETOMADAS PARCIALMENTE DE FORMA PRESENCIAL NA ESCOLA, APENAS, EM SETEMBRO DE 2021, CONFORME MELHORA DO QUADRO SANITÁRIO PANDÊMICO NO MUNICÍPIO. PERANTE AS ATIVIDADES FEITAS NO PRP, DENTRE OS DADOS COLETADOS, E AS PRÁTICAS OBSERVADAS, E A REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA NA ESCOLA CAMPO, VEIO À TONA A NECESSIDADE DE UMA ANÁLISE DO QUE FOI EXPERENCIADO NA PERSPECTIVA DOS RESIDENTES DO PRP, PARA REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES PROVINDAS DESSE CONTEXTO ESPECÍFICO: COMO O/A PROFESSOR/A ORGANIZOU SUAS PRÁTICAS? COMO O ENSINO REMOTO FOI ASSIMILADO PELAS CRIANÇAS? COMO FOI A INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS? COMO ESSES SUJEITOS EXPERIENCIARAM À VOLTA AS AULAS PRESENCIAS? QUAIS DECORRÊNCIAS DESSE PERÍODO FORAM PERCEBIDAS? E QUAIS AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DOCENTE E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA UTILIZARAM PARA LIDAR COM ESSES NOVOS DESAFIOS? NORTEANDO-SE POR ESSES QUESTIONAMENTOS QUE SÃO ADVINDOS DAS VIVÊNCIAS JUNTO À ESCOLA MUNICIPAL CAMPO DE AÇÃO DO PRP, DURANTE O PERÍODO REMOTO E COM O RETORNO PRESENCIAL, OBJETIVA- FAZER UMA REFLEXÃO DE COMO SE DEU OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DE AULAS REMOTAS E O PROCESSO DE RETOMADA PRESENCIAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES. A INVESTIGAÇÃO FEZ-SE COM UTILIZAÇÃO DA ETAPA DE IMERSÃO NA ESCOLA CAMPO DO PRP, ONDE PRIMEIRAMENTE FOI FEITO AS CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA TURMA, EMPREGANDO O USO DE COLETAS DE DADOS, E EM SEGUIDA DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA. A COLETA DE DADOS E OBSERVAÇÃO, DEVIDO AO CENÁRIO JÁ ABORDADO, FORAM FEITAS NO PERÍODO REMOTO E LOGO DEPOIS NA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS, NESSE SENTIDO, OCORRERAM 20H DE OBSERVAÇÕES REMOTAS, REALIZADAS EM 4 MOMENTOS SEMANAIS VIA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA, E MAIS 20H DE OBSERVAÇÕES PRESENCIAIS, TAMBÉM DIVIDIDAS EM 4 MOMENTOS SEMANAIS, DIRETAMENTE NA ESCOLA CAMPO DE AÇÃO. SEGUIDO DISSO FORAM FEITOS DIAGNÓSTICOS INDIVIDUAIS COM OS EDUCANDOS DA TURMA PARA OBTER RESULTADO ACERCA DO NÍVEL DE ESCRITA E LEITURA DE CADA CRIANÇA NO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS. SENDO ASSIM, A NATUREZA INVESTIGATIVA DO REFERIDO ARTIGO, TRATA-SE DE UM DESDOBRAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA-AÇÃO DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. PARA DIÁLOGO, FOI TOMADO COMO REFERÊNCIA ESTUDOS DE BERNARDES (2021), FREIRE (1987), KISHIMOTO (2010), LUCKESI (1994) E SOLÉ (1998). O PRESENTE TEXTO BUSCA REFLETIR SOBRE O PERÍODO DE IMERSÃO NA ESCOLA, SUBSIDIANDO-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE ESTE MOMENTO PANDÊMICO, UM OLHAR E UMA REFLEXÃO VOLTADA PARA A SITUAÇÃO EDUCACIONAL E OS DIVERSOS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA OS DESDOBRAMENTOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM, ESPECIFICAMENTE, POR SE TRATAR DE UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. SALIENTA-SE QUE O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS REMOTAS EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 8 ANOS FOI DIRETAMENTE AFETADO PELAS DIVERSAS FRAGILIDADES DE ACESSO AO CONTEÚDO, UMA VEZ QUE A ESCOLA ADOTOU COMO ÚNICA FERRAMENTA DIGITAL, O APLICATIVO DE WHATSAPP, O QUE IMITOU A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS ERAM DE FAMÍLIAS QUE DISPUNHAM, APENAS, DE UM ÚNICO APARELHO CELULAR, LIMITANDO A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NOS MOMENTOS DAS EXPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES NO GRUPO. OBSERVOU-SE QUE AS CRIANÇAS DA TURMA PARTICIPAVAM DE MODO ESPORÁDICO DAS ATIVIDADES, RESPONDENDO POR VEZES AOS FINAIS DE SEMANA, QUANDO OS FAMILIARES ESTAVAM DISPONÍVEIS PARA AUXILIÁ-LAS. A PROFESSORA DA TURMA A FIM DE GARANTIR PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, UTILIZOU-SE DA ESTRATÉGIA DE CONTATAR OS FAMILIARES DE MODO PARTICULAR EM MENSAGENS VIA WHATSAPP, PARA QUÊ CONTRIBUÍSSEM NA APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES, ENTRETANTO AINDA NÃO ASSIM NÃO HOUVE INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS VIRTUALMENTE. RESSALTA-SE TAMBÉM A ESTRATÉGIAS DAS ATIVIDADES IMPRESSAS ENTREGUES, PREPARADAS PELA ESCOLA E SEMANALMENTE DISPONIBILIZADAS PARA QUE AS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS AS PEGASSEM, MAS QUE NÃO FOI BEM SUCEDIDA, UMA VEZ QUE FORAM POUCOS OS PAIS QUE TINHAM INTERESSE E IAM EM BUSCA DESSE MATERIAL. ESSA FALTA DE DEVOLUTIVA E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES TORNOU A TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NÃO VIÁVEL. QUANTO A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS, ALÉM DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO VÍRUS, SE CONSTATOU QUE A DIFICULDADE DOCENTE EM ACOMPANHAR SE A APRENDIZAGEM DE FATO OCORRIA OU NÃO SE MOSTRA AINDA MAIS EVIDENTE, DE MODO QUE NO RETORNAR AS AULAS PRESENCIAIS O PROFISSIONAL NÃO TINHA CONHECIMENTO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO QUE CADA CRIANÇA SE ENCONTRAVA, SENDO ASSIM NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS INDIVIDUAIS QUE MOSTREM COMO PROSSEGUIR COM O PLANEJAMENTO. NESSE SENTIDO SURGEM TAMBÉM DÚVIDAS EM RELAÇÃO A MANTER O GRUPO DE CRIANÇAS JUNTOS OU SE SERIA MELHOR DIVIDIR OS EDUCANDOS COM BASE EM SUAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. PERANTE ESSAS DIFICULDADES, PERCEBE-SE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PREOCUPADAS COM A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NÃO OBTIDAS DURANTE O PERÍODO REMOTO, COM UM FOCO MAIS CONSERVADOR, FAZENDO USO DE ATIVIDADES MUITAS VEZES MONÓTONAS, POUCO DINÂMICAS E LÚDICAS, FOCADAS EM REPETIÇÃO E MEMORIZAÇÃO, E AINDA MUITO APOIADA AOS CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO. ENTRETANTO, TAMBÉM SE OBSERVA DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NO MODELO PRESENCIAL, COMO A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE NÃO OCORRIAM REMOTAMENTE, A EXEMPLO DAS ATIVIDADES EM DUPLAS, OU GRUPOS, AS BRINCADEIRAS, AS CONVERSAS EM SALAS DE AULA, OS DEBATES SOBRE OS CONTEÚDOS, ESSAS PRÁTICAS QUE PROMOVEM A INTERAÇÃO E O CONTATO ENTRE OS SUJEITOS E QUE POSSIBILITAM O DOCENTE ACOMPANHAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PERTO, TER NOÇÃO DO QUE AS CRIANÇAS TEM DIFICULDADES E O QUE ELAS DE FATO ESTÃO APRENDENDO. CONCLUI-SE, QUE O ENSINO REMOTO COMO EXECUTADO, COM POUCO APOIO E SUBSÍDIOS PARA DOCENTES, EDUCANDOS E FAMILIARES, É INEFETIVO E NÃO SUBSTITUI O MODELO PRESENCIAL JÁ QUE NÃO SUPRIME AS DEMANDAS EDUCACIONAIS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO INVESTIGADO, ASSIM COMO A EVIDENCIA DE QUE A VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS, FRENTE AOS RESULTADOS OBTIDOS, NECESSITA DE UM OLHAR MAIS ATENTO E SENSÍVEL AS NECESSIDADES DE DOCENTES E EDUCANDOS.