ESTE PRESENTE TRABALHO RESULTA DOS ESTUDOS REALIZADOS AO LONGO DO PROGRAMA PIBID (2020-2021), CUJO OBJETIVO É CONTEXTUALIZAR E REFLETIR DE MODO GERAL, ACERCA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA), CONSIDERANDO SEUS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, EVIDENCIANDO SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. SABEMOS QUE, A EDUCAÇÃO AO LONGO DOS ANOS VOLTA-SE PARA FORMAR UM TIPO DE HOMEM DE ACORDO COM O TEMPO E O ESPAÇO EM QUE ELE VIVE, FATOR QUE DETERMINA O TIPO DE EDUCAÇÃO QUE IRÁ RECEBER, A NECESSIDADE DELA E A PRÁTICA QUE TERÁ DE EXERCER EM SOCIEDADE. O PNA FOI INSTITUÍDO NO DIA 11 DE ABRIL DE 2019 CONDUZIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA SECRETARIA DE ALFABETIZAÇÃO (SEALF). TAL DOCUMENTO, DEFENDE A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FÔNICO COM BASE EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, COM A FINALIDADE DE SUPERAR AS DEFASAGENS NO ENSINO E ELEVAR A QUALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO, ALMEJANDO A CONCLUSÃO DA ALFABETIZAÇÃO ATÉ O 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NO ENTANTO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, O TEXTO CONTA COM OPINIÕES FAVORÁVEIS E NÃO FAVORÁVEIS ACERCA DO PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, ENFATIZANDO QUE NÃO É O MÉTODO QUE ALFABETIZA E SIM O ALFABETIZAR COM MÉTODO, PARTINDO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE TODOS OS SUJEITOS DA SOCIEDADE INFLUENCIAM DE UMA MANEIRA OU OUTRA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA COMO SUJEITO SOCIAL E CONSCIENTE DA REALIDADE QUE O CERCA, PORTANTO, NECESSITAMOS NOS APOIAR EM DIFERENTES MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO A FIM DE ATINGIR A TODOS EM SUAS ESPECIFICIDADES.