QUEIROZ, Adyla Gonçalves et al.. . Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85081>. Acesso em: 23/11/2024 15:51
NO CAMPO EDUCACIONAL HOUVE ALGUMAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA COVID-19. COM O ISOLAMENTO SOCIAL, PRINCIPAL MEDIDA PARA EVITAR O CONTÁGIO, FOI NECESSÁRIO SUBSTITUIR O MODELO TRADICIONAL PELO ESTUDO REMOTO, O QUE SE TORNOU UM DESAFIO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO CONSISTE EM DISCUTIR AS FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS, SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL CAIO MARTINS, NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG. A PARTIR DO PROJETO DE INTERVENÇÃO “CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”, ORGANIZOU-SE UM MATERIAL COM TEXTOS ADAPTADOS E ATIVIDADES FEITAS PELOS PRÓPRIOS ACADÊMICOS, COM BASE NA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS. O MATERIAL FOI DISPONIBILIZADO EM PDF E IMPRESSO, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS POSSUI POUCO OU NENHUM ACESSO TECNOLÓGICO. AS ATIVIDADES FORAM FEITAS SEMANALMENTE DE ACORDO COM A DISTRIBUIÇÃO PROPOSTA, SIMULTANEAMENTE, VÍDEOS E JOGOS ERAM DISPONIBILIZADOS NOS GRUPOS DE WHATSAPP, PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO. NO MOMENTO EM QUE AS ATIVIDADES ERAM CONCLUÍDAS, OS ALUNOS ENCAMINHAVAM FOTOS PARA CONTABILIZAR A PARTICIPAÇÃO. AO FIM, 14 ALUNOS DOS 27 ALUNOS DA TURMA DEVOLVERAM AS ATIVIDADES PARA CORREÇÃO, DENTRE ELES, ALGUNS PARCIALMENTE RESOLVIDOS E OUTROS COMPLETOS. ASSIM, MESMO QUE HOUVESSE ALGUNS ALUNOS COM POUCAS CONDIÇÕES PARA UTILIZAR A INTERNET E INTERAGIR NO GRUPO DA TURMA OU ACESSAR O MATERIAL, AS ATIVIDADES FORAM BEM ACEITAS E SE ADEQUARAM, AO SEU MODO, A REALIDADE DAQUELE MOMENTO.